CIDADE

Mais de 99% do rebanho bovino no município é vacinado contra aftosa

Uberaba se destaca na vacinação do rebanho, atingindo 99,34% de bovinos imunizados, índice maior do que no Estado

Geórgia Santos
Publicado em 19/07/2016 às 07:38Atualizado em 16/12/2022 às 18:04
Compartilhar

Mais uma vez Uberaba registra um bom índice de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. De acordo com informações repassadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no município 99,34% de bovinos e bubalinos foram imunizados. O índice foi maior do que no Estado.

Em Minas Gerais foram imunizados 22.740.991 animais, o equivalente a 97,49% do plantel. Este percentual é ligeiramente superior ao registrado na etapa de maio do ano passado, quando o Estado contabilizou a vacinação de 96,8% do rebanho. Segundo o coordenador do IMA Regional Uberaba, Rony Adolf Hein, a vacinação foi realizada em 99,21% dos animais. “Na verdade, ainda estamos fechando, pois existem produtores que tinham e já não têm mais gado”, explica Rony.

Diante desse resultado, o coordenador avalia como positiva a campanha em Uberaba, na Regional e também no Estado. “A campanha deste ano teve uma certa semelhança com a de 2015: o índice de vacinação foi praticamente o mesmo; o diferencial foi que aumentaram as declarações pela internet em relação às anteriores. Quanto à vacinação de fato, acredito que estava mais fácil neste ano, pois o custo da vacina não teve reajuste tão significante. Mas tudo transcorreu como o esperado”, diz.

Segundo Rony, o foco agora é direcionado aos inadimplentes, saber quem não vacinou para que imunize seu rebanho. A fiscalização nas propriedades já começou. “Precisamos identificar aqueles produtores que não declararam, ter a certeza de que ainda possuem aqueles animais e, se tiverem, solicitar que a vacinação seja realizada o quanto antes”, destaca o coordenador.

A próxima etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa acontecerá no mês de novembro, quando serão imunizados animais de zero a 24 meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por