CIDADE

Farmácia da Gente entrega 477,9 mil medicamentos

Programa atende a oito comunidades rurais com o fornecimento de remédios que compõem a Farmácia Básica, dispensados conforme receita

Letícia Morais
Publicado em 14/02/2017 às 20:55Atualizado em 16/12/2022 às 15:10
Compartilhar

Completando dois anos em funcionamento, o projeto “Farmácia da Gente”, da Secretaria Municipal de Saúde, contabiliza um total de 477.949 itens de medicamentos entregues na zona rural de Uberaba. De acordo com o farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Rodrigues Silva, somente em 2015 foram 89.213 itens dispensados.

Conforme dados encaminhados à reportagem, até o fim de 2016 foram contabilizados 477.949 itens, representando um aumento de 86% de medicamentos dispensados de 2015 para 2016. “O avanço é por conta da ampliação do programa, que atende às comunidades rurais de Ponte Alta – que é a sede da equipe de Estratégia e Saúde da Família –, São Basílio, Peirópolis, Baixa, Borgico, Calcário, Capelinha e Santa Rosa. Então, ampliando o número de pessoas atendidas, consequentemente, eleva-se o número de itens dispensados”, explica a diretora de Atenção à Saúde, Elaine Teles Vilela Teodoro.

Entre os medicamentos mais procurados pela comunidade estão aqueles para úlcera gástrica, ansiolíticos e calmantes. “Também têm uma saída considerável os antimicrobianos e anti-inflamatórios. Vale lembrar que todos os medicamentos são liberados apenas com receita médica”, esclarece Rodrigo Rodrigues, dizendo, ainda, que todas as receitas são aviadas para controle do município. “Acontece da mesma forma como ocorreria em uma Farmácia Básica. Depois, as receitas são trazidas para o departamento, onde são lançadas para o gerenciamento de dispensação”, destaca.

O projeto leva os medicamentos da Farmácia Básica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em oito comunidades rurais e alguns assentamentos da região. A equipe, que é composta de farmacêutico, técnico de farmácia e motorista, segue uma escala de trabalho e vai à comunidade no mesmo dia em que são feitas as consultas médicas. Dessa forma, os moradores têm acesso a um atendimento completo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por