JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 10 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Produtores apresentarão demandas da cadeia produtiva do leite a ministro

Produtores rurais de Uberaba se reúnem com ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi

- Por Geórgia Santos Última atualização: 09/02/2017 - 21:13:34.

Produtores rurais de Uberaba se reúnem com ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira (13), quando o ministro virá a Uberaba para participar de um seminário. Aproveitando a oportunidade, os produtores vão repassar demandas relacionadas à cadeia produtiva do leite.

A audiência será às 15h na sede do Sindicato Rural de Uberaba. “Vamos apresentar proposições que achamos fundamentais para que a produção leiteira cresça no país e que haja a sucessão familiar, esse é um problema que estamos enfrentando, principalmente nas regiões em que as propriedades são menores”, explica o presidente do sindicato, Romeu Borges.

Romeu destaca que essa situação envolvendo a sucessão familiar na produção leiteira, em que muitos desistem de continuar com esse tipo de atividade, é um problema que pode ser determinante para o futuro da produção brasileira. “Faltam políticas de inclusão e de assistência técnica, e é isso que queremos propor ao ministro, para que evoluam no planejamento, a cadeia do leite seja fortalecida e que haja a sucessão familiar”, destaca Romeu.

O principal entrave hoje na produção leiteira é o preço, que é instável, e, por se tratar de um produto perecível, os produtores vivem uma disputa desleal com a indústria. Outra questão apontada pelo presidente do sindicato é a legislação trabalhista, que não faz distinção da atividade leiteira, e este é um serviço regular, necessário em todos os dias do ano. Portanto, os produtores acreditam que precisam de mudanças para que haja avanços.

“Além da questão leiteira, outros assuntos serão tratados na reunião, como, por exemplo, questões relacionadas à importação. O presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas vai entregar um documento quanto à preocupação da importação de café. Vamos discutir também questões relacionadas à importação do leite em pó, entre outros assuntos”, destaca Romeu.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia