ALTERNATIVA

Morte de bebê revela urgência no enfrentamento à violência no trânsito

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/06/2022 às 22:22Atualizado em 18/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Tragédias como a que vitimou no sábado um bebê de um aninho não podem continuar acontecendo nas ruas da cidade. Medidas precisam ser estudadas e adotadas com máxima urgência para brecar a violência no trânsito urbano. Medidas tecnicamente eficientes, sem achismos ou amadorismos: é disso que estamos falando! Inadmissível que o nosso trânsito continue tirando a vida de inocentes.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Sem entrar no mérito de quem foi o culpado pelo acidente no qual o bebê perdeu a vida e seus pais foram hospitalizados, é certo que a avenida Santana Borges precisa de medidas mais eficazes para conter a correria dos usuários da via. Mais do que isso, é preciso intensificar a fiscalização, seja instalando radares para intimidar aqueles que transformam a avenida em pista de autódromo, seja mantendo blitz frequentes para tirar de circulação motoristas infratores, especialmente os que dirigem sob efeito de álcool. Para isso, a ação da Polícia Militar é indispensável e precisa ir além da conferência de documentos do veículo e de seu condutor. Afinal, preservar a vida humana é mais importante do que saber se o cidadão está com o IPVA em dia.

MUTILAÇÕES IMPORTAM

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, o presidente da Câmara defendeu a realização de blitz nas principais avenidas da cidade, para conter a violência no trânsito. Mesmo reconhecendo que as blitz geralmente são “avisadas” em grupos de whatsapp, o vereador Ismar Marão lembrou que há mecanismos para identificar e punir quem passa esse tipo de informação. Além de evitar mortes, essas blitze poderão evitar o aumento no número de mutilados em acidentes de trânsito nas ruas da cidade.

SINAL DE ALERTA

O presidente Ismar Marão também defendeu o uso de carros amassados, que tiveram perda total em acidentes, para alertar motoristas sobre os perigos do trânsito. Neste caso, os veículos seriam colocados em canteiros de avenidas e praças públicas. No mínimo esse choque de imagem causará intimidação.

EU NÃO!

“Sou Bolsonaro e vou continuar Bolsonaro”. Foi o que garantiu Ismar Marão na entrevista à Rádio JM, ressaltando que integra a ala do PSD que não estará com o ex-presidente Lula na eleição deste ano. Mas ressalva que apoiará Alexandre da Silveira para o Senado, mesmo que tenham candidatos diferentes a Presidente da República.

TIRO PELA CULATRA

Quem se lembra daquela mal explicada visita dos deputados Franco Cartafina e Aelton Freitas ao ministro Marcos Montes? Ismar Marão não quis comentar se o tema do encontro teria sido o engajamento do ministro na sua pré-campanha a deputado federal. Disse apenas que o ministro está mais empenhado do que nunca na sua pré-campanha.

MODAL FERROVIÁRIO

Nesta segunda-feira, a convite do deputado estadual Delegado Heli Grilo (União Brasil), representantes da VLI Logística estiveram em Uberaba para discutir soluções para o aumento da malha ferroviária no Triângulo Mineiro. A reunião ocorreu na Aciu com a presença de representantes de várias entidades de classe congregadas na Sociedade Civil Organizada e empresas ligadas ao setor produtivo agropecuário e industrial. Na pauta estavam o escoamento da produção do agro e a exportação de produtos industriais de Uberaba e região. Pela VLi participaram o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Edson Zacarias, e o assessor de Relações Institucionais, José Geraldo Azevedo.

NOS TRILHOS

Deputado Heli Grilo considera que a melhor proposta para beneficiar a região é o investimento na malha ferroviária no trajeto entre Chaveslândia e Uberlândia, para que Uberaba também tenha uma saída para o Porto de Itaqui, no Maranhão. “Já temos saída para o Porto de Santos e também para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo, se fizer a recuperação da malha ferroviária de Araxá ao Distrito Industrial III, em Uberaba. Dessa forma, Uberaba e região ficarão em uma situação geográfica bastante privilegiada, porque terão três saídas portuárias para exportação de sua produção”. Hoje o terminal da VLi movimenta o transporte de grãos, especialmente soja e milho, enquanto Guará concentra o embarque de cargas de açúcar.

ECONOMIA DE PESO

Ainda de acordo com o deputado estadual Heli Grilo, há estudos que mostram as vantagens desse trajeto por Chaveslândia até o Porto de Itaqui, no Maranhão. Uma delas é o menor tempo do transporte de cargas. São 11 dias a menos para colocar o produto do Triângulo Mineiro no exterior. Sem contar que esse trajeto reduz também o custo do frete para o produtor em até 40%.

REVISÃO IMEDIATA

Aos representantes da VLi, o vereador Ismar Marão pediu a reversão da medida de desativação da oficina da empresa em Uberaba, que tem trazido grande intranquilidade para as famílias dos funcionários atingidos pela medida. Isso porque a empresa deu opção apenas para o remanejamento do pessoal para Paulínia. Serão atingidas 40 famílias, pelo menos.

COM SOLUÇÕES

Estava escrito nas estrelas: a Soluções venceu a licitação para fornecer merenda escolar na rede municipal. Nenhuma surpresa.

POD ACIU

Estreia nesta quarta-feira, às 10h30min, o podcast da Associação Comercial e Industrial de Uberaba, o PodAciu. O primeiro entrevistado será o reitor Marcelo Palmério, numa homenagem da associação aos 75 anos da nossa Universidade de Uberaba, orgulho de todos nós, uberabenses. O PodAciu será transmitido ao vivo pelo canal da Aciu no YouTube.

COMPROMISSO

Às vésperas de estrear seu podcast, a Aciu já prepara painel para ouvir os principais candidatos nas eleições proporcionais por Uberaba. Painel está previsto para final de agosto, logo após a homologação das candidaturas. Paralelamente, o presidente Anderson Cadima pretende entregar aos candidatos uma carta-compromisso pelo desenvolvimento econômico de Uberaba, elencando itens considerados imprescindíveis pelo empresariado uberabense. Como sempre, a ACIU sai na frente, com muita competência.

DE DENTRO PRA FORA

Querido Padre Fabiano Roberto, o “tio Padre Fafá” que as crianças amam, vai lançar o livro “De Dentro Pra Fora - sobre aquilo que eterniza Deus em nós”. Será no dia 2 de julho, às 18h, na Paróquia São Geraldo Majela, no conjunto Alfredo Freire. Primeiro a missa, depois o lançamento e os autógrafos. A obra transcreve as homilias proferidas ao longo de 2020, o ano mais desafiador para todos nós, por causa da pandemia. Padre Fabiano não apenas celebrava as missas diariamente, transmitidas pelo YouTube, como também visitava os enfermos nos hospitais, muitos dos quais levados pela Covid. Foi um verdadeiro anjo a levar a palavra de Deus, o conforto espiritual, a esperança para tantos pacientes e seus familiares. Tive a oportunidade de folhear o livro agora à noite e me emocionei muito com tanta demonstração de fé e bondade de um ser humano abençoado chamado Fabiano Roberto, ou “tio Padre”, como é carinhosamente chamado pelas crianças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por