CIDADE

CDL espera que liberação de contas inativas do FGTS aqueça o comércio

Para Fulvio Ferreira, é preciso ter recurso circulando e quanto mais melhor, pois traz riqueza para todos os segmentos

Geórgia Santos
Publicado em 13/02/2017 às 09:02Atualizado em 16/12/2022 às 15:11
Compartilhar

Foto/Arquivo

Para Fulvio Ferreira, é preciso ter recurso circulando e quanto mais melhor, pois traz riqueza para todos os segmentos

Liberação de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve aquecer o comércio. Assim como o trabalhador, o comerciante espera com expectativa a circulação desse recurso, pois pode movimentar o setor com o pagamento de dívidas e compras.

O calendário de saques deve ser anunciado pelo Governo amanhã. O cronograma de liberação do dinheiro ainda não foi divulgado oficialmente, mas os saques deverão ocorrer de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Depois da divulgação, a Caixa deverá começar a receber demandas sobre a retirada do dinheiro.

Existem hoje 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com um saldo total de R$41 bilhões. A expectativa é de que 70% dos 10 milhões de trabalhadores com direito ao saque procurem a Caixa. Com isso, o Governo pretende injetar dinheiro na economia, aumentando o consumo. “Essa é uma notícia extremamente positiva, uma vez que esses recursos, que não são poucos, virão, quase que na totalidade, para o comércio, para o pagamento de dívidas, de contas atrasadas ou de novas compras. Será um alento para o comércio, que estava com dificuldades”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fulvio Ferreira.

O presidente acredita que o consumidor deve gastar esse recurso de acordo com a necessidade, ou seja, no pagamento de contas atrasadas ou na compra de novos produtos. “O governo percebeu que o mercado precisa de uma injeção de ânimo, de dinheiro. É necessário ter recurso circulando e quanto mais, melhor, pois traz riqueza para todos os segmentos”, afirma.

Portanto, já que vem dinheiro para o consumidor, Fulvio sugere aos comerciantes que se preparem para atrair, com promoções e divulgação; que sejam pró-ativos para buscar parte desse recurso para a sua empresa.

Seguindo orientações do economista Sérgio Martins, repassadas recentemente em entrevista ao Jornal da Manhã, vale lembrar que, se não houver dívidas e o trabalhador não tiver com o que gastar, a melhor alternativa será guardar o dinheiro, depositando em poupança, fundo de investimento ou renda fixa, para que ele possa utilizar essa reserva quando precisar de algo futuramente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por