CIDADE

Usuário faz peregrinação em UBSs em busca de tratamento odotonlógico

De acordo com o pintor Eurípedes Wellington Barbosa, há um mês ele procurou atendimento em decorrência de infecção dentária

Letícia Morais
Publicado em 28/01/2017 às 21:30Atualizado em 16/12/2022 às 15:28
Compartilhar

Falta de dentista em Unidade Básica de Saúde do Jardim Maracanã é motivo de reclamação de usuário. De acordo com o pintor Eurípedes Wellington Barbosa, há um mês ele procurou atendimento em decorrência de infecção dentária, mas não foi recebido por conta da exoneração da profissional.

O problema, segundo ele, é que até hoje a unidade não possui um novo odontólogo e o paciente continua sentindo dores. “Estive na do Jardim São Cristóvão, mas lá fui informado que só atendiam obturação e encaminhamento. Na do Leblon tinha profissional, mas a máquina estava estragada e fui orientado a fazer um bochecho com água e sal. Queria ser medicado por causa da minha infecção dentária”, explica. Então, ele foi até a UBS do bairro Abadia, mas não conseguiu, por morar em outra região da cidade. Por fim, ele foi até à UPA do Mirante, onde foi informado que há dentista apenas após as 16h, sendo que são distribuídas somente 10 fichas por dia.

A Prefeitura Municipal afirma que as convocações de dentistas concursados estão ocorrendo e, em breve, a unidade do Jardim Maracanã contará com outro profissional. Sobre a falta de atendimento, a PMU diz que irá apurar o ocorrido, já que o atendimento deveria ter sido feito, pois há odontólogos nas duas unidades citadas (Leblon e Carangola).

A PMU reforça que a URS São Cristóvão não atende emergências, apenas especialidades encaminhadas pelos dentistas das UBS. Esclarece também que o plantão do Mirante é das 18h às 22h e, aos sábados, das 10h às 22h, por conta do fim do atendimento nas unidades básicas, que funcionam até às 18h. A administração municipal garante que todas as unidades básicas possuem atendimento odontológico e que cada profissional da rede atende quatro pacientes diariamente em apenas um período do dia. O segundo período é destinado às visitas domiciliares, aos grupos de saúde com a comunidade e as orientações de escovação na escola, serviço que voltará a ser realizado em fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por