JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Estoque de sangue está 20% abaixo do ideal no Hemocentro de Uberaba

Paulo Roberto Juliano Martins, coordenador da entidade, convoca a comunidade para doar e aumentar o volume

- Por Letícia Morais Última atualização: 29/09/2016 - 16:31:26.

Estoque do hemocentro de Uberaba está 20% abaixo do ideal. De acordo com o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, existem hoje em torno de 310 bolsas de sangue prontas para uso. Mesmo assim, é preciso aumentar esse número para que não ocorra nenhuma emergência e acabe com o estoque atual do Hemocentro.

“O estoque não está muito abaixo do necessário e, por isso, não estão vindo muitos doadores. No entanto, nós estamos precisando reabastecer esse estoque”, disse o coordenador. Ressaltando que, em outubro, a coleta noturna, prevista para acontecer no dia 12 (quarta-feira), não poderá ser feita por coincidir com o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. “Por conta disso, estamos mudando a coleta noturna para a terceira quarta-feira do mês, no dia 19”, explica.

Segundo o coordenador do Hemocentro, os tipos sanguíneos que precisam ter volume acima do ideal são o A e O positivo e também o O negativo. “Existem aqueles indivíduos que fazem tratamento oncológico e utilizam rotineiramente o sangue; além das cirurgias e, infelizmente, dos desastres e acidentes com arma branca. Por isso, gostamos de ter, pelo menos, 400 bolsas prontas para o uso”, salienta o coordenador.

Mobilização. Pensando nisso, a Igreja Adventista Central de Uberaba promove mobilização voluntária neste sábado (1º/10) para colaborar com a manutenção do estoque do Hemocentro. Quem quiser participar e doar deve comparecer das 8h até às 12h, na rua Ricardo Misson, no bairro Fabrício. A coleta será feita por profissionais da Hemoninas e a expectativa é de mobilizar mais de 120 doadores.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia