ALTERNATIVA

Busca ativa por "fujões" desafia Secretaria de Educação

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 15/10/2021 às 20:20Atualizado em 19/12/2022 às 01:45
Compartilhar

QUE PELEJA

No Dia do Professor, a secretária municipal de Educação fez uma revelação preocupante: resgatar os alunos “fujões” tem sido a maior preocupação dos educadores neste momento. Longe dos bancos escolares e alheios à oferta de conteúdo virtual, 1.900 alunos do município deixaram de acompanhar as aulas no início do ano. Através de trabalho insistente de busca ativa, inclusive com pessoal da Semed batendo na porta das casas para tentar localizar os alunos e convencer os pais a não deixarem os filhos perderem o ano, esses 1.900 faltosos diminuíram para 1.158. Mais de 1.000 estão com defasagem com a entrega de atividades e/ou carga horária reduzida.  Ainda é um número muito alto, em que pese serem mais de 27 mil estudantes na rede municipal. Segundo a secretária Sidneia Zafalon, do total de fujões, cerca de 100 alunos não foram localizados, e os nomes já foram encaminhados ao Conselho Tutelar. São crianças e adolescentes que estão literalmente fora da escola e à margem do ensino. Fora as sanções legais a que os pais estão sujeitos. 

ATRASO PREOCUPANTE

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, a presidente da Codiub se disse surpresa com o atraso encontrado na companhia. Segundo Keila Rocha, os programas foram todos desenvolvidos em plataforma muito antiga, sendo a última atualização datada de 2010. Para uma companhia de tecnologia, esse atraso é altamente preocupante.

AOS POUCOS

Ainda de acordo com a presidente da Codiub, o principal produto na prateleira da Codiub está sendo atualizado e deve ficar pronto na primeira quinzena de dezembro. Trata-se do licenciamento ambiental, programa desenvolvido no governo passado e que foi vendido também para Uberlândia. Os outros programas estão sendo atualizados gradativamente.

EM GESTAÇÃO

Cerca de 60% do software para emissão on-line de alvarás de construção já estão prontos. Keila Rocha acredita que deve ficar em breve, assim como o prontuário eletrônico, que já está sendo desenvolvido na nova plataforma. Já o agendamento de vacinas está pronto, segundo a presidente da Codiub, mas precisa ser alinhado e integrado ao sistema do governo federal para evitar retrabalho. 

NADA CERTO

Apesar das especulações em torno da mudança da Codiub para o Centro de Inovação, na Universidade, a presidente Keila Rocha afirma que não há nada definido ainda. 

BLOCÃO DOS OITO

Causou o maior tititi a publicação nas redes sociais feita por oito  vereadores na noite de quinta-feira, informando a formação do “Bloco Independência”. Os seis vereadores que compõem o grupo de apoio do deputado federal Franco Cartafina ganharam o reforço do ex-líder do governo municipal na Câmara, vereador Caio Godoi, e do vereador Túlio Micheli (PSL). Nas redes sociais, todos eles publicaram foto e texto anunciando o grupo, mas deixando claro que não farão oposição sistemática, nem apoiarão incondicionalmente o governo Elisa. A conferir.

VAI COMEÇAR

Tudo pronto para começar a ExpoCigra 2021, a maior feira multissetorial do interior de Minas Gerais. Nem pandemia, nem pós-pandemia foi capaz de deter esses corajosos timoneiros dos sindicatos das indústrias abrigados no Cigra. Eles somaram esforços para realizar o evento, com uma programação de tirar o chapéu! E, com isso, quem ganha é Uberaba. Neste ano a feira será diferente, com eventos distribuídos em pontos diversos, como Aciu, CDL, Fiemg, Senai, Praça Shopping, dentre outros. Vai ser sucesso, mais uma vez!

AGENDA TOP

A ExpoCigra  vai começar, oficialmente, na noite do dia 20 durante evento exclusivo para os parceiros e convidados. No auditório José Maria Barra, Flávio Roscoe (Fiemg) e Marden Magalhães (Sebrae) estarão debatendo sobre as perspectivas econômicas para o país, com mediação de Mário Campos (Siamig). No dia 21, o ponto alto da programação será a palestra sobre saúde mental e produtividade, marcada para às 16h, no auditório da Aciu, seguida de palestra de Rogério Flauzino, da Banda Jota Quest, sobre o tema “Dias melhores virão”. Super top!

ATENÇÃO!

A ExpoCigra Fiemg terá outro momento muito especial, com a palestra de Alexandre Slivnik sobre o tema “O jeito Disney de encantar”, voltado para empresários e equipes de vendas, principalmente.  Tem também palestra sobre planejamento financeiro e Tiago Lacerda á noite.  Mas a programação da ExpoCigra não para por aí. No sábado terá várias oficinas no Senai, gratuita, e o famoso Shopping Lar, feirão de imóveis reunindo construtoras e imobiliárias no Praça Uberaba Shopping (espaço onde funcionou a Casa do Chocolate) para venda de apartamentos e casas a preços e condições especiais.  Não perca! A ExpoCigra promete boas oportunidades de negócios e conhecimentos.

NA PONTA

Cerca de 90% de resolutividade dos crimes violentos. Esse é o índice que coloca Uberaba como exceção no país, de acordo com avaliação do Delegado Chefe da Polícia Civil de Uberaba,  César Felipe Colombari. Esta semana ele proferiu palestra no Curso de Estudos de Política e Estratégia promovido pela Adesg e considerou “ridículo” o índice de apuração de crimes no Brasil. “Felizmente Uberaba foge à regra, apesar de todas as dificuldades, como tecnologia precária, pessoal insuficiente, carência de recursos, dentre outras” - ressaltou.

ABSURDO DOS ABSURDOS

Para o Delegado Chefe da PC, a Audiência de custódia é um verdadeiro absurdo. Além de parar  todo um sistema de segurança para ouvir o preso apenas para saber se ele teve seus direitos e garantias preservados no ato da prisão, não traz resultado algum. Apenas serve para ofender e desprestigiar os policiais, sem contar o alto custo para os cofres públicos.

ELEIÇÃO NA ACADEMIA

Academia de Letras do Triângulo Mineiro elege dois novos membros neste sábado. De Uberaba concorrem a musicista Olga Maria Frange Oliveira e o odontólogo Osmar Baroni, um dos ícones do grupo musical Chorocultura. Na disputa estão outros dois escritores de fora, igualmente valorosos: Jair Humberto Rosa e Joelson Silvano de Moura. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por