CIDADE

Automação medirá qualidade da água e o nível dos reservatórios

Sistema vai monitorar os 10 Centros de Reservação da cidade e verificar os níveis de cloro e pH da água, como também o disponível

Letícia Morais
Publicado em 24/06/2016 às 07:39Atualizado em 16/12/2022 às 18:22
Compartilhar

Enerson Cleiton/PMU

Presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, apresenta o novo sistema ao prefeito Paulo Piau, durante a inauguração, ontem

 

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) inaugurou nessa quinta-feira o novo sistema de Automação dos Centros de Reservação. Foram instalados medidores de parâmetros de qualidade para verificar os níveis de cloro e pH da água distribuída para a cidade em todos os dez Centros de Reservação (CR).

De acordo com a autarquia, a automação permite a supervisão do sistema de reservação com indicadores do nível dos reservatórios, da vazão e da pressão da água na rede de distribuição. “Isso tudo era feito na base do “olhômetro” e da varinha, para medir se o castelo estava cheio ou não. Agora, essa medição passa a ser realizada de forma eletrônica e temos um centro de controle”, disse o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto.

As informações de cada operação serão instantâneas e controladas por telemetria e através de ondas de rádio. Além disso, os dados das várias operações nas unidades distintas estarão ligados a um dos dois Centros de Controle e Operações (CCO), instalados dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) e, também, no Centro Operacional de Logística (COL). “No final das contas, será água na torneira da dona de casa e em todas as residências de Uberaba”, garante Luiz Neto.

Conforme o supervisor de obras da empresa responsável pela implantação do novo sistema (NWM Egenharia), Jorge Luis Scheffer, agora será possível restabelecer muito rapidamente o sistema, garantindo à população um índice muito baixo de chance de acontecer algum desabastecimento. “Nós ainda teremos um mapa completo com toda a planta ao longo do tempo, já que agora temos relatórios de tudo o que acontece. Por isso, teremos uma atuação na manutenção tanto preventiva quanto na corretiva muito direta e pontual”, afiança o engenheiro.

O evento contou com a participação do prefeito Paulo Piau, que avaliou o novo sistema como um grande avanço para a cidade. “Tecnologia é o que tem de ser seguido no mundo para que possamos diminuir o peso da tarefa humana e, claro, os custos. Essa tecnologia de automação, além de controlar a quantidade desde o tratamento até os reservatórios, vai aumentar o controle de qualidade”, pontua o prefeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por