JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Corpo de Bombeiros alerta para os riscos com fogos de artifício

Para muitos é um objeto essencial para comemorar mais um ano. Entretanto, é preciso cuidado, acidentes acontecem com frequência

- Por Geórgia Santos Última atualização: 31/12/2016 - 07:36:58.


Fogos de artifício encantam as festas de fim de ano e com isso aumenta a procura nas lojas especializadas. Para muitos é um objeto essencial para comemorar mais um ano. Entretanto, é preciso cuidado, acidentes acontecem com frequência, por isso o Corpo de Bombeiros faz o alerta.

De acordo com o tenente da corporação Deybe Júnior Soares Santos, a primeira medida necessária é realizar a compra de fogos em locais credenciados pelo Exército, nunca em locais clandestinos. Quanto ao manuseio, a melhor indicação é que os fogos sejam utilizados por pessoas capacitadas para isso, pois trata-se de um produto perigoso. “Antes de usá-lo, leia com atenção as instruções da embalagem. Devem ser uados em locais abertos, sobretudo longe da rede elétrica; se atingir algum poste ou fiação, pode causar um dano maior. Outra medida necessária é não permitir que crianças manuseiem este tipo de material”, diz.

Vale lembrar ainda que a pessoa nunca deve apontar o fogo de artificio para um alvo específico, como veículo ou rede elétrica; tomar cuidado na hora de acender, principalmente no caso de foguetes, pois algumas pessoas confundem o lado correto de apontar para o céu, e não exagerar na bebida alcoólica, pois esta combinação pode trazer resultados desagradáveis.

Portanto é preciso seguir todas as recomendações para se evitar acidentes com explosivos, que podem deixar graves sequelas ou até mesmo ser fatais. Em grandes eventos é preciso ter autorização dos bombeiros. “Ainda existem pessoas imprudentes ao utilizar os fogos, o que leva a acidentes, e, caso o pior aconteça, a primeira medida a ser adotada é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e se houve algum ferimento e que estiver sangrando, contenha com algum pano limpo; se for queimadura, lave o ferimento”, explica o tenente, ressaltando que a melhor dica é prevenção.

Leia mais


DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia