ALTERNATIVA

Prefeitura convoca mais médicos e enfermeiros em caráter de urgência

Lídia Prata
Publicado em 14/01/2022 às 21:02Atualizado em 18/12/2022 às 17:51
Compartilhar

NEM PENSAR

Campeonato Mineiro de Futebol poderá ter limitação de público já na sua estreia, programada para o dia 26 deste mês. Foi o que disse o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista exclusiva ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira. O secretário disse que por enquanto o governo Zema não deve estabelecer restrições mais severas para conter o avanço da Covid em Minas, porque a ocupação dos leitos hospitalares está controlada. Baccheretti elogiou as medidas adotadas pela prefeita Elisa em Uberaba, frisando que a Secretaria de Estado tem recomendado aos municípios que os grandes eventos não sejam realizados neste momento. “Não tem momento pior do que agora”, avaliou Baccheretti.

AINDA NÃO

Pelo menos por enquanto o Estado não deve impor a obrigatoriedade de apresentação do passe sanitário para acesso a restaurantes, estádios etc. Baccheretti disse que “quem tem de criar regras é quem tem condições de fiscalizar o cumprimento delas”. Ou seja, se esse passe sanitário vier a ser adotado em Minas, caberá aos municípios estabelecer essa obrigatoriedade.

DOSES PARA CRIANÇAS

Minas já começou a distribuir nesta sexta-feira as 110 mil doses de vacina contra a covid para o público infantil. Os imunizantes da Pfizer serão suficientes apenas para a primeira dose (D1) em 5,91% de crianças de 5 a 11 anos de idade no Estado. Segundo o secretário Fábio Baccheretti, Minas precisa de 1,8 milhão de doses para vacinar todas as crianças nessa faixa etária. Mas ele acredita que até março será possível atingir a meta de 100% do público alvo imunizado.

Para o interior do Estado, a previsão é que até segunda-feira todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.

CADA UM NA SUA

Na entrevista exclusiva do secretário Baccheretti à Rádio JM, ele deixou claro que a volta às aulas presenciais não estará atrelada à vacinação prévia dos alunos. No entanto, caberá aos municípios decidirem se montarão postos de vacinação nas escolas. O Estado não vai interferir.

VAMOS LÁ!

A propósito, nesta sexta-feira o vereador Marcos Jammal já pediu á prefeita Elisa que estude a possibilidade de vacinar as crianças nas próprias escolas, para agilizar o processo de imunização. Bastaria que os pais mandassem uma autorização por escrito para o filho ser vacinado.

MANDOU BEM

Até 13/1, o percentual de cobertura vacinal contra Covid-19 com a primeira dose já havia ultrapassado 91,96% da população mineira com idade acima de 12 anos, e a segunda dose alcançou 86,27% desse público. Minas vacinou com a dose de reforço mais de 3.670.445 pessoas. Nesse contexto, Uberaba é uma das cidades com melhor desempenho e maior percentual de vacinas aplicadas na população.

EM BAIXA

Cerca de 10% do efetivo da Guarda Civil Municipal está fora de combate, derrubada pela Covid, incluindo o comandante Neves, cuja esposa testou positivo.

PORTAS FECHADAS

A agência Select do Banco Santander ficou fechada nesta sexta-feira, porque pelo menos uma funcionária testou positivo para Covid. Todos os outros funcionários foram afastados até segunda-feira, quando vão passar pelo teste de Covid antes do retorno ao trabalho e reabertura da agência.

COVIDÁRIO DAS AMÉRICAS

Delegacia de Polícia Civil enfrenta um surto de Covid jamais visto. De delegados a profissionais de apoio, poucos estão conseguindo escapar da contaminação. O grande problema na Delegacia é o rodízio de pessoas, inclusive para vistorias. A Secretaria municipal de Saúde já está monitorando o caso.

REFORÇO NO TIME

A propósito, a secretaria municipal de Saúde já convocou mais profissionais para reforçar seus quadros, nessa época em que a pandemia tem deixado muitos profissionais fora de combate. No Porta Voz desta quarta-feira foram chamados 7 médicos para o Programa de saúde da Família, mais 7 clínicos gerais para o atendimento pelo Telessaúde (o programa que atende pacientes com síndrome gripal por telefone), e outros 7 para repor os quadros da secretaria em razão de afastamentos e de desligamentos, além de 9 técnicos em enfermagem para atuar no SAMU e 3 condutores de ambulâncias.

UM ANO EM NÚMEROS

Vice-prefeito Moacyr Lopes concluiu o relatório de suas atividades em 2021, registrando nada menos do que 247 correspondências recebidas e outras 123 enviadas pelo seu gabinete. Balanço revela, ainda, 95 memorandos expedidos, 30 ofícios enviados, 21 visitas in loco e a participação do vice-prefeito em 386 reuniões, o que dá mais de uma reunião por dia, considerando sábados e domingos inclusive.

EM DEFESA DA EXCLUSIVIDADE

“Trata-se de um antigo anseio dos servidores públicos municipais, em sua maioria, em especial dos aposentados, cujo cartão vermelho do plano de saúde é dado no ato da aposentadoria, vindo a sobrecarregar a rede pública e ferir a dignidade do servidor”. Esta é a justificativa da vereadora Lu Faquineli para insistir na proposta de construção de uma UBS exclusiva para os servidores municipais, usando parte dos recursos destinados pelo Banco do Brasil à Prefeitura com a compra da folha de pagamentos. Segundo a vereadora, “o custeio dessa UBS não viria da arrecadação de tributos, nem de repasse de outras esferas públicas, não havendo qualquer privilégio ou prejuízo à sociedade. É dinheiro do servidor revertido para o servidor”. É uma questão de ponto de vista, claro.

MAIS OBRA

Vão custar R$ 596 mil e uns quebrados a construção de cobertura e a reforma da quadra de esportes localizada no Morumbi, mais especificamente na rua Anísio Leite. Obra será realizada pela Sanioto Construções.

MUTIRÃO DO BB

Banco do Brasil faz mutirão neste fim de semana para a abertura de contas dos servidores municipais. Além das quatro agências que estarão abertas exclusivamente para atender aos servidores, o contêiner montado no estacionamento do Centro Administrativo funcionará das 10h às 15h, com 3 atendentes full time. Informação é do gerente Neimar Barbosa,

PROGRAMA LEGAL

Quem ama viajar e colecionar lembranças de diferentes partes do mundo poderá ter tudo isso sem sair da cidade. O Shopping Uberaba receberá, a partir deste sábado, dia 15, a Feira Internacional Nações & Artes, que reúne milhares de peças exclusivas de vários países e artesanatos locais. A visitação é gratuita.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por