ALTERNATIVA

Cohagra quer desapropriar imóveis abandonados para criar conjuntos habitacionais

A proposta ainda vai passar pelo crivo da Procuradoria-Geral, mas encontra respaldo na Lei de Regularização Fundiária

Lídia Prata
Larissa Prata
Publicado em 18/08/2022 às 19:41Atualizado em 18/12/2022 às 16:24
Compartilhar

Ecos do vazio central

A resposta para o vazio da região central de Uberaba pode estar com a Cohagra. Em entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM, o presidente Davidson Chagas explicou que foi feito pedido à Secretaria de Finanças para identificar os imóveis devedores de IPTU há mais de cinco anos, com indícios de abandono. A partir disso, está sendo feito um monitoramento por agentes da Cohagra para identificar a situação desses imóveis e, se configurado o abandono, a administração poderá pleitear a desapropriação para transformá-los em habitação popular. A ideia, segundo Davidson Chagas, é uma proposta para minimizar o déficit habitacional existente em Uberaba, que até 2020 era de três mil inscritos à espera para obter benefício de moradia.

Proposta ousada

Davidson Chagas deixou claro que, em que pese os trabalhos de campo tenham começado, a ideia ainda passará pelo crivo da Procuradoria Geral do Município para avaliação de viabilidade. Mas se mantém otimista com a proposta, que encontra respaldo na Lei de Regularização Fundiária. Caso tenha o sinal verde, segue-se ao passo seguinte, envolvendo as demais pastas da administração municipal. Ou seja, o papo é longo, sobretudo pelo quão demorado (e caro) pode ser o processo de desapropriação de imóveis, que deverá ainda passar por todo um processo de cobrança da dívida do IPTU devido.

Sinal vermelho

“Não imaginem que a gente consegue instalar a onda verde no centro da cidade, porque é impossível”, decreta o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, ao ser questionado sobre a dificuldade de sincronização semafórica encontrada em algumas vias, sobretudo a Leopoldino de Oliveira. Segundo Glorivan, o motorista precisa entender que em algum ponto precisará parar em algum cruzamento, mas que é compreensível a “ansiedade de não querer perder tempo no trânsito”.

Ciclovias

Glorivan Bernardes também reacende a possibilidade de termos outras opções de mobilidade urbana com a instalação de ciclovias e ciclofaixas de modal de transporte permanente e diário e não só para fins de lazer. De acordo com o secretário, algumas vias já estão em estudo de viabilização, a começar pela própria Univerdecidade, local habitual de ciclistas em Uberaba. Mas para fins de mobilidade urbana, Glorivan esclarece que as principais avenidas centrais estão sendo alvo de estudos da secretária de Planejamento, Isabela Nascimento, que tem vasto conhecimento em urbanismo em cidades onde a ciclofaixa funciona, como Curitiba.

Zoom out

Por falar em micromobilidade, os patinetes elétricos de Uberaba estão estocados à espera de liberação da Prefeitura para serem colocados nos pontos autorizados. Questionada pela coluna Alternativa, a Secretaria de Comunicação informou que a previsão da Secretaria de Planejamento é de que decreto regulamentando o uso dos espaços públicos por empresas de veículos alternativos compartilhados seja publicado ainda neste mês. Oremos!

Patinetes elétricos à espera da liberação da Prefeitura para uso dos espaços públicos, como praças, em Uberaba

Pedra no caminho

Mais uma pedra no caminho do ex-prefeito Anderson Adauto. Um advogado protocolou nesta quinta-feira na Justiça Eleitoral uma notícia de inelegibilidade contra AA, sob argumento do indeferimento de liminar no âmbito da revisão criminal pleiteada pelo candidato para reverter a condenação no caso dos agentes de saúde. Assim, o “milagre” fica nas mãos da decisão da própria revisão criminal até o dia 30 de agosto. Curiosamente, o mesmo advogado protocolou notícia de inelegibilidade também contra Renato Cartafina, sob outra argumentação.

Barbas de molho

E a montanha russa eleitoral ainda chacoalha a situação do ex-prefeito Anderson Adauto no que tange à retroação da Lei de Improbidade Administrativa. O STF formou maioria para que a mudança em relação à extinção do crime culposo não atinja casos em que a condenação é definitiva, ou seja, já transitada em julgado.

Cruzada por voos

Com proposta de R$ 2,45 bilhões, grupo espanhol Aena arrematou o bloco de aeroportos onde estava o de Uberaba no leilão da 7ª rodada de concessões do governo federal. Discurso otimista era esperado por parte da diretora Marian Rubio, mas ela apenas agradeceu aos presentes durante seu discurso, se limitando a dizer que estava muito feliz. O que a gente espera é que toda essa felicidade exalando pelos poros seja convertida em aumento de malha aérea… Façam suas apostas!

Encurtando distâncias

Sem surpresas, pesquisa Datafolha trouxe encurtamento da distância entre Lula e Bolsonaro no pleito de outubro. Segundo o levantamento, publicado na noite desta quinta-feira, a vantagem de Lula agora é de 15 pontos no 1º turno; em maio, a distância era de 21 pontos e em julho, de 18. Assim, o petista tem agora 47% da intenção de votos, ante a 32% do presidente. O crescimento de Bolsonaro é um claro reflexo do pacote de aumentos de benefícios do governo e das reduções nos preços dos combustíveis. Sem surpresa nenhuma, Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7% da intenção de votos. Os dados são da pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, Lula tem 40% da intenção de voto, contra 28% de Bolsonaro. Os indecisos são 22%. O Instituto Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por