JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 30 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Obras de novos reservatórios do Codau estão na fase de conclusão

Com exceção da ampliação do centro de reservação na Saldanha Marinho, que está 45% concluída, as demais construções se encontram mais de 60% prontas

Última atualização: 16/07/2016 - 07:39:51.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Divulgação
Reservatório em obras na Vila Ozanan está com 60% das obras prontas e a casa de máquinas e guarita já estão concluídas

 

As obras de implantação de dois novos centros de reservação (CR) e ampliação de mais um do Codau avançam e seguem para etapas importantes da construção. Os novos centros ficam na Vila Ozanan (CR-12) e outro no Jardim Metrópole/Valim de Melo (CR-13). Já no bairro Abadia há outro reservatório metálico cilíndrico que irá ampliar o CR-5. A meta, assim que entrarem em operação, é tornar a capacidade de reservação do município 50% maior do que a existente hoje.

São as obras do “Mais Água”, projeto traçado para ampliar a estrutura de saneamento de Uberaba. Um dos reservatórios planejados no “Mais Água”, o CR-4, no Amoroso Costa, já está em atividade. No Valim de Melo, onde está o CR-13, o complexo terá duas unidades para armazenar água: um reservatório metálico cilíndrico e um elevado. 85% do metálico foram concluídos e a fase atual é a de testes de estanqueidade. A próxima fase será a de pintura das estruturas. No CR-12, que está sendo erguido na rua Domingos F. Neto, na Vila Ozanan, o tanque está com 60% de obras finalizadas e a construção da casa de bombas e guarita foi concluída.

As obras de ampliação da capacidade de reservação do CR-5, na avenida Saldanha Marinho, também estão em fase adiantada. 45% do novo reservatório metálico cilíndrico estão concluídos. Foi necessário parar a instalação das virolas metálicas até que a Cemig conclua o remanejamento da rede de alta-tensão, em ação programada para o fim deste mês.

Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau, ressalta que o objetivo é entregar essas obras em pouco tempo e colocá-las em operação para atender às novas demandas de crescimento da cidade. “Juntos, os novos reservatórios vão permitir saltar dos atuais 55,6 milhões de litros para quase 82 milhões de litros armazenados, promovendo um significativo avanço no saneamento em Uberaba”, concluiu ele.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia