CIDADE

Hemocentro convoca doadores para reforçar estoque de sangue no feriado amanhã

A proximidade do fim de ano preocupa a fundação, que já está com baixo estoque. Quem quiser doar amanhã poderá fazê-lo entre 7h e 12h

Letícia Morais
Publicado em 19/11/2015 às 15:46Atualizado em 16/12/2022 às 21:14
Compartilhar

Fim de ano e mais um feriado chegando são sempre motivos de preocupação para os funcionários do Hemocentro Regional. Isso porque a população aproveita para viajar e deixa de lado as doações de sangue. Por isso, o Hemocentro faz alerta à comunidade e chama os doadores para ajudarem a aumentar o volume em estoque, principalmente, para os tipos RH negativo, considerados mais raros.

O médico e coordenador do Hemocentro, Paulo Roberto Martins, evidencia a urgência da medida, haja vista que o estoque está no limite, com aproximadamente 200 bolsas de sangue.

“O ideal é ter 250 ou 300 bolsas, porém, estamos no limite. Se pararmos de coletar por um ou dois dias podemos enfrentar dificuldades mais tarde. Infelizmente, em feriados prolongados e no fim de ano estamos mais expostos a acidentes de trânsito, armas brancas e armas de fogo. Por isso, nossa preocupação em manter o estoque alto”, explicou.

Paulo Martins destaca que o Hemocentro estará aberto hoje (19) até às 17h30, recebendo as pessoas que quiserem fazer a sua parte e doar um pouquinho de si ao próximo. Para aqueles não vão viajar, Paulo convida a irem à fundação para realizarem a sua doação neste sábado (21), entre 07h e 12h. “Estamos trabalhando no sentido de recrutar doadores, principalmente, os tipos “A” negativo, “O” negativo e “A” positivo e “O” positivo, que são os de maior demanda”, destaca.

Solidariedade. Na próxima quarta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Pensando nisso, Paulo Martins explica que o Hemocentro Regional estipulou a Semana do Doador na cidade, que acontece entre a próxima segunda (23) até sexta (27). “Os doadores podem comparecer à fundação. Nós teremos várias ações no sentido de orientá-los e agradecer a ajuda. Nós atendemos mais de 27 cidades da região do Triângulo Sul e, por isso, precisamos de muito estoque”, ressalta o médico.

Quem pode doar. É importante lembrar que para doar sangue o voluntário precisa ter entre 16 e 65 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não ter a doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos podem fazer sua doação com autorização dos pais por escrito ou ir acompanhados de um responsável legal. Segundo Paulo, o Hemocentro Regional de Uberaba está funcionando normalmente na rua Getúlio Guaritá, nº 250, no bairro Abadia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por