ALTERNATIVA

Saúde vai criar equipe para atuar junto aos deputados

Lídia Prata
Publicado em 10/05/2022 às 20:25Atualizado em 18/12/2022 às 22:46
Compartilhar

Secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, foi o entrevistado desta terça-feira no programa O Pingo do Jota e fez revelações interessantes. Uma delas refere-se à formatação de uma equipe da Secretaria para tratativas permanentes com deputados ligados Uberaba, visando buscar mais recursos para a saúde. Além de estreitar o relacionamento dos parlamentares, a equipe dará celeridade à liberação das emendas parlamentares, sejam elas destinadas especificamente a instituições do setor, sejam elas genéricas. Neste caso, a secretaria terá condições de estabelecer prioridades na utilização dos recursos, de acordo com as necessidades da população. Essa proposta certamente vai estreitar o relacionamento político entre o governo municipal e os nossos representantes em Brasília e BH, assim como carrear mais recursos para a saúde pública no município. Novos tempos estão chegando!

PRONTA PARA REFORMA

O secretário Sétimo Bóscolo Neto adiantou, ainda, que o governo municipal vai optar pela adaptação do prédio da UPA São Benedito, visando obter o seu credenciamento novamente para operar como pronto atendimento. Com isso, está descartada definitivamente a ideia de construir uma UPA nova do outro lado da rodovia, na região do bairro Beija-Flor. Essa ideia foi cogitada há algum tempo, quando se falou em anexar a UPA à sede do SAMU Regional. Mas o governo chegou à conclusão que o custo seria bem mais alto.

Cá pra nós: todo mundo está acostumado a procurar a UPA São Benedito naquela esquina da rua Major Eustáquio com José de Alencar. Que fique ali mesmo, com as devidas adaptações.

NOVO ENDEREÇO

Localização do prédio próprio para abrigar o SAMU Regional está definida: será ao lado da UPA Mirante.

PÉ NA TÁBUA

Como a UPA São Benedito não vai mudar de endereço, está mantida a construção de uma UBS naquele imóvel da avenida Apolônio Sales. Sim, naquele terreno onde o cidadão montou um estacionamento durante a Expozebu, como se a área fosse dele. Agora que a PMU retomou a posse do terreno, vai acelerar a obra. Projeto já está em fase de licitação.

REJEITADA

Outras duas unidades básicas já estão licitadas, que são a dos Girassóis e a do Santa Maria. No entanto, a UBS do Tita Resende ainda vai demorar mais um pouco, pois a licitação restou deserta. Ninguém se interessou pela obra. Provavelmente porque o preço ficou muito abaixo do orçamento de mercado…

DRONES EM AÇÃO

Embora o secretário Sétimo Bóscolo Neto tenha considerado satisfatório o resultado do Dia A, de combate às arboviroses, ele reconhece a dificuldade de acesso às residências para fiscalização pelas equipes da Zoonoses. Tanto assim que esta semana ainda será realizada reunião com a Procuradoria Geral do município e o secretário de defesa Social, Glorivan Bernardes, para discutirem sobre a possibilidade legal de uso de drones para verificar terrenos vagos e quintais. Objetivo é desenvolver ações preventivas contra a dengue, que preocupa tanto quanto a Covid, ultimamente.

PODE PIORAR

Números de infectados com Covid podem aumentar ainda mais, nos próximos 10 dias, como reflexo das festas da Expozebu. É o que prevê o secretário Sétimo Bóscolo Neto. Por essa razão, a Secretaria está intensificando a vacinação e recomendando à população que volte a usar máscara e retomar os cuidados dos tempos de pandemia. Uso de álcool gel e distanciamento social são essenciais nesse momento, outra vez.

QUE HORÁRIO É ESSE?

Secretaria Municipal de Planejamento vai realizar a audiência pública no dia 30 deste mês, às 15 horas, para discutir os projetos de lei que contêm alterações na Lei de Parcelamento do Solo e Condomínios Urbanísticos e na Lei do Plano Diretor. A audiência acontecerá no auditório do Centro Administrativo. O problema é esse horário? Quem poderá participar das discussões, às 15h, no meio da tarde de um dia útil, dia de trabalho? Só mesmo as pessoas diretamente interessadas nesse assunto…

ASSUNTO DELICADO

A ideia de criar audiências públicas nasceu justamente da necessidade de oportunizar à comunidade a discussão de assuntos que afetam a vida da cidade. Por essa razão, é fundamental que o horário seja adequado, para que um maior número de pessoas possa participar. Afinal, a convocação para a audiência pública do Plano Diretor e Lei de Parcelamento do Solo afirma que essa iniciativa pretende obter a “contribuição dos participantes” para “a elaboração da proposta que possibilitará a implantação de loteamentos fechados e condomínios urbanísticos de interesse social em imóveis localizados na Macrozona de Transição Urbana, desde que situados em áreas imediatamente contígua à malha urbana consolidada. A intenção da mudança nas legislações em questão é possibilitar que a população de baixa renda também possa ter acesso a estes tipos de empreendimentos, que, atualmente na Macrozona de Transição Urbana somente são oferecidos à população de média/alta renda.”

NOME CERTO

O Consórcio CP Uberaba venceu a licitação para a construção das obras de infraestrutura no Distrito Industrial IV, ao preço de R$ 6,9 milhões.

BOMBA!

Dos 27 recursos de infração julgados pela Jari nas três últimas sessões, sendo uma em março e duas em abril, apenas dois tiveram êxito. Todos os demais tomaram “bomba”. Detalhe: oito recursos foram contra autuações ao mesmo veículo, placa HGW 4681.

ADEUS!

Finalizo a coluna de hoje com uma homenagem especial à querida escritora Ani Arantes, companheira de Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Mulher empoderada, forte e ao mesmo tempo suave. Alegre, e sempre elegante, com seu porte de Miss e seu sorriso amigo. Ani nos pregou uma “peça” nesta terça-feira, quando seu coração generoso parou de bater, sem nos dar aviso prévio. Ani nos deixou aqui, sem entendermos direito as razões de sua partida, fato que também partiu nosso coração. Só nos resta dizer que foi um prazer conhecer uma mulher tão simpática e interessante, e desejar que Deus console o coração de todos os seus familiares, em especial do querido amigo Juliano, companheiro de longas jornadas na Adesg.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por