JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ALTERNATIVA

Continua depois da publicidade



Líderes da construção civil sugerem desmembrar a Sesurb em duas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

08/06/2022 - 22:07:53. - Por Lídia Prata

Se a prefeita Elisa ouvir as lideranças da cadeia produtiva da construção civil, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos será desmembrada em duas pastas, como já foi até recentemente. A sugestão foi apresentada a ela na fatídica tarde de terça-feira, quando as partes estiveram reunidas no gabinete da prefeita para falar sobre a nomeação do Ten.Cel. Anderson Passos para comandar a Sesurb.

TROCA TROCA
Vice-presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura, o empresário Reinaldo Ribeiro confirmou que a entidade esperava ser consultada, ou pelo menos comunicada, antes da publicação da nomeação do novo titular da Sesurb. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, Reinaldo Ribeiro queixou-se das constantes trocas de secretários pelo governo municipal, em especial na pasta de Obras. “Foram 3 titulares em um ano e meio de governo. Assim fica difícil trabalhar” - disse Reinaldo.

INJUSTIÇA
O vice-presidente do IEATM também não aprovou as declarações da prefeita, de que colocou no comando da Sesurb um militar para evitar a ocorrência de casos de corrupção envolvendo a pasta, como no passado. A prefeita, inclusive, citou expressamente a Operação Monturo, da Polícia Federal, deflagrada nos desdobramentos de investigação de denúncia de corrupção envolvendo agentes políticos e relacionados a contratos de serviços firmados pela Sesurb. “A engenharia é vítima das denúncias de corrupção, mas a corrupção é do ser humano e não da Engenharia” - desabafou Reinaldo Ribeiro. Da forma como colocado pela prefeita, ficou parecendo, segundo ele, que todos os engenheiros são corruptos, o que não é verdade. “Temos profissionais do mais alto gabarito em Uberaba, que são requisitados para trabalhar em grandes empresas”, lembrou o vice-presidente do Instituto. Ele destacou, ainda, que o adjunto Pedro Arduini foi um verdadeiro “super herói”, se desdobrando na Sesurb para dar conta do recado.

SALÁRIO RUIM
Por que faltam engenheiros e arquitetos nos quadros da Prefeitura de Uberaba? Muito simples. O inspetor chefe do CREA-MG, engenheiro Cláudio Antônio, explica: os salários pagos pelo Município não são capazes de atrair os profissionais, uma vez que não correspondem sequer ao piso nacional da categoria. O piso, aliás, equivale a 10 salários mínimos por 8 horas diárias de trabalho. Aqui o salário gira em torno de 4 mil reais, segundo ele. Além disso, qualquer engenheiro recém-formado consegue salários melhores na iniciativa privada do que na Prefeitura.

MILAGRE?
Já o presidente do Sinduscon, Luciano Velludo, diz não entender como é que as mesmas empreiteiras vencem todas as licitações de obras públicas em Uberaba. “Não sei como conseguem dar o desconto que dão para pegar as obras”, ressaltou.

ALGO ERRADO
Luciano Velludo também ponderou que o setor de orçamentos da administração direta e da indireta está na corda bamba, diante dos constantes aumentos de preços dos materiais de construção. Cimento, por exemplo, anda pela hora da morte. A situação anda tão difícil para o setor, que nem menos a licitação para construção do CR 14, da Codau, teve interessados. A licitação foi julgada deserta e terá de ser refeita. Sabe por que? Entre a elaboração do orçamento e a publicação do edital, o material de construção sofreu significativos reajustes de preço;

FAKE NEWS
Embora estejam intensos os rumores de que o ex-vereador Luiz Dutra irá desistir de disputar cadeira na Assembleia Legislativa este ano, ele diz que tudo não passa de “fake news”. Dutra garante estar firme no propósito de concorrer nas eleições de outubro, pelo PSDB. Aliás, ele jura de pés juntos que o partido está unido em torno do seu nome. A conferir.

VAI COM QUEM?
A propósito, o presidente do PSDB em Uberaba, Tiago Tiveron, tem sido visto ao lado do pré-candidato Renato Cartafina (PTB) em andanças de campanha. Pois é.

NA FILA
Fila da adoção de crianças em Uberaba tem hoje 53 casais e 9 pessoas “solo”, para um contingente de apenas 10 crianças disponíveis. Revelação é do Promotor de Justiça da Infância e Adolescência, André Tuma. Segundo ele, Uberaba hoje tem cerca de 30 crianças em situação de acolhimento, mas boa parte delas tem mais de 14 anos, o que dificulta a adoção. Assim como em todo o Brasil (e não apenas aqui na cidade), 98% dos pretendentes querem crianças com menos de 10 anos de idade para adotar.

HOMOAFETIVOS
Uberaba foi a segunda cidade de Minas Gerais a registrar caso de adoção homoafetiva. Ao contrário da primeira, aqui a adoção teve as bênçãos do Ministério Público.

COMO ASSIM?
Sessão da Câmara desta quarta-feira parecia um ringue. Na votação para derrubada do veto da prefeita ao Projeto de Lei da desburocratização da administração municipal, de autoria do vereador Caio Godoi, o vereador Celso Neto fez defesa técnica, de forma didática, os equívocos contidos na justificativa do veto e defendeu a sua derrubada. Mas, aí veio um surpreendente pedido de sobrestamento (!) feito pelo líder da prefeita, Fernando Mendes, para o presidente Marcos Jammal dar a palavra a um vereador de Goianésia que estava visitando a Câmara de Uberaba. Resultado: travou a pauta e a sessão terminou mais cedo, sem votar nada. Socorro!!!!!

Vice-presidente da ABCZ e candidato a presidente, o pecuarista Fabiano Mendonça recebeu a Medalha Major Eustáquio nesta terça-feira, das mãos do presidente da Câmara, Ismar Marão, e da prefeita Elisa Araújo, também agraciada com a maior honraria conferida pelo município

 

 

 


 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar