CIDADE

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa acontece em novembro

Produtor rural deve apresentar CPF e identidade nas lojas de revendas de produtos veterinários

David Tschaikowsky
Publicado em 03/11/2016 às 08:53Atualizado em 16/12/2022 às 16:45
Compartilhar

Segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa começou na última terça-feira (1º). O prazo final para vacinação dos bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses é no fim do mês, mas a declaração pode ser feita até dia 10 de dezembro. A primeira etapa ocorreu em maio deste ano, quando foram vacinados na regional 1,8 milhão de cabeças, atingindo índice de 99,67%.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) prevê que nesta etapa serão vacinados cerca de 9,6 milhões de animais no estado. Para adquirir a vacina é necessário que o produtor rural apresente CPF e identidade nas lojas de revendas de produtos veterinários. O produtor que não vacinar seu gado estará sujeito a ser penalizado com multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 75,27 por cabeça.

Minas Gerais possui o segundo maior rebanho bovino do país com cerca de 23,5 milhões de animais, de acordo com os registros do IMA. É o maior produtor de leite do país com 9,1 bilhões de litros/ano. São vinte anos completados em 2016 sem registros de ocorrência de focos de febre aftosa. Segundo o IMA, a legislação determina que os produtores rurais comprovem a vacinação dos seus animais no site do instituto.

Para o coordenador regional do IMA, Rony Adolfo Hein, a perspectiva é conseguir uma média acima de 99,5% de vacinação como tem acontecido todos os anos. “Conclamamos novamente o produtor para que vacine todo seu rebanho na faixa etária, independentemente do sexo, de zero a 24 meses. Os índices de vacinações altos, o trabalho de defesa sanitária e a conscientização do produtor que vêm vacinando seus animais colaboraram e muito para o status de área livre com vacinação”, enfatiza Rony.

Ainda segundo o coordenador regional, é importante manter o gado vacinado, pois o comércio todo de produtos a nível internacional é feito justamente porque os produtos oriundos da agropecuária são balizados também pela defesa sanitária. “Se ocorrer algum caso de febre aftosa causará um prejuízo muito grande”, alerta Rony.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por