ALTERNATIVA

Taxa de ocupação de leitos Covid atinge menor patamar em 2021

Lídia Prata
Publicado em 04/10/2021 às 19:15Atualizado em 18/12/2022 às 16:26
Compartilhar

SOB CONTROLE

Taxa de ocupação dos leitos Covid atinge seu patamar mais baixo desde fevereiro. É o que revela o coordenador da regulação de leitos no município, Irálio Fedrigo. No mês de setembro, para se ter uma ideia, foram regulados 77 pacientes para internação em enfermaria, sendo 45 de Uberaba e 32 de fora. Em UTI a situação também pode ser considerada sob controle, uma vez que foram regulados 18 pacientes, dos quais sete de Uberaba e 11 vindos de cidades da região.

A situação não é diferente com os leitos não-Covid, cuja ocupação voltou ao normal.

SITUAÇÃO DE EQUILÍBRIO

Na manhã dessa segunda-feira, por volta de 9h, havia cinco pacientes aguardando transferência para hospital, sendo um na UPA São Benedito e quatro na UPA Mirante. Mas, segundo Irálio, nenhum deles com pedido de vaga zero, que é aquela que sinaliza a gravidade do quadro de saúde do paciente e a urgência na sua transferência. Além disso, Irálio ressalta que nenhum paciente está há mais de dois dias nas Upas à espera de leito.

OLHA A FILA!

Problema mesmo está sendo fazer andar a fila das cirurgias eletivas. Desde que a retomada dessas cirurgias foi autorizada pelo município, apenas 200 procedimentos foram realizados. Um dos grandes problemas tem sido localizar os pacientes que aguardavam sua vez. Telefones que não atendem, endereços que não conferem mais e assim por diante. Secretaria de Saúde está tendo um trabalhão para atualizar esse cadastro. Dos 1.300 a 1.500 pacientes em fila de espera pode ser que sobre apenas a metade. Ou menos.

PORTA ARROMBADA

Depois da tragédia envolvendo Angélica Silva Lima, de 36 anos, cujo carro foi arrastado pelas águas no Córrego dos Carneiros, a Prefeitura decidiu contratar estudo para melhorar a drenagem naquela região da avenida Padre Eddie Bernardes, incluindo o entorno das ruas Topázio, Turmalinas, dentre outras. De acordo com o secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, ali há um problema crônico que precisa ser atacado, talvez com obras para aumento das paredes, alargamento do canal para evitar o acúmulo de água e estrutura de contenção. Enquanto o município não contrata o projeto e o executa, já seria de bom tamanho que providenciasse alguma proteção, tipo guard rail, evitando, assim, que outras tragédias se verifiquem naquele local.

CÉU ABERTO

Pedro Arduini descarta a possibilidade de canalização fechada do Córrego dos Carneiros, a exemplo do que foi feito no centro da cidade com o Córrego das Lajes. Deve continuar como um canal aberto, mas com medidas que possam ajudar no escoamento das águas pluviais sem transbordamento a cada chuva, como tem ocorrido. O mais provável deve ser o alargamento do córrego.

CHEGA!

Governo municipal cansou da conversa mole da empreiteira encarregada de concluir a obra de travessia urbana na BR-050, em frente ao antigo clube Cascata. Secretaria de Obras assumiu o serviço e deve liberar as pistas de cima dentro de 45 dias, segundo o adjunto Pedro Arduini. Ao que tudo indica, a rescisão contratual com a empreiteira é uma questão de tempo. A propósito, o governo vai decidir se conclui a parte inferior da passagem de nível por conta própria ou se abre nova licitação para esse serviço. Mas é certo que com a atual empreiteira o assunto está encerrado.

ALELUIA!

Se as previsões do adjunto Pedro Arduini se confirmarem, antes do Natal a avenida interbairros será liberada ao trânsito, com o viaduto do Cyrela concluído. Oremos!

RESTAURANTE POPULAR

Escola de Cultura e Arte Uberabense está de mudança para o Praça Uberaba Shopping. Previsão é de iniciar 2022 em casa nova. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, a mudança representará economia de 25%, incluindo aluguel e aparato de segurança.

ACELERA, PESSOAL!

A programação da Fundação Cultural de Uberaba para o Natal e réveillon ainda está pendente. Faltando menos de dois meses para a organização desses dois eventos, a Fundação terá de acelerar o passo, para não correr o risco de apresentar apenas uma agenda meia-boca.

COMO ASSIM

Segunda-feira sem Facebook, sem Instagram e sem WhatsApp foi o caos... agravado pela instabilidade na internet em Uberaba... socorro! E pensar que vivemos durante tantos anos sem redes sociais!

SUCESSO

A uberabense Berenice Bilharinho Mendonça acaba de conquistar um prêmio internacional inédito na América Latina. Professora da Faculdade de Medicina na USP, titular da disciplina de Endocrinologia e Metabologia, Berenice é chefe do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular do Hospital de Clínicas de SP e já publicou mais de 500 artigos científicos sobre sua especialidade. Ela recebeu o prêmio concedido pela Sociedade Europeia de Endocrinoliogia Pediátrica, em reconhecimento ao seu trabalho profissional.

DE OLHO

Edição nº 73 da JM Magazine foi lançada na noite dessa segunda-feira, na Casa Shopping, a grande mostra de decoração que movimenta o Praça Uberaba Shopping até o dia 10. A partir desta terça-feira, os exemplares da revista já estarão disponíveis nas bancas. Vale a pena conferir o conteúdo, que traz muitas novidades surgidas ou intensificadas com a pandemia, como os e-sports, e antecipa o que virá por aí, como os carros voadores. Maravilhosa edição traz na capa a arquiteta Rose Ribeiro Cavalcante Motta, fotografada por Ramon Magela especialmente para a JM Magazine. Além de seu talento profissional, Rose é de uma delicadeza, simpatia e serenidade que encantam a todos. Vale a pena folhear a revista e se deliciar com o conteúdo.

Lançada na noite dessa segunda-feira, na Casa Shopping Uberaba, a JM Magazine 73, que traz na capa a arquiteta Rose Ribeiro, fotografada por Ramon Magela; o evento reuniu patrocinadores e parceiros da publicação; na foto, Larissa Prata Ciabotti, Lídia Prata Ciabotti, Rose Ribeiro, o designer gráfico Alex Maia, as promotoras da Casa Shopping, Thais Curi e Simone Cartafina e o fotógrafo Ramon

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por