JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ALTERNATIVA

Continua depois da publicidade



Prédio da Secretaria de Saúde pode virar centro médico pediátrico

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

09/06/2022 - 21:50:37. - Por Lídia Prata

Com a área administrativa da Secretaria de Saúde trocando de endereço em breve, o prédio da avenida Guilherme Ferreira poderá abrigar uma unidade especializada em atendimento infantil. De acordo com o secretário Sétimo Bóscolo Neto, a decisão sobre o local ainda não está sacramentada, mas ele garante que o centro médico pediátrico é prioridade para a prefeita Elisa, que está muito incomodada com a superlotação do Hospital da Criança. Nos últimos dias, inclusive, essa movimentação se intensificou e gerou até bafafá protagonizado por vereador na porta do hospital.

ESCÂNDALO PARA QUÊ?
Na administração pública, nada anda no ritmo que todos gostaríamos. Por isso, de nada adiantam os bafafás, senão para inflamar a população já sofrida e afugentar os profissionais da saúde. Consta que não há pediatra em Uberaba interessado em trabalhar no Hospital da Criança, por medo de sofrerem agressões a qualquer momento. Vereadores ou populares que realmente queiram ajudar devem apresentar sugestões para solucionar os problemas, em vez de “falar grosso” e fazer “escândalo” na porta do Hospital.

ALTERNATIVA IMEDIATA
Um médico clínico geral foi destacado para atender aos pais de crianças que precisam apenas de atestado para justificar falta à escola e não perder a vaga. Esses casos foram identificados como responsáveis pelo acúmulo de pacientes à espera de atendimento no Hospital da Criança. Com o expediente adotado pela Secretaria de Saúde, o movimento na UPA Infantil daquele hospital deve se concentrar nos casos realmente graves.

OBRIGATORIEDADE NÃO
Se depender do secretário Sétimo Bóscolo Neto, Uberaba não voltará a adotar a obrigatoriedade do uso de máscara facial, muito menos medidas restritivas nos bares, restaurantes e similares. “Recomendação, sim. Obrigatoriedade não” - frisou o secretário. Isso porque os índices de internação hospitalar estão em queda, assim como o de casos contaminados e óbitos. Ele acredita que não há necessidade de endurecer as medidas de segurança, nesse momento.

TESTES NAS ESCOLAS
Na semana que vem os Cemeis vão começar a testar crianças com idade até 5 anos contra Covid. O teste, no caso, é diferente daquele feito em adultos. No caso das crianças, o teste será feito a partir de uma picadinha no dedo, parecida com o furinho no dedo para exame de glicemia, por exemplo.

REAÇÃO LEGÍTIMA
“Vejo com naturalidade a manifestação das instituições representativas da construção civil. É legítimo o direito de se posicionarem”. Avaliação é do Ten.Cel. Anderson Passos na sua primeira entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira. Esta semana o Sinduscon, IEATM, CREA e CAU divulgaram um manifesto protestando contra a nomeação do novo titular da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que não é engenheiro.

PÉ NO ACELERADOR
Planejamento e celeridade. Esses foram os dois pedidos feitos pela prefeita Elisa ao novo titular da Sesurb. A ele caberá a gestão de todos os contratos da pasta e a interlocução com a sociedade, dentre outras atribuições. “Meu objetivo é construir pontes, não muros” - disse Passos. A propósito, o secretário mandou instalar vidro na porta de sua sala, para que todos vejam com quem ele está conversando. Tudo em nome da transparência.

SETORIZAÇÃO
Uma das ideias defendidas pelo novo secretário de Obras é fazer licitações setorizadas de serviços urbanos. Com isso, o município não ficaria na mão de uma só empreiteira responsável pelos serviços em toda a cidade. No caso da licitação para o tapa-buracos, no entanto, não será possível adotar essa setorização, pois o processo já está correndo. Mas, nos próximos, sim.

MÃOS NA MASSA
Por falar no serviço de tapa-buracos, a Sesurb joga 36 toneladas de massa asfáltica por dia para tapar buracos nas ruas da cidade, o que corresponde a 600 toneladas por mês. E mesmo assim algumas vias continuam parecendo queijo suíço.

DE MUDANÇA
Na avaliação do secretário Passos, a área do Horto municipal é muito grande, mas não comporta a estrutura necessária para abrigar o operacional da Sesurb. Com isso, o depósito de máquinas, almoxarifado e as oficinas deverão deixar o local e buscar espaço próprio e adequado. Algumas áreas já estão sendo estudadas, mas não há definição por enquanto.

TEMPO QUENTE
Depois de encerradas as transmissões da TV Câmara, a sessão de quarta-feira “pegou fogo”. Foi um bate-boca danado. Não se sabe ao certo como tudo começou, mas é certo que a confusão envolveu vereadores e assessores parlamentares de outros vereadores. Por pouco não trocaram tapas em plenário.

EU NÃO!
Presidente do PSDB/Uberaba, Thiago Tiveron jura de pés juntos que nunca esteve com o pré-candidato Renato Cartafina (PTB) em qualquer reunião política. “Ele e a esposa Renata são amigos particulares dos meus pais, de longa data. Tenho uma amizade pelo Renato de muitos anos e tenho certeza que ele está conquistando seu espaço. Acho legítimo e torço para dar certo. Mas, sobre política, não navegamos no mesmo barco” - argumenta Thiago.

 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar