CIDADE

CPLP e CCIBM realizam evento do combate à fome em Uberaba

Abertura da Conferência Internacional será no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Salão Fiemg - Centro de Cultura José Maria Barra - Sesi

Publicado em 29/01/2017 às 18:57Atualizado em 16/12/2022 às 15:27
Compartilhar

Foto/Ana Paula Neves/ PMU

Com foco no desenvolvimento econômico e agrário, com o objetivo de erradicar a pobreza por meio da agricultura, bem como suprir os países africanos de alimentos de qualidade, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique (CCIBM) promoverão, de 13 a 15 de fevereiro, a I Conferência Internacional CPLP – “Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura”. Fazem parte da CPLP os seguintes países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor Leste.

Com a presença dos ministros de Estado de Agricultura dos países envolvidos, a programação conta com painéis técnicos voltados para o desenvolvimento agrário, tecnológico, econômico e sustentável no âmbito do agronegócio. Conforme destacam os organizadores, o evento se constitui em uma oportunidade de negócios, visto que o valor projetado de investimentos para a CPLP é de US$2,8 bilhões em setores considerados prioritários, como a Agricultura familiar (máquinas e equipamentos); Agroindústria (processamento de alimentos); Infraestrutura (Armazenagem e vias de escoamento); Difusão de Tecnologia e Capacitação Técnica; e Indústria de Produção de Fertilizantes.

Além da CPLP e CCIBM, a conferência conta com o apoio do governo federal, da Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do governo de Minas Gerais, Prefeitura de Uberaba, da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras entidades públicas e privadas. Representantes de instituições financeiras mundiais como o FMI, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Africano, entre outros, também estarão presentes, no sentido de cooperar, levantando fundos para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos que estimulem a produção nos países de língua portuguesa da África e no Timor Leste (Ásia).

A abertura da I Conferência Internacional CPLP – Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza através da Agricultura, será no dia 13 de fevereiro, às 9h, no Salão Fiemg - Centro de Cultura José Maria Barra - Sesi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por