ALTERNATIVA

Possível jogada de toalha de Anderson movimenta comitês políticos em Uberaba

Lídia Prata
Larissa Prata
Publicado em 16/08/2022 às 19:07Atualizado em 18/12/2022 às 18:24
Compartilhar

Interina: Larissa Prata

Pão e água

Sem se esquivar do problema, a secretária municipal de Educação, Sidneia Zafalon, tentou explicar o inexplicável ao vivo no JM News 1ª edição. A pauta era a comida oferecida nas creches de Uberaba — ou a falta dela. Na semana passada a falta de carne servida às crianças tomou conta das redes sociais e, pasme, algumas instituições não recebem o alimento desde maio. São centenas de crianças que passam o dia em creches à base de arroz, feijão e bolachas. Em que pese a nota da Semed afirmar o envio de queijo e ovos para minimizar a ausência de carne, a forma como a maioria das creches encontrou para driblar o prato vazio foi recorrer a uma velha prática anterior à parceria com a administração municipal, que é passar o chapéu e contar com a solidariedade de terceiros.

Saco vazio

Segundo Sidnéia, a Prefeitura está tomando as devidas providências para resolver a questão, mas o pedido de reequilíbrio das contas curiosamente pegou a administração de surpresa. Afinal, o preço lá nas alturas tirou a carne do prato de muita gente, não foram apenas as creches que sentiram essa ausência. O que não se justifica é deixar 1.500 crianças passando o dia a arroz, feijão e bolacha… Em muitos casos, as refeições servidas nas instituições escolares (sejam elas quais forem) são as únicas feitas pelas crianças, o que aumenta a responsabilidade com o que se serve.

Responsabilidade compartilhada

Vale lembrar que as creches, a exemplo de asilos e outras instituições da sociedade civil, prestam importante apoio à administração municipal, o que justifica – e muito – essa parceria para o custeio. No caso específico das creches, são conveniadas 18 instituições e outras quatro especiais.

Portas abertas

“Estamos trabalhando muito”, disse Sidnéia aos ouvintes da Rádio JM sobre as novas escolas e Cemeis a serem abertos nos próximos meses. Segundo a secretária, são mais de 50 obras em andamento, entre construções, reformas, ampliações e regularização do AVCB. A previsão é entregar todas essas até março do ano que vem, sobretudo para suprir uma grande demanda reprimida de crianças de 0 a 3 anos. Na rota das entregas estão unidades para atender os bairros Recreio dos Bandeirantes, que deve ser o primeiro da lista ainda no próximo mês, Rio de Janeiro, Parque das Américas, Girassóis, Antônia Cândida e Copacabana.

Xadrez político

A campanha oficial pode até ter começado nesta terça-feira, mas as costuras já começaram há muito tempo. Que o diga a padroeira de Uberaba, que viu sua celebração ser tomada por políticos em busca de votos (como sempre acontece em anos eleitorais, diga-se de passagem). Era panfletinho pra cá, abraço e beijinho pra lá, numa grande festa de políticos em meio à devoção. Mas o feriado também ferveu devido ao pedido de impugnação do ex-prefeito Anderson Adauto feito pelo Ministério Público Eleitoral, cujo burburinho do fim de noite se confirmou no raiar do dia. Ainda nos bastidores, muito se falava que a candidatura de AA não se manteria, devido aos processos a que responde. Há até quem diga que o pedido de impugnação de Anderson “abriu a porteira” para vários outros que virão. Cenas dos próximos capítulos.

Toalhão

Fato é que ainda não houve decisão pelo indeferimento da candidatura do ex-prefeito, apenas o pedido de impugnação, que pode ou não ser acatado. Mas a situação de Anderson é delicada, até porque a inelegibilidade a que o procurador eleitoral Eduardo Morato Fonseca se refere o colocaria fora do jogo até 2027. Ou seja, uma possível aposentadoria compulsória que pode tirar o cavalinho do ex-prefeito da chuva à Prefeitura em 2024 e, na melhor das hipóteses, adiá-lo para 2028. Ao Pingo do J, Anderson revelou que não pretende seguir na campanha eleitoral sub judice e, caso não haja liminar favorável da Justiça Eleitoral, ele preferirá retirar sua candidatura. Uma coisa é certa: comitês políticos nesta terça ficaram em polvorosa analisando cenários à espera da definição de AA.

Cadê?

Cada dia que passa fica mais evidente que Carlos Viana não ocupa um lugar de prestígio no caminhão do presidente Jair Bolsonaro. Más línguas questionam até se sequer há um lugar para ele, sobretudo após o pontapé inicial da candidatura em Juiz de Fora, que teve o candidato ao Senado ao lado no trio elétrico, mas bancando o mudinho. Talvez pela falta de brilho dos menos de 4% da intenção de voto nas pesquisas eleitorais…

Sola de sapato

Prefeita Elisa Araújo está fora da disputa eleitoral de outubro, mas está gastando sola de sapato e saliva em prol de seus candidatos. Foto da chefe do Executivo ladeada por Zé Silva e Maria Abadia em em um estabelecimento aqui de Uberaba circulou nas redes sociais, trazendo, inclusive, importante alerta sobre a presença de servidores na campanha. Claro que o funcionalismo é livre para levantar a bandeira que preferir, desde que esteja fora do horário de trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por