ALTERNATIVA

ABCZ prepara ExpoZebu presencial para este ano

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 24/01/2022 às 21:20Atualizado em 18/12/2022 às 18:07
Compartilhar

SOLUÇÃO PARA OS PANELÕES

Panelões na pista do BRT da Leopoldino de Oliveira continuam desafiando uma solução definitiva. No governo passado, uma obra de reconstrução do pavimento foi executada, mas, passados dois anos, os panelões estão de volta, dificultando o trânsito dos ônibus. Não raro, os motoristas são obrigados a invadir a pista dos carros para evitar os panelões na pista do BRT. E assim, a cada temporada de chuva, a situação se repete, levando o dinheiro público para o ralo.

FAZER O QUÊ?

Secretário interino de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, anuncia para esta terça-feira a cobertura paliativa dos panelões e uma conversa com a empreiteira que realizou o serviço, no governo passado. De antemão, porém, ele diz que a espessura do pavimento está de acordo com a norma técnica. Vale destacar que essa espessura do asfalto utilizada no Brasil é de cerca de 5 cm, enquanto no Japão, após os fortes terremotos de 2011, as vias foram reconstruídas com 40 cm. Isso mostra claramente que não existe milagre. Se quisermos um serviço bem feito e durável, é preciso “enfiar a mão no bolso”. Fazer o mais barato dá niss ter de refazer a pavimentação periodicamente, o que acaba saindo até mais caro.

FAZER O CERTO

A propósito, Pedro Arduini prevê para as próximas semanas o lançamento do edital de licitação para a contratação de empresa terceirizada visando ao recapeamento das ruas da cidade. Uberaba tem mais de 1.700 km de vias pavimentadas, e com as chuvas os buracos se multiplicaram na velocidade da luz. Pedro ressalta, porém, que o próximo tapa-buracos terá de ser feito de acordo com as normas técnicas, com recorte do pavimento para refazer todas as camadas do asfalto.

PRESENTE PARA UBERABA

A rotatória do Parque Fernando Costa tem tudo para ser um cartão postal de Uberaba. Ali será instalado um momento ao zebu, a partir de projeto idealizado pelo arquiteto Gustavo Penna. O monumento vai ocupar toda a rotatória, com homenagem a todas as raças zebuínas, representadas em totens elevados para colocá-las no topo do prestígio da pecuária nacional. Projeto prevê, ainda, espelho d´água com queda, num efeito de borda infinita, e talude verde arrematado por flores. Projeto paisagístico é assinado pelo uberabense Alexandre Lico, e compõe a repaginação interna do Parque de Exposições também.

POLÊMICAS DEFENSAS

Muita gente tem questionado a construção de defensas no entorno da rotatória do Parque Fernando Costa, onde até então só existiam meios-fios comuns. Segundo explicação do engenheiro José Elias Miziara, responsável pela execução da obra, as defensas servem como barreiras para desestimular a travessia de pedestres fora da faixa, evitando, assim, o risco de atropelamentos. A defensa, no caso, terá apenas 60 cm de altura.

FESTA PRESENCIAL

Se a pandemia da Covid-19 der uma trégua, a Expozebu deste ano ano será presencial, de 30/4 a 8/5. É o que garante o presidente Rivaldo Machado Borges Junior. No entanto, se até lá não houver segurança para a saúde das pessoas, a ABCZ poderá realizá-la pelo meio virtual, a exemplo do que aconteceu, com sucesso, nos dois últimos anos.

LUZ AMARELA

Enquanto as pessoas continuam ignorando a quarta onda da pandemia em Uberaba, o número de óbitos saltou para 5 confirmados no boletim epidemiológico desta segunda-feira. Ainda há outros 2 em investigação. E a ocupação dos leitos hospitalares vai subindo feito foguete. Para se ter uma ideia, 60 dos 87 leitos de enfermaria Covid da rede pública estão ocupados com pacientes, enquanto metade dos leitos de enfermaria Covid da rede particular tinha pacientes nesta segunda-feira. Nas UTIs a situação não é mais tão confortável quanto em dezembro. Abrimos a semana com 25 dos 35 leitos de UTI Covid da rede particular (leia-se Hospital São Domingos) ocupados, além de outros 19 leitos dos 52 disponíveis no Hospital Regional e Hospital de Clínicas também ocupados. Esses números não incluem os pacientes infantis.

DE FORA

Duas empresas disputam a obra para implantação do ramal ferroviário entre Uberlândia e Chaveslândia. São elas a Rumo e a VLi. Obra deve movimentar mais de R$ 2,7 bilhões na construção de 235 km de ferrovia que, neste caso, destina-se ao escoamento da produção agrícola da região, em especial a produção de grãos. Lamentavelmente Uberaba não foi incluída nesse projeto das licitações para a construção das chamadas short lines ferroviárias - linhas menores que se conectam com ferrovias troncais e servirão como complemento da malha ferroviária estruturante do estado. Uma pena!

COMO ASSIM?

Informações extraoficiais dão conta de que a Usina Vale do Tijuco já deixou, há tempos, de prestigiar Uberaba na contratação de mão-de-obra. Quase a totalidade dos empregos gerados pela usina estão preenchidos por trabalhadores de Uberlândia. Não bastasse, toda a frota da usina tem placas na vizinha cidade, em flagrante prejuízo para Uberaba, especial pelo repasse do IPVA anual. Pois é…

OLHA O MISERÊ

Agentes de trânsito ligados à Secretaria de Defesa Social aguardam ansiosos pelo dinheiro devolvido pela Câmara à Prefeitura, na expectativa de ganharem novos uniformes. Os atuais, segundo consta, estão em frangalhos.

AU AU

Acredite, se quiser: um vira-lata caramelo tem atrapalhado as operações de pouso e decolagem no aeroporto de Uberaba. O cachorro tem porte médio e corre de um lado para o outro, escapando da ação de populares que tentam capturá-lo. Com isso, os aviões da Azul são obrigados a arremeter e ficar sobrevoando a cidade, para evitar acidentes. Pode isso?

DECISÃO ACERTADA

Diretoria do Jockey e seus parceiros decidiram, acertadamente, adiar para 9 de julho a famosa Feijoada que estava programada para o mês que vem. Com o adiamento motivado pela onda de Covid, os ingressos adquiridos continuam valendo para a nova data, assim como asseguradas as mesmas atrações. A vida e a saúde dos convidados em primeiro lugar.

OUTRA VERSÃO

“A secretária adjunta de Planejamento nunca efetuou qualquer compra on-line pelo computador da prefeitura. Ela acessou a conta bancária pelo computador para resolver algo quanto a conta salário dela, já que havia sido nomeada há poucos dias. E ficou comprovado que houve um problema de responsabilidade do banco e, por isso, foi lavrado Boletim de Ocorrência por ela mesma. Não tem relação com usar o computador da Prefeitura”. É o que diz a nota encaminhada pela assessoria de comunicação da Seplan à colunista.

O QUE DIZ O BO

O histórico do boletim de ocorrência lavrado no dia 29 de novembro de 2.021 diz o seguinte: “a sra. Fúlvia Maria Mendes, secretária adjunta da Seplan, alega que utilizou o computador do seu local de trabalho (que teoricamente somente a sra. Fúlvia tem acesso) para fazer cadastro da conta física da mesma no Sicoob. Este fato foi necessário devido ao valor envolvido. Nenhuma transação bancária foi realizada pelo computador. A sra. Fúlvia iria fazer toda transação via app em seu celular. Porém, quando foi realizar a movimentação bancária, verificou que sua conta no banco Bradesco (conta jurídica) estava com R$ 9.000,00 a menos e verificou que foram realizados três Pix cada um no valor de três mil reais. A sra. Fúlvia alega que a primeira vez que tentou o cadastro o computador estava bastante lento e somente na segunda tentativa conseguiu fazer o cadastro. Imediatamente após a verificação dos Pix a sra. Fúlvia entrou em contato com sua gerente do Banco Bradesco, que tentou estornar os valores, porém sem sucesso”.

Nos bastidores, o que se comentou na época foi o uso indevido do computador da Prefeitura pela novata secretária adjunta para compras on-line. Menos mal que não tenha sido para compras. Mas que está estranha essa história de abrir conta salário no Sicoob, isso está. Afinal, a Prefeitura pagava os salários pela Caixa em 2021…

CURRÍCULO DA INTERINA

A secretária interina Fúlvia Mendes é graduada em Arquitetura e urbanisno pela Uniube, turma de julho de 2013 e especializada em Gestão Ambiental também pela Uniube. Embora seu currículo Lattes esteja atualizado somente até junho de 2020, a interina revela ter feito mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia e cursa atualmente pós-graduação em Gestão, Governança e Setor Público pela PUC-RS.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por