CIDADE

Marcha contra o racismo sai da praça Zumbi dos Palmares hoje

A concentração está marcada para as 9h na praça Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas. O grupo seguirá até a praça da Abadia

Geórgia Santos
Publicado em 20/11/2015 às 20:58Atualizado em 16/12/2022 às 21:14
Compartilhar

Dia da Consciência Negra em Uberaba será celebrado com marcha contra o preconceito. A concentração está marcada para as 9h na praça Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas. O grupo seguirá até a praça da Abadia para outras atividades.

Segundo um dos organizadores, o professor Antônio Carlos Marques, a marcha é contra o racismo e várias entidades devem participar, como centros de Umbanda e Candomblé, grupos folclóricos, além da sociedade em geral. “A nossa luta é contra o racismo, mas essa manifestação é para qualquer forma de discriminação. A nossa intenção é mostrar, através das atividades culturais, que o negro não é inferior. Na cultura colocam as atividades do negro como popular e não é assim, muitas ações são eruditas como qualquer outra. Nem tudo que vem do negro deve ser menosprezado. Vamos mostrar toda riqueza, com ritmo, cores e coreografia”, explica.

O percurso da marcha será a avenida Presidente Vargas, depois pela rua Segismundo Mendes, avenida Guilherme Ferreira, em seguida sobe a rua José de Alencar até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia. No local será celebrada missa afro, às 12h, e logo após confraternizações no salão paroquial da igreja. “Vamos realizar apresentação de várias atividades culturais, como o congo, maculelê, samba de roda e poesias”, relata Antônio Carlos.

Ainda no evento haverá o lançamento do livro sobre Maria Carolina de Jesus, que foi moradora de rua e catadora de papel que se transformou em uma grande escritora de Sacramento. E, ainda, uma homenagem às mulheres negras, que são exemplo de superação, como Carolina de Jesus. Logo em seguida as apresentações continuam. A última será às 18h, com participação de um grupo de São Luiz, no Maranhão, sobre o Bumba Meu Boi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por