ALTERNATIVA

Elisa vai pedir empenho de Bolsonaro para retomar planta de amônia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 17/05/2022 às 20:46Atualizado em 18/12/2022 às 22:32
Compartilhar

Prefeita Elisa cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira, em busca de celeridade nas análises e definições de demandas já apresentadas por ela anteriormente. Uma delas é a liberação da Eco 050 para a finalização da construção da parte inferior do viaduto próximo ao Recreio dos Bandeirantes, e da instalação da passarela de pedestres próximo ao conjunto Volta Grande.

PREJUÍZO GRANDE

Na Secretaria da Presidência da República, a prefeita Elisa insistiu para que nova concessionária assuma a BR 262 e efetive a duplicação das pistas. Elisa citou o estado deplorável em que se encontra a rodovia que liga Uberaba a BH, repleta de buracos, sem sinalização adequada, tomada por mato em boa parte de sua extensão e, por outro lado, cobrando pedágio caríssimo. Tudo isso prejudica Uberaba, pois desestimula as pessoas a investir na cidade, encarece o preço dos fretes rodoviários e coloca em risco a vida dos usuários. Situação da BR 262 não pode continuar como está, muito embora o governo federal tenha renovado o contrato por mais dois anos com a atual concessionária. Mas alguma coisa precisa ser feita até lá, e só o governo federal para apertar a atual concessionária para melhorar urgentemente as condições de trafegabilidade da BR 262.

DE VOLTA

Fábrica de amônia e uréia também esteve na pauta da prefeita Elisa na capital federal, porém no Ministério de Minas e Energia. É lá que tem de ser definido o projeto do gasoduto, uma vez que sem o gás não tem planta de amônia e uréia. Por enquanto a prefeita está tratando desse assunto sem os deputados eleitos por Uberaba. Mas certamente num segundo momento, será necessário juntar todas as forças para “brigar” pelo projeto.

COM BOLSONARO

Nesta quarta-feira a prefeita Elisa terá audiência com o Presidente Bolsonaro, a quem vai pedir empenho para a retomada do projeto da fábrica de amônia e uréia em Uberaba.

CHEGOU!!!

Está confirmad o vereador Pastor Eloísio vai entregar a Medalha Major Eustáquio ao Presidente Bolsonaro nesta quarta-feira. Embora muita gente tenha duvidado dessa possibilidade, ela está prestes a se confirmar. Com toda pompa e circunstância, à altura da importância dessa Medalha para Uberaba.

PARA MULHERES

Ponto para a vereadora Lu Fachinelli, que conseguiu emplacar por unanimidade a criação da bancada feminina na Câmara Municipal. Pode parecer uma bobagem para alguns, mas não é. Trata-se de iniciativa pioneira, que visa unir as vereadoras em torno da elaboração de projetos e respectivas votações, além de posicionamentos a favor da criação de políticas públicas voltadas para a defesa das mulheres. A bancada vai agrupar as vereadoras em exercício de mandato, independente do partido a que estão ou estiverem filiadas. Nesta legislatura, a Câmara conta com quatro vereadoras, sendo elas Rochelle Bazaga, Denise Max e Alessandra Piagem, além da autora do projeto, Luciene Fachinelli. Poderá ampliar essa bancada, nas próximas eleições, já que as mulheres são maioria dos eleitores de Uberaba.

PLENÁRIO LOTADO

Para a votação do projeto de criação da bancada feminina, a vereadora Lu Fachinelli levou um grupo numeroso de mulheres à Câmara. No grupo havia ex-candidatas a vereadoras, dentre as quais Catarina Leopoldino e Daniela Severo, que integram a turma das Bolso Lindas (foto abaixo). Presidente da Codiub, Keila Rocha, também esteve lá apoiando a iniciativa. Vale ressaltar que a criação da bancada feminina não vai gerar despesas extras para os cofres públicos, mas certamente será importante para fortalecer a união das nossas legisladoras em torno de pautas comuns.

MARCO HISTÓRICO

A prefeita Elisa manifestou-se por carta sobre a criação da bancada feminina, cumprimentando Lu Fachinelli pela iniciativa pioneira para o fortalecimento das demandas das mulheres uberabenses. “É mais um marco na política de Uberaba” - frisou a prefeita, reforçando que “pela primeira vez, em mais de 200 anos, temos quatro mulheres no Legislativo; temos uma mulher como chefe do Executivo; 18 mulheres em cargos de secretárias do município e como adjuntas, bem como na administração indireta”. Elisa salientou ainda que 73% de todos os servidores municipais também são mulheres.

PRECISAVA?

Pois é. Aí essa informação foi postada nas redes sociais do JM e um gaiato fez um comentário pra lá de infeliz: “Tomara que essa bancada seja feita verdadeiramente só com mulheres mulheres”. Xô preconceito!

FEITO FOGUETE

Boletim epidemiológico desta terça-feira traz números alarmantes sobre a escalada da Covid em Uberaba: 631 casos novos registrados em 24 horas, subindo para 2.751 casos ativos confirmados oficialmente na cidade. Na segunda-feira foram registrados 128 casos confirmados em 24h e 2.442 casos ativos na cidade. Números estão crescendo rapidamente. Vale lembrar que maio começou com apenas 28 notificações em 24h e 633 casos ativos, assim como taxa de transmissão de 0,67. Hoje até a taxa de transmissão saltou para 1,68!

Tem mais: na vizinha Uberlândia, os novos casos confirmados nas últimas 24 horas totalizaram apenas 155.

HOMENAGEM

Governador Ronaldo Caiado prestou bonita homenagem póstuma ao uberabense Renato Tângari Dib, dando seu nome à Fazenda escola da Universidade Estadual de Goiás. Decreto neste sentido foi publicado no dia 6 de maio. Filho dos amigos Marlene e José Facury Dib, o Zezinho Dib, Renato fez carreira em Goiás, tornando-se uma referência no agronegócio. No auge do seu sucesso profissional, ele foi vítima da Covid. Mas está deixando um legado importante para as gerações futuras, e sua memória será reverenciada através dessa homenagem prestada pelo governo do Estado de Goiás.

BRRRRRR…. QUE FRIO!

A Casa de Passagem está de portas abertas para acolher pessoas em situação de rua, e seu animal de estimação, se for o caso. Com esse frio, se você viu uma pessoa dormindo na rua, ligue para a abordagem social no 99667-4451. Plantão é de 24h.

AGORA VAI?

O “namoro” entre o ex-prefeito Alexandre Kalil e o PT está mais complicado do que o fim da guerra na Ucrânia. Não sai do lugar… Nesta terça-feira, no entanto, Kalil cedeu e manifestou disposição de ceder o posto de vice ao Partido dos Trabalhadores. Até aqui ele vinha resistindo à pressão.

CALMA, PESSOAL!

Já o governador Romeu Zema não está com pressa de decidir com quem formará dobradinha eleitoral este ano. “Vice será escolhido só na data-limite, muita coisa vai acontecer”, disse. Nos bastidores, no entanto, comenta-se que o vice de Zema deverá ser decidido entre os deputados federais Bilac Pinto (União Brasil) e Marcelo Aro (PP). Se esse quadro se confirmar, o MDB estará numa situação bastante delicada este ano, pois não trabalhou um candidato próprio e forte à sucessão majoritária em Minas, e também não está conseguindo emplacar o vice na chapa do governador, O MDB poderá diminuir muito sua estatura política no Estado…

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por