ALTERNATIVA

Elisa vai a São Paulo tentar destravar o gasoduto

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 30/11/2021 às 06:57Atualizado em 18/12/2022 às 17:13
Compartilhar

GASODUTO NA PAUTA

Prefeita Elisa esteve em São Paulo nesta segunda-feira, para reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia. O gasoduto foi o tema principal do encontro. Prefeita foi acompanhada pelo deputado Zé Silva, que agendou o encontro na capital paulista, e pelo presidente do Solidariedade em Uberaba, o empresário Eduardo Palmério, além da secretária para Assuntos Regionais, Miria Resende. 

REVISÃO URGENTE

Primeiro dia de vacinação contra a Covid exclusivamente nas unidades de saúde foi marcado por alguns descompassos. A entrega das doses pela Prefeitura atrasou, deixando muita gente impaciente na fila. Outro fator que gerou muita reclamação foi a falta de exclusividade para vacinação contra Covid. A mesma sala foi usada para os adultos e para as crianças, que seriam imunizadas com outras vacinas tradicionais da infância.

AJUSTANDO O PASSO

Coordenadora do Movimento Popular Pró-Vacina, a neuropsicóloga Liliane Além-Mar enfrentou a confusão do primeiro dia da vacina exclusiva em postinhos para tomar a terceira dose contra Covid. Ela manifestou sua preocupação com o que presenciou e sugeriu que a Secretaria municipal de Saúde adote salas diferentes para a vacinação do público a ser imunizado contra o coronavírus, não apenas por precaução (não ter o risco de mistura inadvertida de vacinas), como para evitar as filas, que são sempre fator de desestímulo às pessoas. Basta falar que a pessoa vai ter de ficar na fila, debaixo de sol, para provocar desistência. E nesse momento de preocupação com uma quarta onda da Covid, o que não se pode querer é que as pessoas desistam de tomar a vacina…

MUDANÇAS IMEDIATAS

Coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur anuncia mudanças no esquema vacinal contra a Covid já a partir desta terça-feira.

DE MUDANÇA

Conforme esta coluna informou em primeira mão, o Centro de Referência de Atendimento Covid está deixando a Unidade Roberto Abdanur, em frente ao Hospital Regional. Passará a funcionar na Unidade São Cristóvão a partir de amanhã, 1º de dezembro. Neste caso, será necessário que o governo municipal faça uma boa divulgação da mudança e uma estruturação mais eficiente do atendimento no novo endereço, para evitar o descompasso observado com a vacinação nas UBSs esta semana.

PASSE SANITÁRIO

A propósito, Liliane Além-Mar defende a exigência do passe sanitário para controle de entrada e saída de pessoas do país, como já fazem vários outros países como forma de blindar sua população contra nova onda da pandemia. Ela destaca que países onde a vacinação está mais atrasada, e não se exige o passaporte sanitário, os casos de Covid voltaram a se multiplicar. Claro que o passe sanitário não exclui, mas complementa, as medidas protetivas, como uso de máscara, álcool geral etc. É muito simples ter o passe sanitári basta baixar o aplicativo Conecte SUS.

RIGOR

Passe sanitário não significa que a pessoa está imune à Covid. Mas estimula as pessoas a tomarem a vacina, que é a única arma disponível para evitar casos mais graves da doença. Paralelamente, é necessário instituir a exigência da apresentação de resultado negativo de teste de Covid com 24 horas de antecedência ao comparecimento em festas e eventos de grande porte, mesmo que sejam realizados ao ar livre ou local arejado. Enquanto o Brasil não adotar medidas mais rigorosas vamos continuar nessa corda bamba, com medo de nova onda da pandemia e consequente fechamento do comércio outra vez…

DIRETO NO ALVO

Não tiveram êxito os recursos oferecidos por dois motoristas autuados por descarte irregular de materiais. Junta Administrativa de Recursos de Posturas agiu com firmeza e manteve a multa aplicada. Corretíssima a decisão. Esse pessoal que despeja entulhos onde bem entende precisa de limite. É sofá velho, televisão quebrada, geladeira estragada e todo tipo de quinquilharia emporcalhando a cidade. Para se ter uma ideia, a Secretaria de Serviços Urbanos recolheu mais de 124 toneladas de lixo pela cidade, este ano. Boa parte dos locais usados para o descarte de entulhos é a mesma. Prefeitura vai lá e recolhe a sujeira. No dia seguinte o lugar está sujo outra vez. Não há quem aguente! Neste caso, a multa não é apenas punitiva. Tem caráter educativo também.

VIVA O MOSQUITO

Não bastasse a sujeira pela cidade, esses entulhos despejados pela cidade são potenciais criadouros de mosquitos. Embora todos nós estejamos mais preocupados com o coronavírus, não se pode desprezar a quantidade expressiva de casos de dengue na cidade. Situação só não é pior por conta dos mutirões de limpeza que recolhem esses entulhos e da ação dos agentes de endemias, que tem sido eficiente.

NOVO COMANDO

Com apoio da atual diretoria liderada por Eduardo Azank, o advogado Eduardo Jardim venceu as eleições e vai presidir a 14ª Subseção da OAB. Já a seccional mineira será presidida pelo criminalista Sérgio Leonardo, filho do renomado professor Marcelo Leonardo. Sérgio encabeçou chapa de oposição, e derrotou seus três adversários, o ex-presidente Luís Cláudio Chaves, Lucas Bessoni e a advogada Carla Silene, primeira mulher a disputar o pleito em Minas.

VEZ DAS MULHERES

Ao contrário de Minas, a OAB São Paulo elegeu uma mulher para presidente. A advogada criminalista Patrícia Vanzolini venceu as eleições, tornando-se a primeira mulher a comandar a maior seccional da Ordem em todo o país.

BIS

Sucesso absoluto o 1º Festival gastronômico de Uberaba, encerrado neste fim de semana com show animado de Sandra de Sá. Três pratos estão entre os finalistas, e o primeiro colocado será anunciado e premiado no dia 11 de dezembro, no Natal do Parque Fernando Costa. Nesta sua primeira versão, o festival contou com a participação de 20 restaurantes indicados pelo sindicato da categoria. Para o ano que vem, o Sebrae deverá lançar edital abrindo inscrições para quem se interessar. Tem mais: o festival deverá acontecer em agosto ou setembro de 2022, com possibilidade de ser realizado em local aberto, nos moldes do que acontece em Tiradentes e Paracatu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por