JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Servidores do Fórum recebem treinamento para brigadistas

Um grupo de 36 servidores do Fórum Melo Viana recebeu treinamento para formação da brigada de incêndio e de primeiros socorros

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 16/07/2016 - 07:35:39.


Um grupo de 36 servidores do Fórum Melo Viana recebeu treinamento para formação da brigada de incêndio e de primeiros socorros. Foram dois dias de curso para os funcionários voluntários, com aulas teóricas e práticas dentro das dependências do novo prédio do Fórum. A capacitação visa preparar brigadistas capazes de enfrentar o desafio de proteger o patrimônio público e a vida das pessoas com ações pontuais de prevenção.

O objetivo é preparar servidores e funcionários, voluntários ou não, para atuarem em situações de emergência, tais como: prestação de primeiros socorros, evacuação e isolamento de áreas, bem como prevenção e combate a princípios de incêndio, e técnicas de controle do pânico, a orientar os que circulam pelas instalações e de esvaziamento e isolamento do Fórum.

O treinamento foi ministrado pelo coronel bombeiro militar da reserva Clóves Ferreira Lima, credenciado para aplicar esse tipo de capacitação. Segundo ele, a formação da brigada é requisito básico para a liberação do alvará de prevenção contra incêndio, fornecido pelos bombeiros, e até mesmo as edificações novas precisam de cuidados de segurança. “É importante ter o sistema preventivo fixo, mas que os trabalhadores também tenham condições de fazer o acionamento do sistema. A importância do curso é capacitar os brigadistas a atuarem em qualquer situação de emergência, seja atendimento de primeiros socorros ou combate a um princípio de incêndio”, reforça.

Em razão do pouco tempo disponível para o deslocamento dos serventuários das suas funções habituais, o curso foi reduzido, mas Clóves Ferreira ressalta que todos estão preparados para atender qualquer eventualidade. “Na parte de primeiros socorros foram apresentados: avaliação da vítima e o tipo de ocorrência, como desmaio, engasgo ou convulsão; manobras de desobstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória; de imobilização na prancha rígida; conhecimento dos procedimentos para picada de cobras, escorpiões e aranhas; atendimento de queimaduras, choque elétrico e afogamento; bem como conhecimento e manuseio do extintor de incêndio e do sistema fixo com hidrante”, ressalta.

Leia mais


DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia