ALTERNATIVA

Casos de Covid batem a marca de 1.100 em Uberaba em 24h

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 12/01/2022 às 20:33Atualizado em 18/12/2022 às 17:46
Compartilhar

SINAL FECHADO

Para quem acha que a pandemia está sob controle em Uberaba e as medidas restritivas são “um exagero”, o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira mostra exatamente o contrário. Foram registrados 1.148 casos novos de Covid em 24 horas. Fechamos a quarta-feira com 5.497 casos ativos na cidade e uma taxa de transmissão de 2,25, ou seja, cada 100 infectados transmitem a doença para 225. Todo cuidado é pouco nesse momento.

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

Prefeitos, secretários de Saúde e equipes de linha de frente do enfrentamento à pandemia na micro e na macrorregião do Triângulo Mineiro vão se reunir na manhã desta quinta-feira com o secretário de Estado, Fábio Bacchereti. Reunião virtual foi articulada pela prefeita Elisa para tentar alinhar com o governo Zema um apoio emergencial à região para enfrentar essa nova onda da pandemia. Prefeitos de vários municípios vizinhos se queixam da falta de vacinas e de kits para testagem da população. Essas queixas serão levadas ao secretário de Saúde, em busca de solução.

ÔMICRON CAUSA BAIXAS NO GOVERNO

Surto de Covid na Prefeitura atinge frontalmente as secretarias de Governo e de Comunicação. Boa parte da equipe comandada pela secretária Indiara Ferreira está afastada, enquanto na Comunicação apenas 3 ou 4 jornalistas (incluindo a secretária Celi Camargos) estão na ativa ainda. Na Fundação Cultural, o presidente Cássio Facure é mais um que está padecendo com a Covid.

MAIS SURTO DE COVID

Casa de Proteção “Catarina Souto” enfrenta surto de Covid. Duas crianças estão contaminadas, além da gerente e de servidores, que foram afastados. Segundo denúncia recebida pela coluna, a diretora da pasta na Secretaria de Desenvolvimento Social teria sido avisada, mas não tomou qualquer providência. Consultada sobre a questão, a secretária Gicele Gomes confirmou que os casos de Covid na instituição que acolhe crianças vítimas de maus tratos, abusos, negligência. Mas disse que as providências foram tomadas sim. Ministério Público foi imediatamente comunicado, e a Vigilância Epidemiológica esteve na instituição, orientando sobre as medidas a serem adotadas. A princípio, a opção foi pelo isolamento das duas crianças, que felizmente estão com sintomas leves. Todas as outras foram testadas e o resultado negativo. A secretária de Desenvolvimento Social está acompanhando de perto o caso.

REMANEJAMENTO

Na Secretaria de Saúde, mais um problema tem tirado o sono do secretário Sétimo Bóscolo Net os afastamentos dos profissionais médicos lotados nas unidades básicas, por conta da gripe e da Covid. Essas baixas estão obrigando o RH da Saúde a remanejar profissionais de outras unidades para não deixar os pacientes sem assistência médica, mas a situação não está nada fácil. Nessa situação estavam unidades de grande movimento, como a Roberto Árabe, em frente ao Hospital regional, assim como a Valdemar Hial, e os postinhos do Rio de Janeiro, Jardim Triângulo, Residencial 2000, Recreio dos Bandeirantes, dentre outras. Ao todo foram 11 médicos de UBSs nocauteados pelos vírus do momento.

FORA DE COMBATE

Presidente da Câmara, vereador Ismar Marão, também está fora de combate esta semana. Testou positivo para Covid.

VACINAÇÃO SUSPENSA

Um novo carregamento de vacinas da Pfizer contra Covid deve chegar em Uberaba nesta quinta-feira. Parece mentira, mas não é. Apesar do estado deplorável e das incontáveis quedas de barreiras nas estradas mineiras provocadas pelas chuvas, o Estado despachou os lotes de vacinas por caminhão. Pura falta de juízo! Por que não mandou as vacinas por avião, como fez no ano passado? Se tivesse vindo em voo da Azul já teria chegado aqui, evitando, assim, a suspensão da vacinação de 2ª dose e dose de reforço da Pfizer na cidade.

QUANTITATIVO SUFICIENTE

Segundo a coordenadora da vacinação, Ana Vera Abdanur, Uberaba deverá receber um volume grande de doses do imunizante da Pfizer, o que será suficiente para imunizar os que faltam. Da mesma forma, Ana Vera avalia que os estoques de vacina contra Influenza serão suficientes para atender à demanda. Oremos!!!

AGORA VAI

Veja a que ponto o Canadá chegou para persuadir a população a se vacinar. Na Província de Québec, a mais populosa do país, o governo anunciou restrições na venda de bebida alcoólica e de maconha (que é legalizada lá). Para comprar um e/ou outro, o cliente teria de apresentar o passaporte sanitário. resultado, de um dia para outro a procura por vacina aumentou 400%. Além disso, o governo anunciou que vai cobrar imposto dos adultos que se recusam a tomar vacinas contra a Covid, exceto por razões de ordem médica. O premiê afirmou que pessoas não vacinadas prejudicam as demais, por isso devem pagar o imposto. Achei a medida sensacional.

NA BRONCA

Sindicato Rural de Uberaba levantou o tom de voz contra o decreto de enfrentamento à pandemia, publicado na segunda-feira. Em nota publicada no Jornal da Manhã, nesta quarta-feira, o presidente Gilberto Dias destaca a insatisfação dos produtores com a suspensão dos leilões pecuários. Na nota, ele considera incoerente a equiparação de leilões a shows e festas de formatura para efeito de restrição. Termina ressaltando que o Sindicato Rural “não aceitará mais nenhuma ação do poder público que ocasione a perda dos direitos dos produtores rurais no legítimo exercício de suas atividades econômicas”. Segundo informações de bastidores, o jurídico do Sindicato está trabalhando para derrubar judicialmente a suspensão dos leilões de gado em Uberaba.

INFERNO ASTRAL

Deputado federal André Janones vive seu momento de “inferno astral”. Se não bastasse ele estar contaminado pela Covid, esta semana foi alvo de denúncias de um ex-assessor que o acusa de montar um esquema de “rachadinha” no seu gabinete, com apoio da atual prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes. Denúncia ganhou repercussão nacional com imagens circulando em emissoras de televisão e redes sociais. E ainda teve o agravante da TV Vitoriosa, que acusa o parlamentar de tentar “subornar” seus repórteres para não divulgar a denúncia no programa Chumbo Grosso. Pois é. Preste atenção para não desperdiçar seu voto novamente este ano. Afinal, André Janones levou mais de 11 mil votos de Uberaba e virou as costas para a cidade depois de eleito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por