CIDADE

Eleitores que não votaram têm até 1º de dezembro para justificar

Na cidade, votou para escolha do prefeito e dos vereadores um total de 176.383 eleitores. Porém, outros 48.481 não compareceram

Thassiana Macedo
Publicado em 04/10/2016 às 11:44Atualizado em 16/12/2022 às 02:45
Compartilhar

Foto/Reprodução

Em Uberaba, votou para escolha do prefeito e dos vereadores um total de 176.383 eleitores. Porém, outros 48.481 não compareceram, um percentual de 21,56% do total de eleitores do município. Quem não compareceu às urnas no último dia 2 e ainda não justificou a sua ausência terá até o dia 1º de dezembro para apresentar a qualquer cartório a justificativa.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, quase 13 milhões de pessoas foram às urnas no último domingo em todo o Estado e a abstenção ficou em 18,32%. O prazo para apresentar o motivo da ausência às urnas é de 60 dias após o primeiro turno das eleições municipais.

Para justificar o voto, o eleitor deve comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, das 13h às 19h, e levar pessoalmente o requerimento de justificativa e um documento que comprove a razão de não ter comparecido às urnas, ou enviar os documentos pelo correio ao juiz da Zona Eleitoral onde o eleitor está inscrito.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é contado a partir da data de cada turno, já que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. Para efeito de cancelamento, cada turno é considerado como uma eleição.

No domingo de eleições o eleitor poderia entregar o formulário preenchido em qualquer seção eleitoral, portando um documento oficial de identificação com foto. Em caso de dúvidas, o eleitor pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor em Uberaba pelo telefone 3325-7255.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por