CIDADE

Bretas tem até quinta-feira para limpar prédio fechado no centro

Departamentos de Controle de Endemias e Zoonoses, Posturas e Vigilância Sanitária vão retomar o trabalho de fiscalização no antigo prédio do Supermercado Bretas

Thassiana Macedo
Publicado em 24/03/2015 às 07:57Atualizado em 17/12/2022 às 00:53
Compartilhar

Fot Divulgação

Nesta quinta-feira (26), os departamentos de Controle de Endemias e Zoonoses, Posturas e Vigilância Sanitária (Visa) vão retomar o trabalho de fiscalização no antigo prédio do Supermercado Bretas, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, esquina com a rua Jaime Bilharinho. Na semana passada, após várias denúncias, especialmente com vídeos divulgados nas redes sociais, os órgãos do município conseguiram entrar no local.

De acordo com o diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, a maior preocupação é com as chuvas que vêm ocorrendo nos últimos dias. “Fizemos todo o tratamento e tiramos o que havia para retirar. Agora há um relatório na mesa do diretor da Vigilância Sanitária, pois vamos nos juntar com o Posturas para notificar o proprietário, a fim de que ele tome as devidas providências. Tudo o que poderíamos recolher de lixo, como vasilhas e garrafas descartáveis, por exemplo, nós retiramos. O que permanece, como o telhado e outras peças que não têm como remover, nós tratamos jogando inseticida com durabilidade de 60 dias. Mesmo assim, vamos fazer visitas, uma por semana, devido ao grande volume de chuvas que está caindo na cidade”, reforça.

O diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Nélson Ranieri, ressalta que por duas vezes os departamentos tentaram entrar no prédio abandonado para realizar fiscalização sanitária, porém o segurança que foi colocado no local não estava permitindo a entrada. Na última quinta-feira, dia 19, as equipes retornaram ao local pela terceira vez e somente depois de informar ao segurança que, se ele não permitisse a entrada dos agentes de Saúde, a Polícia Militar seria acionada e a situação iria envolver também o Ministério Público, é que as equipes tiveram acesso ao prédio.

No interior do imóvel, Nélson Ranieri destaca que as equipes realizaram a limpeza, eliminando os focos do mosquito que haviam sido encontrados, e entregaram a um representante do Supermercado Bretas uma notificação dando prazo de sete dias para o proprietário providenciar toda a limpeza e adequação do prédio para evitar o acúmulo de água no interior da construção. “Estamos aguardando o fim desse prazo, que vence na quinta-feira (26), para retornar ao local. Então será feita uma ação junto ao Departamento de Posturas, porque, caso a determinação não seja cumprida, haverá uma infração para o proprietário e iremos tomar outras medidas cabíveis. O Poder Público não pode trabalhar em função de imóveis particulares. Não podemos despender pessoal, alugar caminhão ou utilizar caminhões da Prefeitura e levar para lá, pois nossos agentes estão no combate preventivo em residências”, completa o diretor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por