CIDADE

Triângulo é a região que mais registra colisões com postes em Minas Gerais

Cemig divulga levantamento de colisões de veículos com postes do sistema elétrico em sua área de concessão

Geórgia Santos
Publicado em 12/02/2017 às 19:14Atualizado em 16/12/2022 às 15:12
Compartilhar

Cemig divulga levantamento de colisões de veículos com postes do sistema elétrico em sua área de concessão. A empresa registrou no ano passado mais de 4.800 colisões no Estado e a região que contabilizou o maior número de acidentes dessa natureza foi o Triângulo Mineiro, com mais de 1.100.

De acordo com os dados divulgados, no ano de 2016, em Minas Gerais, foram 4.856 colisões de veículos com postes do sistema elétrico, número 3% inferior ao registrado em 2015. Esses acidentes de trânsito provocaram interrupção no fornecimento de energia para cerca de 1,6 milhão de clientes.

A região que contabilizou o maior número de acidentes dessa natureza foi o Triângulo Mineiro, com 1.189 abalroamentos, cerca de 25% do total. O maior número de clientes impactados – cerca de 445 mil, ou 29% do total – está no Centro do Estado, apesar de a região ter registrado menos acidentes em comparação com o Triângulo. Já o Oeste de Minas foi o menos prejudicado, de acordo com o levantamento da companhia.

“O Triângulo Mineiro foi responsável por 25% do total de acidentes registrados em Minas Gerais, e esse é um número bastante elevado. Por isto, fica o alerta aos motoristas da nossa região para dirigir com mais cautela”, destaca o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues. Segundo Ivan, estes acidentes de trânsito que envolvem postes causam interrupção no fornecimento de energia e geram um transtorno muito grande, por isto é importante que as pessoas se atentem. “Sempre que acontece um acidente como este a Cemig atua para substituir o poste danificado o mais rápido possível. Mas também pode ser um procedimento demorado, depende das condições em que se encontra; em alguns casos é possível fazer o reparo no mesmo dia e, em outros, os técnicos adotam uma medida paliativa, restabelecem o fornecimento de energia e depois retornam para fazer os reparos definitivos, e isto pode gerar um grande transtorno”, explica.

Contudo, vale lembrar que o custo do poste é de responsabilidade do motorista que causou o acidente. Somando-se os custos do poste, cabos e outros materiais, cada serviço custa, em média, R$3.300. Isso significa que são gastos cerca de R$3,5 milhões por ano com as manutenções. Também é importante ressaltar que, além da fiação da Cemig, também podem ter sido danificadas fiações de empresas de telefonia ou TV a cabo, e o motorista também pode ser cobrado por isso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por