CIDADE

Estudantes da UFTM mantêm a ocupação do Centro Educacional

Além de protestar contra a PEC 241, os universitários cobram mais atenção do governo, com investimentos para a Educação

Letícia Morais
Publicado em 27/10/2016 às 07:39Atualizado em 16/12/2022 às 16:51
Compartilhar

Neto Talmeli

Na manhã de ontem os estudantes afixaram cartazes e faixas no saguão do Centro Educacional da UFTM

 

Alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) continuam ocupando dependências do Centro Educacional da UFTM, conforme foi aprovado em assembleia na noite de terça-feira (25). Os universitários protestam contra a PEC 241, que impõe limite de gastos da União pelos próximos vinte anos. A PEC, aprovada em segundo turno na Câmara na própria terça-feira, segue para o Senado Federal, onde passará por mais dois turnos de votação, com expectativa para ser votada o dia 13 de dezembro.

Os universitários ocuparam o saguão do prédio principal da UFTM e seguem articulando apoio de outras categorias de estudantes, como os do IFTM e de algumas escolas estaduais. Representantes do movimento confirmaram à reportagem que a ocupação continua na universidade numa manifestação dos alunos que lutam por melhorias na instituição e também do ensino. “A partir do momento em que a PEC foi aprovada, a nossa greve e ocupação também foi. Nós vamos, sim, continuar do mesmo jeito, ocupando, parando tudo”, afirmou uma das representantes do movimento, que preferiu não se identificar, durante entrevista à Rádio JM.

Nesse sentido, os alunos confirmam que a ocupação tem outras metas, além de protestar contra a PEC 241, já que a pretensão dos estudantes é gerar incômodo ao Estado para maior atenção à educação, mesmo que isso implique a não aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como já foi ameaçado pelo governo para as instituições ocupadas na data da prova. “Onde já se viu cortar o Enem justamente porque os alunos estão lutando para melhorias? Isso é só mais uma prova que a gente tem que continuar a nossa luta”, diz uma das representantes do movimento.

Conforme ela, uma nova assembleia está marcada para amanhã, às 17h30, na Univerdecidade, no campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), para decidir os novos rumos da ocupação.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por