CIDADE

Corpo de Bombeiros alerta para os riscos com fogos de artifício

Para muitos é um objeto essencial para comemorar mais um ano. Entretanto, é preciso cuidado, acidentes acontecem com frequência

Geórgia Santos
Publicado em 31/12/2016 às 07:36Atualizado em 16/12/2022 às 02:37
Compartilhar

Fogos de artifício encantam as festas de fim de ano e com isso aumenta a procura nas lojas especializadas. Para muitos é um objeto essencial para comemorar mais um ano. Entretanto, é preciso cuidado, acidentes acontecem com frequência, por isso o Corpo de Bombeiros faz o alerta.

De acordo com o tenente da corporação Deybe Júnior Soares Santos, a primeira medida necessária é realizar a compra de fogos em locais credenciados pelo Exército, nunca em locais clandestinos. Quanto ao manuseio, a melhor indicação é que os fogos sejam utilizados por pessoas capacitadas para isso, pois trata-se de um produto perigoso. “Antes de usá-lo, leia com atenção as instruções da embalagem. Devem ser uados em locais abertos, sobretudo longe da rede elétrica; se atingir algum poste ou fiação, pode causar um dano maior. Outra medida necessária é não permitir que crianças manuseiem este tipo de material”, diz.

Vale lembrar ainda que a pessoa nunca deve apontar o fogo de artificio para um alvo específico, como veículo ou rede elétrica; tomar cuidado na hora de acender, principalmente no caso de foguetes, pois algumas pessoas confundem o lado correto de apontar para o céu, e não exagerar na bebida alcoólica, pois esta combinação pode trazer resultados desagradáveis.

Portanto é preciso seguir todas as recomendações para se evitar acidentes com explosivos, que podem deixar graves sequelas ou até mesmo ser fatais. Em grandes eventos é preciso ter autorização dos bombeiros. “Ainda existem pessoas imprudentes ao utilizar os fogos, o que leva a acidentes, e, caso o pior aconteça, a primeira medida a ser adotada é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e se houve algum ferimento e que estiver sangrando, contenha com algum pano limpo; se for queimadura, lave o ferimento”, explica o tenente, ressaltando que a melhor dica é prevenção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por