JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Sindicatos discutem reformas e preparam o Grito do Excluídos

Movimentos sindicais de Uberaba se reúnem hoje, às 9h, na sede do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro)

- Por Letícia Morais Última atualização: 06/09/2016 - 21:46:59.

Movimentos sindicais de Uberaba se reúnem hoje, às 9h, na sede do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) para debater sobre a atual conjuntura do país.

De acordo com o diretor do Sinpro, Marcos Gennari Mariano, os trabalhadores estão preocupados com as reformas previdenciária e trabalhista, que já foram anunciadas pelo presidente Michel Temer. “Nós estamos muito preocupados, porque pelo que se anunciou concretamente, haverá uma forte ameaça na retirada de direitos que foram conquistados há anos. Coletivamente vamos tirar algumas ações, por isso convocamos essa Plenária Ampliada para tratarmos de uma tática e estratégia de ação para não permitirmos que os direitos sejam retirados”, explicou Marcos Mariano.

O diretor do Sinpro-MG alega que a reforma trabalhista proposta está apoiada na tese da livre negociação, no fim das organizações sindicais, no aumento da carga horária dos trabalhadores e, consequentemente, da retirada de direitos históricos. “A reforma previdenciária está pautada no aumento do desconto em folha, passando o mínimo de 9% para 14%, idade mínima para aposentaria para 65 anos e total desmonte do sistema previdenciário, visando à privatização da seguridade social”, afirma.

A expectativa com essa reunião, segundo Marcos, é de fortalecer o chamado para uma grande mobilização na quarta-feira (7), feriado da Independência, onde se pretende realizar o “Grito dos Excluídos” e a missa de 7º dia da democracia. “Esperamos todos os sindicatos e movimentos sociais para analisar a conjuntura com foco em nossa realidade, propor uma agenda comum e encaminhar ações coletivas”, conclui.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia