CIDADE

Caminhada pela igualdade racial reúne mais de 5 mil pessoas

Mais de cinco mil alunos das escolas estaduais de Uberaba participaram na manhã de ontem da 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial

Geórgia Santos
Publicado em 20/11/2015 às 08:32Atualizado em 16/12/2022 às 21:14
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Alunos percorreram trecho da Igreja Santa Rita à praça Rui Barbosa, portando faixas e cartazes e com manifestações da cultura afrodescendente

Mais de cinco mil alunos das escolas estaduais de Uberaba participaram na manhã de ontem da primeira Caminhada da Promoção da Igualdade Racial. O grupo saiu da praça Manoel Terra (igreja Santa Rita) rumo à praça Rui Barbosa, com faixas sobre o preconceito racial, cartazes, fanfarra e vestimentas da cultura afro.

Para a superintendente regional de Ensino, Marilda Ribeiro, a manifestação dos estudantes foi um ato histórico. Alunos de todas as escolas estaduais participaram do evento, que movimentou o centro de Uberaba. A praça Rui Barbosa ficou lotada de jovens. “Com certeza, as nossas expectativas foram superadas. Percebemos que, apesar de todas as dificuldades que hoje temos dentro das escolas estaduais, elas demonstram que são organizadas e fazem um ensino de qualidade, envolvidas em uma ação com intuído de chamar a atenção para a igualdade e contra o preconceito”, explica a superintendente.

Marilda destaca que, para algumas escolas, a caminhada foi uma culminância de atividades desenvolvidas na instituição durante toda a semana. Os alunos foram para as ruas com cartazes e manifestações artísticas, demonstrando o que aprenderam. “Fiquei contente com o resultado e, com certeza, no ano que vem faremos novamente esta caminhada”, afirma.

Aluna da Escola Estadual Paulo José Derenusson, Ketherin Batista participou da caminhada com vestimentas da comunidade afro e ainda distribuía uma boneca de pano. “Acho importantes atividades como estas, contra o preconceito, para conscientização das pessoas de que o negro também faz parte da população. Faço parte deste grupo, da comunidade afro, me sinto uma africana que deve ser respeitada”, afirma a estudante.

Trânsito. Quanto ao trânsito, seria inevitável realizar a caminhada sem gerar algum incômodo ao trânsito, algumas ruas foram interditadas para que os alunos pudessem passar e logo em seguida liberadas. Neste sentido, a superintendente pediu desculpas pela situação e solicitou a compreensão das pessoas, pois foi uma manifestação pela igualdade e contra a intolerância e, com certeza, muitos uberabenses pensam desta forma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por