ALTERNATIVA

Pré-candidato a governador, Kalil vem a Uberaba neste sábado

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 22/10/2021 às 22:31Atualizado em 19/12/2022 às 01:34
Compartilhar

KALIL EM UBERABA

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, desembarca em Uberaba neste sábado para falar a empresários reunidos no auditório da Aciu sobre o tema “Os municípios mineiros na era da pandemia - o agora e o depois”. Virtual candidato a governador pelo PSD, Kalil tem aparecido bem avaliado pelos eleitores da capital nas pesquisas de intenção de votos publicadas por jornais de Belo Horizonte. Mas, no interior, ele perde feio para o governador Romeu Zema. Nesta sexta-feira, Kalil concedeu entrevista exclusiva à Rádio JM e disse que “o voto mudou muito nos últimos anos”, mas negou que sua vinda a Uberaba seja parte de estratégia para se tornar conhecido no interior. “Agora se fala que tudo tem cunho eleitoral. Mas não é isso. Sou prefeito de Belo Horizonte e trabalho muito de segunda a sexta. Agora, o sábado e o domingo são meus. Faço o que quiser” - frisou Kalil. 

PAPO RETO

Conhecido por seu jeito direto de falar e expor suas opiniões, o prefeito de BH disse que na hora certa irá se posicionar sobre as candidaturas majoritárias a Presidente da República. “Mas não vou acender uma vela para Deus e outra para o diabo”- garantiu, embora tenha deixado claro que não concorda com certas posições do governo Bolsonaro. Aliás, reclamou que o governador de Minas fica se gabando da amizade com o Presidente, mas o Estado não tem sido contemplado com recursos e atenção do governo federal na mesma proporção de São Paulo e Rio de Janeiro.  

TERCEIRA VIA

Fim do mistéri o Senador Rodrigo Pacheco deixa o DEM para se filiar no PSD, de Gilberto Kassab, Marcos Montes, Ismar Marão… Ele comunicou sua decisão pelas redes sociais, nesta sexta-feira, dizendo que havia tomado a decisão de aceitar o convite do presidente Gilberto Kassab. E ainda agradeceu “especialmente” ao presidente do DEM, ACM Neto, pela atenção que lhe dispensou. Por último, desejou “sucesso ao recém-criado União Brasil”, partido para o qual o próprio Pacheco chegou a ser cogitado para comandar. Enfim, agora o jogo político começa a ficar mais claro. Considerado como o candidato ideal para protagonizar a terceira via na disputa presidencial do ano que vem, Rodrigo Pacheco deu o primeiro passo com essa filiação no PSD.

COMO FICA?

Em que pese estar no comando da articulação da vinda de Alexandre Kalil (PSD) a Uberaba neste sábado, o ex-prefeito Anderson Adauto continua fiel a Lula e adianta que irá trabalhar para levar o ex-presidente de volta ao Palácio do Planalto. Num eventual confronto entre Lula e Rodrigo Pacheco, que agora está no mesmo partido de Kalil, Anderson certamente estará com o petista.

MELHOR ALTERNATIVA

Para Anderson, o ex-presidente Lula é a alternativa mais viável para devolver o equilíbrio ao Brasil. Os dois mantêm a amizade e estão sempre em contato. AA conta que Lula anda mais seletivo com seus apoiadores. Observa também que o ex-presidente tem apresentado um discurso mais centrista do que antes. 

PALANQUE MINEIRO

Anderson não acredita que o PT tenha candidato próprio ao governo de Minas no ano que vem. Por isso, ele se sente à vontade para apoiar o nome do prefeito de BH na disputa majoritária no Estado.

PIOR INIMIGO

Palestra magistral do Professor Ives Gandra marcou a noite de quinta-feira no Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) promovido pela Adesg, em Uberaba. Do alto de seus quase 90 anos e com lucidez impressionante, o Professor Ives Gandra avaliou a conjuntura política brasileira à luz da Constituição Federal.  Rara oportunidade de ouvir um dos maiores juristas brasileiros deste século. Aliás, o Professor Ives Gandra criticou duramente o relatório da CPI da Covid no Senado, dizendo que os crimes atribuídos ao Presidente Bolsonaro não têm respaldo técnico legal. Mas não contemporizou, e disse que  o grande inimigo do presidente da República é ele próprio, que não segue a liturgia do cargo.  

RISCO ZERO

Como professor há mais de 30 anos do curso de formação de generais, o Professor Ives Gandra não vê possibilidade alguma de retrocesso na democracia brasileira, por eventual intervenção militar. Segundo ele, as Forças Armadas estão plenamente conscientes de sua responsabilidade enquanto guardiãs do cumprimento da Constituição Federal. 

VAI TER FESTA!

Saiu o novo Decreto Municipal de enfrentamento à Covid-19, sob n°1.296. E agora, sim, as festas estão liberadas. Ou melhor: estão começando a ser liberadas, assim como eventos corporativos, leilões, formaturas, shows, boates, festas com venda de ingresso e funcionamento das casas noturnas. Mas ainda com algumas cautelas, como limite ao público a até mil pessoas e respeito ao percentual de ocupação do local. Em espaços abertos, esse limite corresponde a 70% da área, enquanto nos fechados, só metade.  Tem mais: caiu a restrição de horário para funcionamento dos estabelecimentos, embora tenham sido mantidas as medidas de biossegurança, como distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, uso de máscara e álcool em gel.

HOME OFFICE

Ainda não foi desta vez que os servidores municipais tiveram de suspender o home office. O novo decreto da Covid continua permitindo o teletrabalho, mas apenas para os servidores com algum fator de risco. Não há mais regime de revezamento, mas ficou mantido o distanciamento de 90 cm.

COMO ASSIM?

Apenas 5 vereadores compareceram à audiência pública desta quinta-feira, convocada para discutir as políticas públicas para o público LGBTQIAP+. Onde estavam os outros????

PRÊMIOS

Campanha de Natal da CDL vai premiar consumidores com aparelhos de TV, carrinhos de compra no valor de R$ 1 mil e moto elétrica. Deve ser lançada no início de novembro, segundo o presidente Angelo Crema.

MUDANÇA

CDL troca sua diretoria em 2022, mas a eleição para está marcada para o dia 9 de novembro, oportunidade em que os associados vão referendar o nome de Fernando Xavier como presidente, na sucessão de Angelo Crema. Posse efetiva será no dia 1º de janeiro e a festiva em data a ser marcada.

OLHA O GÁS!

Congresso Nacional aprovou e o presidente Bolsonaro sancionou sem vetos, este ano, o que chamam de “lei do gás” (novo Marco legal para o gás natural do Brasil). O grande objetivo é acabar com o monopólio da Petrobras e efetivamente reduzir o preço do gás para os brasileiros, o que ainda não aconteceu. Mas o importante mesmo é que o projeto faz referência ao gasoduto, no eixo São Carlos a Belém do Pará, e já especifica três termoelétricas, sendo uma em Uberaba, outra em Goiânia e a terceira no Distrito Federal. Está contido no Plano de Infraestrutura do Ministério da Infraestrutura. Portanto, é hora de botar “a mão na massa”.

CADA UMA NA SUA

De acordo com o ex-prefeito Paulo Piau, esta termoelétrica não substitui a Planta de Amônia, que vai acontecer via iniciativa privada. “Mas estamos falando de duas áreas vitais para o Brasil, energia e fertilizantes. A área vai receber o investimento que chegar na frente. O que chegar depois vai pra outra área, o que não é problema para Uberaba”. Portanto…

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por