JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ALTERNATIVA

Continua depois da publicidade



Sinduscon e IEATM reagem à nomeação de novo titular da Secretaria de Obras

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

06/06/2022 - 18:52:42. - Por Lídia Prata

Nomeação do Ten.Cel. Anderson Passos para comandar a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos provocou reação das entidades de classe representativas da engenharia e construção civil. Instituto de Engenharia e Arquitetura, Sinduscon, CREA-MG (por seu inspetor chefe em Uberaba e conselheiros) assim como do Conselho de Arquitetura de Uberaba estão divulgando um manifesto (veja Jornal da Manhã, edição impressa desta terça-feira), no expõem sua “incompreensão” diante da nomeação de secretário “sem formação técnica necessária para conduzir os destinos da pasta”, citando expressamente a Sesurb.

CARTÃO VERMELHO
No manifesto, os representantes das entidades ligadas à cadeia produtiva da construção civil deixam claro que são “contra a nomeação”. Argumentam que “é essencial que as entidades sejam coerentes e mantenham como prioridade não apenas a defesa da categoria, mas, sobretudo, a luta para serem reconhecidas como importantes para contribuir com o desenvolvimento do município”. Por isso, defendem que o titular da Sesurb tenha “perfil técnico, com expertise para falar com propriedade sobre os assuntos inerentes à engenharia e arquitetura”.

LEITE DERRAMADO
As entidades representativas do segmento de construção ressaltam que não têm a pretensão de indicar o titular da Sesurb, mas que gostariam de ter sido pelo menos consultadas antes da decisão que envolve o setor.

DESGASTE EVITÁVEL
Embora a prefeita tenha a prerrogativa de escolher quem bem entender para compor seu time, era previsível a reação de engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil à escolha do titular da Sesurb. Logo que começaram os rumores sobre a indicação do comandante Passos já se ouviam reações negativas veladas de algumas lideranças do setor e justamente por ele não ser “do meio”. Esse constrangimento para o governo municipal e para o escolhido, que é pessoa de bem, muito querido e respeitado pelo extraordinário trabalho realizado no comando da corporação de bombeiros em Uberaba, poderia ter sido evitado antes da sua nomeação. Aliás, poderia ser evitado também agora, com uma boa conversa pessoal entre as partes, antes do manifesto vir a público.

OUTRA PASTA
Nos bastidores comenta-se que houve quem sugerisse à prefeita entregar o comando da Secretaria de Meio Ambiente ao comandante Passos, em vez da Sesurb, logo que as especulações sobre a reforma do secretariado começaram a pipocar. Mas a ideia não foi adiante.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Acredite, se quiser: ninguém reivindicou (até agora) a “paternidade” política da conquista do centro de distribuição da Adama Agricultural Solutions em Uberaba. De acordo com o gerente de logística da empresa, Clemente Guerra, o novo CD deve reduzir em dois dias o tempo de entrega das mercadorias. Antes da inauguração da unidade local, que é a sexta da Adama em todo o país, os clientes de Minas Gerais eram atendidos pelo CD de Ibiporã (PR).

O QUE É, O QUE É?
A Adama (solo, em hebraico) é uma indústria manufatureira e distribuidora israelense de produtos agroquímicos, incluindo herbicidas, inseticidas e fungicidas. Em 1997, as companhias Makhteshim-Agan se tornaram uma na junção. Em 2011 a companhia foi adquirida pela estatal chinesa ChemChina e três anos mais tarde mudou seu nome para ADAMA Agricultural Solutions Ltda. Nos anos de 1970, a empresa atuou no Brasil com o nome de Milenia, antes de adotar Adama como seu nome internacional.

IDEOLOGIA OU MATEMÁTICA?
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o produtor rural Romeu Borges confirmou sua disposição de disputar as eleições para deputado federal este ano. Em 2018 ele alcançou mais de 26 mil votos como candidato pelo PSL, mas deixou o partido por não se sentir valorizado como gostaria. Filiado recentemente ao Republicanos, Romeu acredita que precisará em torno de 50 a 55 mil votos para ter sucesso nas urnas.

ERRO DO PASSADO
Sobre sua saída do PSL, Romeu rasgou o verbo: “achei um erro a candidatura de Heli Grilo a prefeito, em meio ao seu primeiro mandato como deputado estadual. Falei isso na época, mas não me deram ouvidos. Caso ele se elegesse, Uberaba ficaria sem representante na Assembleia, o que prejudicaria muito a cidade”.

MAIS EMPREGOS
Operação da Gol no aeroporto local deverá gerar pelo menos 20 empregos diretos no primeiro momento. É o que garante o gerente de planejamento de malhas da companhia aérea. Segundo Bruno Balan, em breve a Gol deverá montar uma loja para venda de passagens e balcão para check-in no aeroporto de Uberaba. O 1º voo daqui para Guarulhos (SP) está programado para 12 de setembro. Será voo direto, operado pela VoePass, às segundas, quartas, sextas e domingos. A princípio será um avião pequeno, com 68 assentos.

NOVO DESTINO
Bruno Balan não descartou a possibilidade de oferta de voo para Brasília, a partir do aeroporto de Uberaba. Mas não será de imediato. Por enquanto está programado o voo para Guarulhos, cujas passagens já podem ser compradas no site da Gol, inclusive usando milhas do programa Smile. Voo terá 1h45 min de duração.

NOVOS DRIVES
Drive de vacinação no Shopping Uberaba não será retomado. Secretaria municipal de Saúde estuda outras opções de local, sendo uma delas o Parque Fernando Costa (ABCZ).

VACINE AQUI
Só neste final de semana, o Vacine Aqui aplicou mais de 700 doses de vacina, incluindo a Praça do Quartel, no sábado, e a Feira da Abadia, no domingo.
A propósito, a quarta dose da vacina contra Covid já está disponível para o público com 50 anos ou mais.

 

 

 

 

 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar