ALTERNATIVA

Elisa anuncia gestão integrada para segundo semestre na PMU

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/05/2022 às 13:38Atualizado em 18/12/2022 às 22:38
Compartilhar

Fim da papelada, do desperdício de tempo e de dinheiro. É o que o sistema de gestão integrada vai fazer a partir do segundo semestre na Prefeitura de Uberaba. Nesta sexta-feira a prefeita Elisa esteve no Jornal da Manhã, acompanhada da secretária de Comunicação, Indiara Ferreira, e trouxe a boa notícia: a Codiub já homologou a prova de conceito, que antecede a contratação da empresa que implantará o sistema em todas as repartições municipais. Em agosto começa o processo de digitalização dos 2.700 processos, que deve estar concluído em seis meses, ou no mais tardar oito meses.

AGILIDADE TOTAL

Quando o sistema integrado estiver totalmente concluído, as informações de todas as secretarias poderão ser acessadas em tempo real num tablet, por exemplo, agilizando o trâmite burocrático dos processos e as tomadas de decisões sobre as mais diversas demandas. Além disso, a prefeita vai saber exatamente onde um processo está parado, com quem está parado e por que.

PASSEIO INCÔMODO

Se você nunca precisou fazer um requerimento na Prefeitura, certamente não saberá avaliar a peleja que é aguardar a tal tramitação do processo. Começa com um protocolo e depois o processo “passeia” de uma secretaria a outra para informações e pareceres. Quando o passeio é no próprio Centro Administrativo, o interessado fica andando de um lado para o outro até obter a prestação do serviço que buscou. Mas quando o passeio envolve secretaria sediada em outro prédio, o processo gasta combustível para o transporte em carro do município. Com o sistema de gestão integrado, esses passeios vão acabar. Os processos vão tramitar pelo modo digital, acabando com o desperdício de papel e de combustível para esses “passeios” dos processos. Aliás, as assinaturas dos servidores, secretários e prefeita serão digitais quando o sistema integrado estiver funcionando totalmente na Prefeitura de Uberaba. Agilidade será palavra de ordem.

AVANÇOS IMPORTANTES

Com esse sistema integrado, o cidadão poderá abrir um chamado reclamando de um buraco na sua rua e acompanhar as providências tomadas pela Prefeitura por um aplicativo de celular.

BIOMETRIA FACIAL

Tem mais: a biometria facial vai ser realidade em breve na Prefeitura de Uberaba, incluindo as unidades básicas de saúde, onde sempre há queixas de falta de médicos e de outros profissionais. Medida vai acabar também com a mamata de alguns servidores e com essa história de que alguns comissionados recebem sem trabalhar. Novos tempos estão chegando no governo municipal. Bem melhores e mais modernos.

MAIS COR, POR FAVOR!

Outra novidade contada pela prefeita Elisa na sua visita ao JM nesta sexta-feira foi a nova comunicação visual no Centro Administrativo. Dentre as várias medidas que irão compor esse projeto, vale destacar que cada secretaria será identificada por uma cor específica. E mais: tão logo essa nova comunicação esteja concluída, a Prefeitura oportunizará visitas guiadas no Centro Administrativo, especialmente de estudantes.

A CAMINHO

Projeto de implantação da escola cívico militar em Uberaba está evoluindo. É o que conta a secretária municipal de Educação, Sidneia Zafalon. As adequações pedidas pelo governo federal já foram feitas e agora começará a fase de capacitação dos professores.

REVISÃO JÁ

De janeiro pra cá, a Secretaria municipal de Educação já chamou 841 professores dos processos seletivos realizados. No entanto, apenas 458 compareceram para assumir as vagas. Diante desses números, a secretária Sidneia defende a necessidade de um reestudo para atrair os educadores para a rede municipal de ensino.

