JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Astrazeneca volta aos postos nesta sexta, para poucos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

07/10/2021 - 18:19:54. - Por Lídia Prata Última atualização: 07/10/2021 - 18:23:23.

CHEGOU ASTRAZENECA!

Viva!! Nesta sexta-feira será retomada a vacinação do público de segunda dose que espera ansiosamente pela Astrazeneca. A princípio as doses seriam destinadas apenas aos educadores. Mas foi ampliada para todos os que tomaram a primeira dose até o dia 30 de junho e esperam a oportunidade para a segunda aplicação. As doses da Astrazeneca estarão disponíveis no drive da Funel e do Shopping Uberaba, e em todas as unidades de saúde destinadas à vacinação. Outra coisa: nesta sexta-feira começa a vacinação dos adolescentes com 13 anos ou mais, e de idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses.
 
PRIORIDADE ZERO ZERO UM
Ao proferir palestra no Curso de Estudos de Política e Estratégia da Adesg, na noite de quarta-feira, a prefeita Elisa Araújo destacou por mais de uma vez sua prioridade zero de governo: saúde. Segundo ela, as unidades básicas e o atendimento na rede pública têm de alcançar nível máximo de excelência, tal e qual se exige na iniciativa privada. Por várias vezes enalteceu o trabalho do secretário Sétimo Bóscolo Neto, qualificado por ele como um profissional do mais alto gabarito e a quem ela está confiando a missão de transformar a saúde pública no município.
 
TUDO REGISTRADO
Tragédia que vitimou a jovem Angélica Silva Lima, cujo carro foi arrastado pelas águas no Córrego dos Carneiros, foi o principal assunto da reunião do Conselho Municipal de Segurança, realizada na terça-feira. Reunião foi presidida pelo vice-prefeito Moacyr Lopes, e contou com a presença do presidente da Codau, José Valdir, vários secretários municipais, incluindo de Obras e Serviços Urbanos, já que a drenagem naquela região estava na pauta. Por enquanto, nenhuma medida efetiva foi adotada. Tudo dependerá da contratação de estudos técnicos para apontar a melhor solução.
 
COLAPSO ARBÓREO
Mas não foi só isso. O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo César Franco, alertou que Uberaba corre sério risco de colapso arbóreo em toda a cidade. E, por outro lado, destacou que 126 árvores, aproximadamente, terão de ser sacrificadas na avenida Padre Eddie Bernardes, em razão de comprometimento fitossanitário, biomecânico, ataques de cupins, principalmente os indivíduos arbóreos da espécie Pau Rei. Já existem licença da SEMAM e Laudo da Defesa Civil sobre os riscos que elas estão oferecendo à população. Pois é. O problema é derrubar mais de uma centena de árvores adultas. Ainda que sejam plantadas outras espécies como medida compensatória, elas vão demorar anos para chegar à fase adulta e colaborar efetivamente com o ambiente em que vivemos.
 
OLHA O PROBLEMA
Na reunião do Conselho Municipal de Segurança, a engenheira Ana Luisa Bilharinho, representante da Defesa Civil, alertou sobre a urgência de solução para a comporta do Piscinão, que está quebrada. Com o início do período chuvoso, o local é importante para reter a água e evitar ou pelo menos minimizar as enchentes no centro da cidade. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente defenderam inclusive um esgotamento do Piscinão para limpeza. Essas medidas, no entanto, somente serão implementadas depois de uma vistoria no local.
 
ALTA DEMANDA
Secretaria do Agronegócio está lotada de pedidos para serviços de máquinas para o preparo do solo. Tudo por conta do início do período chuvoso. Diante da alta demanda, o titular da pasta, José Geraldo Celani,  estabeleceu que a prioridade será dada aos pequenos produtores da Agricultura Familiar. De janeiro a setembro, a Sagri realizou 1.400 horas de trabalhos em preparo do solo no município. No período, segundo o chefe do Departamento de Produção Agropecuária, Raoni Terra, cerca de 140 produtores foram contemplados com serviços de tratores que incluem gradagem, formação de canteiros para a horticultura e compactação de silagem, dentre outros.
 
STOOOOOP!
Se Elisa não der um basta no atendimento aos requerimentos dos vereadores para construção de lombadas pela cidade, daqui a pouco Uberaba vai virar “a capital das tartarugas”. Pelo amor de Deus! Por onde quer que se ande nessa cidade tem uma tartaruga nova. Só neste ano já foram instalados cerca de 40 quebra-molas, de um total de 55 pedidos pelos nossos edis. Francamente. Assim não há quem aguente...
 
NA FILA
Tão logo o pessoal da Sesurb conclua as obras da travessia urbana na BR 050, em frente ao clube Cascata, terá início o serviço de revitalização da rotatória em frente ao parque Fernando Costa e respectivo entorno. O adjunto da Sesurb, Pedro Arduini, estima em 45 dias para a conclusão da parte superior do viaduto, mas pode surpreender e terminar até antes. Isso significa que no máximo no final de novembro a obra da rotatória da ABCZ poderá ter início. Oremos!
 
NÃO DEU
Não foi desta vez que Uberaba conseguiu conquistar mais uma cervejaria para o município. A Justiça autorizou a retomada das obras da fábrica da Heineken em Pedro Leopoldo, terra natal do médium Chico Xavier. Apesar da decisão judicial, a empresa anunciou que manterá seu investimento suspenso naquele município, por enquanto.
 
 
DE BABAR
Acredite, se quiser. A pequena  Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, vai pagar 16º salários aos professores da rede pública.
 
ÚLTIMO SUSPIRO
Se você ainda não visitou a Casa Shopping, no Praça Uberaba Shopping, tem apenas mais este fim de semana para ver in loco os ambientes que estão despertando todos os elogios de quem passou por lá. Mostra de decoração será encerrada neste domingo.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia