ALTERNATIVA

Ex-vereador volta a "aprontar" na UPA São Benedito

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/01/2022 às 20:28Atualizado em 18/12/2022 às 18:03
Compartilhar

EX-VEREADOR VOLTA A "APRONTAR" NA UPA SÃO BENEDITO

Ex-vereador Thiago Mariscal “aprontou” de novo na UPA São Benedito, na quinta-feira. Ao gravar live para mostrar a fila de espera de pacientes com síndrome gripal para atendimento, ele incitava a população a se rebelar contra o que chamou de “demora”. O resultado não poderia ser mais desastroso justamente para quem depende do serviço público na área da saúde: desestabilização emocional dos profissionais de linha de frente que estavam no plantão e pedidos de demissão registrados por médicos plantonistas. É o tal negóci muito ajuda quem não atrapalha. O ex-vereador parece que ainda não entendeu isso.

POR POUCO

A tal live do ex-vereador foi feita justamente quando um paciente em estado grave estava sendo intubado na UPA São Benedito, segundo revelou a responsável técnica em Enfermagem, Gisele Andrade. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota ela disse também que as UPAs estão atendendo muito além de sua capacidade e naquele mesmo dia as duas UPAS atenderam nada menos do que 537 pacientes com síndrome gripal. Não bastasse a demanda altíssima nessa época, a UPA São Benedito teve de fazer remanejamento de profissionais, porque sete médicos estão afastados por Covid.

AGRESSÃO FÍSICA

Embora os profissionais de saúde estejam se desdobrando para atender a população e se arriscando à contaminação pela Covid e Influenza, paciente irritado com a demora no atendimento agrediu médica plantonista no seu primeiro dia de trabalho na UPA. O cidadão embolou o receituário e jogou no rosto na médica. Resultad a médica pediu demissão. Uma a menos para atender quem precisa.

SEGURANÇA JÁ

Nesta sexta-feira a Funepu acionou a Prefeitura, pedindo a presença da Guarda Municipal nas UPAs para garantir a segurança dos profissionais que trabalham ali.

VACINA NO DRIVE

Drive de vacinação do Shopping Uberaba vai funcionar neste sábado, das 8h30min até às 16h, para imunização de pessoas a partir de 12 anos, tanto para 1ª dose, quanto 2ª ou dose de reforço.

VACINE AQUI

Não está descartada a possibilidade de instalar no Calçadão da Artur Machado um ponto de vacinação de crianças. É o que diz a referência técnica da Central de Vacinas da Secretaria municipal de Saúde, Priscila Amaral. No entanto, ela destaca que o Ministério da Saúde orientou os municípios para que a vacinação das crianças com comorbidades ou portadoras de deficiência seja feita em local apartado da vacinação de adultos, e que todas as orientações sejam dadas aos pais. Com isso, a imunização é cercada de maiores cuidados, e as crianças ficam em observação por alguns minutos após receberem a picadinha no braço.

SEMANA QUE VEM

Priscila Amaral acredita que até quarta-feira, no mais tardar, deverá ter início a vacinação de crianças sem comorbidades em Uberaba. Outros três ou quatro postos de vacinação estão sendo preparados e novas equipes treinadas para atender a esta demanda, que certamente será maior do que a atual. Se tudo correr de acordo com as projeções feitas pela Secretaria de Saúde, será possível vacinar uma boa porcentagem da população infantil antes do início do ano letivo. Amém!

É GRAVE!

É grave o problema encontrado pelas equipes do Codau e Secretaria de Obras na vistoria feita na cratera aberta na rua Terezinha Campos Waack. Na quinta-feira os engenheiros estiveram lá, acompanhando o vice-prefeito Moacyr Lopes, que também é engenheiro, para checar o serviço emergencial da rede pluvial que a Codau está executando. Nesse primeiro momento, foram identificados os problemas e realizados serviços provisórios, apenas para liberar o trânsito, o que já aconteceu na tarde desta sexta-feira. Dentre os problemas detectados, o vice-prefeito destacou que o projeto original não previu a retirada da rede antiga, que continua debaixo da rua. Da mesma forma, o material usado para compactação não é de boa qualidade. O resultado está aí…

E AS MINAS?

Para Moacyr, o mais grave nessa obra da Terezinha Campos Waack é que a rua não tem drenagem das minas existentes naquela região, e que são responsáveis por encharcar frequentemente o solo, por baixo da rua. “Isso é algo em que precisamos nos aprofundar para resolver, pois será sempre um problema por conta da falha de projeto e de fiscalização” - destacou.

VAI LONGE

Explicações técnicas do vice-prefeito Moacyr Lopes dão conta de que houve o desmoronamento da caixa de passagem na rua Terezinha Campos Waack por erro técnico durante a execução da obra, em 2019. A caixa de passagem, segundo Moacyr mostrou em video publicado no JM online, foi feita em cima da bolsa do tubo. “O que é um erro de construção, porque ela é feita de polipropileno, que achata com o tempo e a água começa a passar nessa fresta, levando o material e causando o desmoronamento”. Os reparos definitivos, no entanto, vão demandar um tempinho bom…

JÁ QUE…

Além dos reparos nesse local onde houve o desmoronamento, a Codau vai fazer algumas melhorias que não constavam do projeto original, como a drenagem da Rua Dolores Cunha Campos, que cruza a Terezinha Campos Waack. Moacyr Lopes explica que serão construídas duas bocas de lobo em cada lado da via, para o escoamento das águas pluviais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por