CIDADE

Conferência terá autoridades internacionais nesta 2ª

Ministros estrangeiros desembarcam para participar de Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Letícia Morais
Publicado em 12/02/2017 às 19:20Atualizado em 16/12/2022 às 15:12
Compartilhar

Ministros estrangeiros desembarcam nesta segunda-feira (13) em Uberaba para participar de Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O objetivo do encontro, que deve receber cerca de 60 autoridades internacionais, é viabilizar transferência de tecnologia e canais de financiamento para o desenvolvimento da agricultura, principalmente a agricultura familiar, em países africanos.

Na avaliação do secretário da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique e um dos organizadores da Conferência Internacional pela Erradicação da Pobreza, Luiz Humberto Alves Borges, o evento é importante para conhecer a realidade de cada país. “Esse é um desdobramento de um seminário que nós fizemos em 2008 sobre Moçambique, que trouxe resultado de exportação de equipamentos agrícolas para aquele país, por meio de um programa do governo. Agora, organizamos essa conferência internacional em Uberaba, já com todos os nove países de Língua Portuguesa”, afirma, dizendo que a comunidade é presidida pelo presidente da República, Michel Temer. No entanto, quem o representará na cerimônia é o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). Ele explica ainda que cada ministro contará a realidade da agricultura e pecuária da própria nação.

A expectativa é que cerca de 300 pessoas participem dos três dias de evento, previsto para terminar na quarta-feira (15), na ABCZ. “O evento será encerrado com uma carta de Uberaba, onde eles terão a visão do desenvolvimento da pecuária no Brasil, e também será registrado todo o desenvolvimento do trabalho nesses três dias de congresso”, reforça.

Segundo Luiz, depois, haverá um encontro em cada um dos nove países, com assessoria da Fundação Getulio Vargas. “Terá uma reunião do ministro brasileiro com os dos países africanos e de Portugal, para discutirem a possibilidade de contratação da assessoria da Fundação para que os países tenham planejamento do desenvolvimento agrícola”, explica. A perspectiva é gerar, em um segundo momento, intercâmbio de tecnologia brasileira, de equipamentos e também de insumos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por