ALTERNATIVA

Em Uberaba, Zema rebate Kalil sobre dívida de Minas com Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 01/07/2022 às 19:03Atualizado em 18/12/2022 às 21:50
Compartilhar

Governador Romeu Zema veio a Uberaba nesta sexta-feira, seu último dia de trabalho sem as restrições que a lei eleitoral impõe àqueles que vão buscar a reeleição este ano. Veio acompanhado da secretária de Educação, Júlia Sant´Anna, escolhida a partir de processo seletivo. Júlia é carioca, mas, segundo o governador, já domina bem o “mineirês”, a ponto de incorporar o nosso “uai” no seu cotidiano. Mas ainda passa alguns apertos com expressões tipicamente mineiras. Certa vez, numa reunião, Zema teria dito para os assessores pararem de cozinhar o galo e resolver logo um determinado problema. Júlia teve de perguntar a outro secretário que “galo” era aquele e por que o governador queria tirá-lo da panela…

NA BOCA DO ESTÔMAGO

“Meu adversário deu uma entrevista dizendo que o governo deve 80 milhões de reais para Uberaba. Deve mesmo, mas está pagando. Isso ele não disse, assim como não disse que a dívida foi feita no governo do PT, aliado dele” - disparou o governador, em resposta ao seu principal adversário nas eleições deste ano, o ex-prefeito Alexandre Kalil.

SEM BAJULAÇÃO

Com o seu jeitinho mineiro de tratar as questões, Zema também não deixou barato, quando disse que faz questão de andar pelo Estado para conhecer de perto as demandas dos municípios. Visitou vários desde o início de seu mandato, incluindo mais de 80 escolas com as mais diversas realidades. Disse que prefere estar com a população, do que trancado no gabinete, ouvindo bajulação de assessores que distorcem a realidade do mundo externo. Para quem acompanha noticiário político, essa fala soou como uma direta para Kalil, que era prefeito de BH e não gostava de sair à rua.

APOIO MACIÇO

Já a prefeita Elisa ressaltou em seu pronunciamento na Escola Dr José Mendonça que no governo Zema as 41 escolas estaduais foram reformadas ou passaram por manutenção predial, recebendo carteiras novas e verba para a compra de computadores e outros equipamentos.

Lembrou que hoje Uberaba tem 28 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino e deve inaugurar nas próximas semanas a escolha municipal no Residencial Rio de Janeiro, com capacidade para atender 780 crianças. Além disso, há 17 obras das unidades de ensino do municpipio em fase de execução, entre construções e reformas.

“Nossa emta é começar o ano que vem com alunos nos CEMEIs do Jardim Copacabana, Recreio dos Bandeirantes, Parque das Américas e Antônio Cândida. Para ter uma educação de qualidade, é preciso ter escolas bem estruturadas, bem cuidadas e organizadas” -destacou a prefeita.

PEDIDO, CLARO!

E lisa ainda pediu ao governador a cessão de dois imóveis do Estado, um deles onde está o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) e, outro, o do antigo Centro Social, onde funciona a escola Pequeno Príncipe.

Toma lá, dá cá!

A prefeita também aproveitou para defender o governador das acusações feitas pelo pré-candidato opositor Alexandre Kalil. “A dívida de Minas Gerais com a área da saúde em Uberaba era de R$ 80 milhões. Tem gente (leia-se Kalil) dizendo que esse valor de R$ 80 milhões era a dívida apenas com o Hospital Regional. Mas isso não é verdade. Faço questão de reforçar aqui que era o montante total e que já foi parcelado. Aliás, o dinheiro das parcelas está sendo pago rigorosamente em dia”.

Elisa ainda destacou que os repasses constitucionais do Estado aos municípios também estão em dia, fato que não acontecia no governo Pimentel. Pelo contrário…

HELIPONTO

Um dos pontos altos da solenidade na bem cuidada Escola estadual Dr. José Mendonça, no Parque das Américas, foi a assinatura simbólica do documento que assegura o convênio entre o Governo de Minas e a UFTM para a construção de um heliponto no Hospital de Clínicas. O governador Zema assinou o documento como testemunha, já que legalmente está impedido por concorrer à reeleição. Mas ficou registrada a gratidão de Uberaba por essa conquista que poderá representar um passo importantíssimo no salvamento de vidas, sejam doentes graves ou vítimas de acidentes de trânsito pela aeronave dos Bombeiros para o Hospital de Clínicas.

QUE BURRICE

Prefeito de Iturama, cujo apelido é Burrinho, foi cantar de galo e se deu mal. Na solenidade de inauguração do Centro de Imagem do Hospital do Povo, naquela cidade, Burrinho se queixou da regulação de leitos no Hospital Regional de Uberaba e soltou os cachorros contra a prefeita Elisa. “Infelizmente pacientes nossos que precisam de UTI não estão sendo atendidos pelo Hospital Regional. O que é nossa responsabilidade de tratamento estamos fazendo”. Pior que isso foi o embarque o ex-deputado Nárcio Rodrigues, assessor do deputado federal Aelton Freitas, que engrossou as críticas de Burrinh “Uberaba não entende o tamanho da região”, referindo-se ao Triângulo Sul.

CONFUSÃO TOTAL

Burrinho fez uma tremenda confusão. Relatório oficial dos atendimentos prestados pelo Hospital regional revelam que Iturama mandou para cá 104 pacientes de UTI entre 2017 e maio deste ano. Em 2020 foram 30, no ano seguinte 49, e agora, de janeiro a maio, 13. Para atendimento na área de clínica médica, os números também são expressivos e crescentes: 27 em 2020, 97 no ano passado e 8 este ano (até maio).Sem contar os pacientes de cirurgia. No total, foram atendidos 287 pacientes de Iturama, desde 2017, a maior parte no ano passado, primeiro ano do governo Elisa, que totalizou 146 pacientes daquela cidade. Vale lembrar que o SisReg, que é o sistema de regulação de leitos controlado pelo município de Uberaba, foi implantado em 2020. De lá pra cá, Iturama foi mais contemplada com internações no Hospital Regional do que antes, quando a regulação de leitos ficava a cargo do Estado. Burrinho acabou “caindo do cavalo”, diante dos números…

CADÊ O CRITÉRIO?

A coluna apurou também que 90% das transferências requisitadas por Iturama foram de pacientes de média complexidade, que deveriam, preferencialmente, ter sua comorbidade resolvida no próprio município. Essa questão chegou a ser discutida com o secretário municipal de Saúde de Iturama.

Ainda na pista do aeroporto de Uberaba, o Governador Romeu Zema recebeu o convite oficial para participar da grande festa em comemoração dos 50 anos do Jornal da Manhã, no dia 23 deste mês, no Centro de Eventos da ABCZ. Prefeita Elisa Araújo ressaltou que é tradição a vinda dos governadores para eventos do JM, como ocorreu com o então governador Antônio Anastasia, nos 40 anos do JM

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por