ALTERNATIVA

Moacyr não quer conversa com Elisa

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/08/2022 às 21:01Atualizado em 18/12/2022 às 21:13
Compartilhar

“Zero chance. Quem recebe ofensas não procura o ofensor”. Assim reagiu o vice-prefeito à declaração da prefeita Elisa, de que deveria partir dele a iniciativa de procurá-la para conversarem e tentarem se acertar. Os dois estão rompidos há meses, conforme Moacyr Lopes revelou em entrevista ao programa O Pingo do Jota na semana passada. Pois bem. Na quarta-feira a prefeita também participou do programa, confirmou o rompimento, e disse que na última oportunidade partiu dela a tentativa de reconciliação, mal sucedida.

BANDEIRA BRANCA

No programa, a prefeita Elisa ressaltou as qualidades técnicas do seu vice e contou que chegou a oferecer a ele o cargo de secretário de Obras, ou Planejamento, ou mesmo a presidência da Codau. Todas as ofertas foram recusadas. Moacyr apenas indicou o José Waldir para o comando da companhia de águas. Elisa ainda reconheceu que o ideal é que estivessem alinhados, trabalhando ambos por Uberaba. “Tentei, mas não foi possível” - disse a prefeita, reforçando que “as questões pessoais não podem se sobrepor às coletivas. Meu coração é do tamanho do mundo e minha paciência também. Por isso espero que ele me procure”.

Pelo visto será necessário chamar os bombeiros para apagar esse incêndio…

TEMPO QUENTE

Por falar em estremecimento entre titular e vice, o tempo fechou também em Belo Horizonte. As relações entre o governador Romeu Zema e o vice Roberto Brant também azedaram de vez. Nesta quinta-feira, Brant divulgou uma nota à imprensa, na qual ressalta sua surpresa ao saber da exoneração de todos os servidores lotados na Vice-governadoria. Diz a nota: “ Este gesto lamentável transgride frontalmente três princípios basilares da democracia: a impessoalidade na gestão pública, a pluralidade das ideias, a desconsideração de que a Vice-governadoria é uma instituição de Estado e que o vice-governador foi eleito pela população, diplomado pelo Tribunal de Justiça e empossado pela Assembleia Legislativa”.

MOTIVAÇÃO

Ainda na nota, Brant atribui as exonerações de todos os seus assessores à sua decisão de disputar as eleições em outra chapa. Zema não teria gostado de ver seu vice fazendo dobradinha com o adversário Marcus Pestana, do PSDB. Uai, mas Zema nem queria Brant como companheiro de chapa na reeleição. Vá entender…

MÁ INTERPRETAÇÃO

Mas, voltando à entrevista da prefeita ao programa O Pingo do Jota desta semana, ela reclamou das críticas ao seu estilo de governar a cidade. Elisa garantiu que não está em campanha pela reeleição, mas gosta de estar na rua, ouvindo as demandas da população, em vez de governar fechada entre as quatro paredes do seu gabinete.

LADO A LADO

Em campanha pela reeleição Elisa pode até não estar. Mas ela não se fez de rogada na festa da Megacana, nesta quinta-feira, em Campo Florido. A foto abaixo fala por si…

AGORA VAI?

O secretário do Meio Ambiente, Edno Silveira, protocolou às 17h15 desta quarta-feira, na Secretaria de Administração (SAD), o processo licitatório da Mata do Carrinho. Segundo ele, a informação da SAD é de que o certame será encaminhado para a Procuradoria-Geral (Proger) e, se tudo estiver correto juridicamente, é possível que até o final da semana que vem já esteja publicado nos diários oficiais do Município, Estado e União. A partir da publicação começa a correr o prazo de pelo menos 30 dias para apresentação de propostas e cerca de 60 dias, para homologação da empresa vencedora. Enquanto isso, em caráter emergencial, a força-tarefa multissetorial continua trabalhando para apresentar soluções emergenciais para o Parque. Realmente precisa de medida urgente, para evitar que novo incêndio destrua a mata.

TOME LOMBADA

Em que pese haver resolução 973 do Contran ter proibido a instalação de lombadas físicas nas ruas e avenidas brasileiras, aqui as famosas “tartarugas” continuam se multiplicando. Na Rua das Violetas, por exemplo, no Bairro de Lourdes, mais uma dessas lombadas foi colocada no dia 5 de agosto.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, essa lombada estava aprovada antes da entrada em vigor da resolução 973 do Contran, aguardando apenas a disponibilidade da Sesurb para construí-la. Por outro lado, Glorivan argumenta que o município tem autonomia para disciplinar o trânsito e fazer as intervenções que os estudos técnicos indicarem como necessárias à segurança do trânsito. Portanto, com resolução do Contran, ou sem, continuará prevalecendo o que a SDS decidir. E ponto final.

EM OBRAS

Codau já deu a ordem de serviço para fazer o projeto de drenagem da avenida Padre Eddie Bernardes. Mas as obras só serão realizadas no ano que vem, o que significa que no próximo período de chuvas os problemas com enxurradas, alagamentos e enchentes ainda poderão se repetir no verão 22/23.

CÓRREGO DOS CARNEIROS

Também em relação às obras do Córrego dos Carneiros, a Codau está trabalhando no termo de referência para contratação do estudo técnico para avaliação de toda a bacia, visando ao redimensionamento do canal. Presidente José Waldir explica que é um projeto que exige um estudo maior, para chegar à solução certa dos problemas que ocorrem naquela região toda vez que começa o período chuvoso. Não é uma obra simples. Aliás, José Waldir acredita que será um projeto bastante caro.

FUI, SIM!

Ex-prefeito Paulo Piau diz que foi convidado, sim, para ser suplente do pré-candidato Marcelo Aro, que ficou com a indicação ao Senado na chapa de Romeu Zema. Mas não lhe interessa ser suplente, nem nunca foi esse o seu desejo.

HOMENAGEM

Programação da Megacana nesta quinta-feira teve direito a várias homenagens do setor produtivo da cana a personalidades diversas. Dentre os homenageados estava o pré-candidato a deputado estadual Zé Renato Gomes, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do município (foto abaixo, ao lado de Mário Campos, presidente da Siamig). “Uberaba é a capital brasileira do agronegócio. Receber uma homenagem como essa é como ganhar um Oscar. Nunca trabalhei pensando em reconhecimento, mas sei que fizemos muito para fortalecer este segmento em nossa cidade. Foram enormes conquistas e destaco a VLi (o maior terminal de grãos do mundo), a Logum (etanolduto), Grupo Toniato (logística em defensivos agrícolas) e Terminal de Fertilizantes no DI3” - comentou Zé Renato.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por