PRECAUÇÃO

A propósito da nova escalada da Covid em Uberaba, a secretária Sidneia Zafalon expediu recomendação às escolas municipais para redobrarem a atenção. Uso de máscara facial por professores e alunos em sala de aula não é obrigatório, mas recomendo. Já no transporte escolar (vans) é obrigatório. Além disso, as diretoras estão sendo orientadas a reforçar os cuidados com a limpeza diária das escolas e fornecer squeezes aos alunos, para que possam levar água de casa, em vez de utilizarem os bebedouros escolares.

COVID EM NÚMEROS

Os últimos números da Covid nas escolas da rede municipal revelam 25 professores com contaminados e 8 alunos. Uma sala de aula foi fechada e os professores e alunos encaminhados para testagem na Unidade do São Cristóvão.

SALTO OLÍMPICO

Boletim Covid desta sexta-feira, 13, revela 2.026 contaminados em Uberaba,dos quais 356 positivados nas últimas 24 horas. Luz amarela está “doendo as vistas” com essa alta de casos de Covid em Uberaba.

TESTAGEM AVANÇA

Nesta sexta-feira, colaboradores da ABCZ passaram por testagem de Covid também. Esta foi a terceira etapa de testes na equipe, desde o início da Expozebu.

TAPA BURACOS

Publicação da operação tapa buracos deve acontecer na próxima semana, no mais tardar até quarta-feira. “Vamos regularizar essa situação e deixar a cidade arrumada”, garante o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini. Paralelamente ele adianta que o governo municipal está buscando recursos para o recapeamento. “Verba grande, pois são aproximadamente 300 km de vias que precisam muito de recapeamento”, adianta Pedro. A propósito, nesta sexta circulou meme nas redes sociais dando conta de que a prefeita Elisa teria feito “acordo” com a Nasa, para astronautas pousarem em Uberaba a fim de estudar a semelhança da cidade com a lua, de tantos buracos…

AÇÃO CONJUNTA DA PC

Partiu do próprio Mário Palmério Hospital Universitário a denúncia ao Ministério Público, assim que identificou anormalidades em determinados procedimentos na instituição, culminando na operação conjunta do Ministério Público e Polícia Civil, desencadeada nesta sexta-feira. Os colaboradores supostamente envolvidos nas irregularidades foram demitidos na época em que as apurações internas detectaram as irregularidades. O caso agora está nas mãos da Polícia e da Justiça. E envolvem um suposto esquema milionário de fraudes, com tráfico de influência, falsificação de documentos, peculato e associação criminosa, segundo informação passada pela Polícia Civil.

ESQUEMA MILIONÁRIO

Ainda de acordo com informações oficiais, o suposto esquema criminoso que é alvo da investigação do MP e da Polícia Civil lesou os cofres públicos em prejuízo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande, o Cisvalegran, por meio de lançamento e pagamento de consultas médicas e procedimentos cirúrgicos não realizados ou executados de forma diversa daquela cobrada. Ou seja: cobravam por um serviço que não foi prestado ou prestado de outra forma. Na ação desta sexta-feira ninguém foi preso, mas a Polícia Civil e o MP apreenderam documentos, telefones celulares e computadores.

PENEIRANDO

Já tem candidato “caindo na real”, felizmente, e começando a esboçar sinais de desistência (aleluia!!!!) de disputar as eleições para deputado este ano, por Uberaba. Tomara que outros tantos também tenham juízo. Nossa cidade não pode continuar padecendo com inexpressiva representatividade política nas esferas de poder. Já passou da hora de termos Uberaba como nosso foco e principal objetivo, deixando de lado as vaidades pessoais e os interesses partidários ou de grupos.

FÉRIAS, ENFIM!!!!

Estou saindo de férias pelos próximos 15 dias. Nesse período, Alternativa ficará sob a batuta da minha filha Larissa, assim como o programa O Pingo do Jota, no qual ela e a colega Gisele Barcelos dividirão a bancada com meu querido parceiro Márcio Gennari. Até a volta!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por