ALTERNATIVA

Sucessora da Nutriplus teve problema com infestação de ratos

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 04/01/2022 às 19:12Atualizado em 18/12/2022 às 17:29
Compartilhar

SEIS POR MEIA DÚZIA

Governo municipal pode estar trocando 6 por meia dúzia no fornecimento de merenda escolar. Licitação teve como vencedora a empresa Soluções Serviços Terceirizados, que propôs o menor preço. Ainda cabe recurso, mas se não houver contestação, essa Soluções Serviços Terceirizados será a sucessora da Nutriplus pelos próximos seis meses. É aí que mora o perigo.

MOFO X RATOS

Se a Nutriplus entregou pão mofado na merenda escolar e pisou na bola com produtos de má qualidade nas cestas escolares, os problemas da Soluções são ainda mais graves. Pra começar, a empresa foi aberta com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) referente a limpeza predial e residencial. Ou seja, a empresa foi aberta para essa finalidade. Em 2019 passou a fornecer alimentos para presídios no Rio de Janeiro e merenda para escolas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Além de se envolver numa série de pendências que desaguaram em nada menos do que 2.537 processos judiciais, a Soluções teve problemas com infestação de ratos. Isso foi parar na internet com videos mostrando vários “parentes do Mickey Mouse” dormindo em fardos de alimento ou fazendo de sacos de macarrão uma “cama quentinha” para repousar. Um desses vídeos está aqui, para quem se interessar. Pois é. Essa é a empresa que pode vir a substituir a Nutriplus. Deus permita que essa “solução” não se transforme num “problemão” para o governo Elisa!

TUDO DE NOVO

O número de casos da COVID está explodindo em Minas. Nesta terça-feira, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde registrou 2.410 infectados e 15 mortos pelo vírus, em 24 horas. Em Uberaba, os casos também não param de crescer, com atendimentos batendo recordes nas duas UPAs. No Mirante foi instalada tenda para abrigar os pacientes que chegam com síndrome gripal.

MAIS DA METADE

Dos 493 pacientes atendidos na UPA Mirante na segunda-feira, dia 3, 296 apresentavam sintomas de gripe, com suspeita de Covid. Na UPA São Benedito, foram 269 atendimentos por síndrome respiratória, de um total de 497 pacientes atendidos no dia. Nos dois casos, mais da metade tinham sintomas de gripe, que são muito semelhantes aos da Covid.

PEGANDO FIRME

Vacina tem. Está faltando braço de uberabense para ser imunizado. É o que diz post da prefeitura em redes sociais. Aliás, o trabalho de busca ativa realizado pela Secretaria de Saúde aqui em Uberaba merece aplauso. Além de levar a unidade móvel aos bairros e terminais de ônibus, a SMS está disponibilizando a van para ir às empresas vacinar o pessoal. E a agenda desta semana já está fechada, segundo revela a enfermeira Priscila Amaral, referência técnica da Central de Vacina. Os pedidos estão chegando num volume surpreendente pelo e-mail disponibilizado para essa finalidade. Tem mais: no domingo, a unidade móvel estará na feira da Abadia e no Mercado Municipal, à disposição dos interessados em receber vacinas contra Covid e contra Influenza.

ABANDONO VACINAL

Em novembro o índice de abandono vacinal em Uberaba bateu a marca de 11%. Agora caiu para 8%. São pessoas que tomaram uma dose da vacina contra a Covid e não voltaram para a segunda dose. Mesmo assim a SMS quer zerar esse percentual e imunizar 100% do público alvo o quanto antes.

CRIANÇAS

De acordo com Priscila Amaral, Uberaba está prontinha para iniciar a imunização de crianças na faixa de 5 a 11 anos de idade. Tão logo sejam distribuídas as doses pelo Ministério da Saúde, Uberaba iniciará a vacinação, seguindo a deliberação do Estado publicada no dia 29 de dezembro.

CONSULTA PÚBLICA

A maioria das pessoas que opinaram na consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde para saber a opinião sobre a vacinação contra a COVID-19 de crianças foi contrária à obrigatoriedade da imunização. No período em que a consulta esteve aberta, entre 25 de dezembro a 2 de janeiro, 99.309 pessoas opinaram. “A maioria se mostrou concordante com a não compulsoriedade da vacinação e a priorização de crianças com comorbidade”, afirmou a secretária de enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Mello. Segundo a secretária, a maioria também foi contrária à prescrição médica no ato da vacinação. Ela anunciou que será divulgado nesta quarta-feira o documento com diretrizes referentes à vacinação de crianças.

BLITZ

Diante das queixas sobre a demora no atendimento na UPA Infantil, o vice-prefeito Moacyr Lopes esteve no Hospital da Criança esta semana. Chegou sem marcar, sem avisar, e constatou que a espera por atendimento está acima da média registrada nas UPAs. No grupo de whatsapp “Política 2022”, ele confirmou a falta de um médico quando esteve lá, o que foi providenciado em 1 hora. “Mesmo assim, o hospital será notificado” - afirmou Moacyr.

PARA TODOS

Já tem vacina contra a gripe em todos os postinhos da Prefeitura. Não tem desculpa para não tomar a picadinha no braço.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por