JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Caio Godoi deixa liderança do governo Elisa na câmara e substituto ainda é incógnita

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

29/09/2021 - 22:14:29. - Por Lídia Prata Última atualização: 30/09/2021 - 07:49:53.

 QUIPROCÓ CABELUDO

O assunto do dia foi a invasão de uma videoconferência entre técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira. Por mais inacreditável que seja, em plena transmissão da reunião surgiram emojis racistas e até cenas de relação sexual. Tudo transmitido pelo YouTube. Ao vivo. Os presentes não entenderam o que estava acontecendo, e foi um Deus-nos-acuda até que o Procurador geral do Legislativo, Diógenes Sene, determinou a interrupção da reunião e o imediato registro de um boletim de ocorrência policial.
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS   
A videoconferência invadida havia sido convocada para a apresentação do relatório com a prestação de contas da Secretaria de Saúde, até ser interrompida pelo invasor, autointitulado “vingador”. Nos bastidores da Câmara, o zunzunzum dava conta de que a invasão poderia ser um contra-ataque ao vereador Pastor Eloísio, o único vereador negro nesta legislatura e que tem se envolvido em embates considerados homofóbicos por representantes das comunidades LGBT.
 
CHAME O SHERLOCK!
Em nota distribuída à imprensa no final da tarde, a Câmara Municipal informou que “providências estão sendo tomadas sobre a invasão ocorrida durante uma reunião online na manhã desta quarta-feira (29), entre técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Câmara Municipal. A reunião tinha por objetivo a prestação de contas da Saúde, mas o que roubou a cena foram os emojis racistas e as imagens inadequadas na transmissão ao vivo, pelo Youtube. Serão tomadas todas as medidas necessárias para levantar as informações devidas sobre a questão”. O problema é identificar o autor (ou autores) dessa façanha para puni-lo. Mas que a Câmara tem obrigação moral de ir até o fim nessa investigação, isso tem.
 
COMO ASSIM?
Pois é. A Câmara foi tão cautelosa para preservar o conteúdo do relatório da Comissão Processante dos Fura-Filas, criando até um código de segurança capaz de identificar eventuais autores de divulgação antecipada, bem que poderia ter mais cuidado na liberação do acesso de participantes nas suas reuniões virtuais.
 
TCHAUZINHO...
O vereador Caio Godoi deixou a liderança da prefeita na Câmara Municipal. Alegou apenas que não quer mais exercer essa função. Caio foi o vereador mais jovem a desempenhar a função na Casa. “Apanhou” muito nesses nove meses, em especial durante a pandemia. Assinou requerimento para formação de comissão de investigação tendo a sua liderada no foco, e muitas vezes não recebeu informações suficientes para defender o governo. Caio já vinha dando demonstrações de insatisfação há muito tempo. Mas teve a hombridade de aguardar o desfecho da CPP dos Fura-Fila da Vacinação, para anunciar sua despedida do cargo.  
 
QUEM SERÁ?
Ainda não foi anunciado o nome do novo líder do governo no Legislativo. Ou nova. A julgar pelas constantes postagens da prefeita nas redes sociais ao lado da vereadora Rochelle Bazaga e da inegável proximidade entre elas, não será surpresa se a escolha de Elisa recair sobre ela. A conferir.
 
MATURIDADE
Avaliação é da prefeita Elisa: a Comissão de Investigação dos Fura-Filas da Vacina contra Covid trouxe amadurecimento para o governo municipal e mostrou que o diálogo é o único caminho para o entendimento entre Executivo e Legislativo.
 
PRETINHO BÁSICO
Mais quiprocó marcou a quarta-feira. Desta vez lá pelos lados da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público na Comarca de Uberaba, que determinou a realização de perícia em obras de pavimentação asfáltica, contratadas pela Prefeitura, no ano passado. A história começou com denúncia feita pela aposentada Aparecida Silva Lima Andreazzi, em maio deste ano, à  Câmara de Vereadores e depois repassada ao MP. Segundo ela, as obras de pavimentação teriam sido executadas com produto de valor inferior ao licitado. Uma “casquinha” preta fina e caríssima...
 
“SAI FORA!”
Em entrevista à colega Gê Alves, na Rádio JM, o ex-prefeito Paulo Piau disse não acreditar que tenha havido erro ou má fé na contratação e execução do serviço de recapeamento em Uberaba. Mas, ponderou que “está no escopo do cidadão ou dos órgãos fiscalizatórios conferir atos do Poder Público. E cabe a nós, responsáveis naquele momento, prestar todos os esclarecimentos solicitados”.
 
CUIDADO COM O FEITIÇO!
O Promotor José Carlos, titular da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público na Comarca de Uberaba, adverte, porém, que em caso de improcedência da denúncia, a denunciante Aparecida Andreazzi poderá ser responsabilizada, se ficar comprovado que denunciou um fato como irregular,  mesmo sabendo que não havia irregularidade. Portanto...
 
MAIS UMA
A aposentada Aparecida Andreazzi também protocolou um pedido de impeachment da prefeita Elisa Araújo no começo do ano, sustentando que ela teria cometido crime de responsabilidade por aditivos acima do limite legal (25%) em contratos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). No pedido encaminhado à Câmara, que sequer caminhou, ainda foram questionados os aditivos das obras do Centro de Inovação do Parque Tecnológico e da execução da drenagem pluvial na marginal da BR-050, no Bairro Jardim Maracanã, além da aquisição de até 40.000 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente para operação de tapa-buracos.
 
SEM CHANCE
Ao contrário do que têm feito com sucesso alguns municípios, inclusive Uberlândia, o agendamento para a vacinação contra Covid não está no radar do governo Elisa. Foi o que revelou a coordenadora Ana Vera Abdanur, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira. Ela avalia que os problemas poderiam ser maiores, caso o agendado não comparecesse no dia marcado. Teria de esperar um reagendamento eletrônico talvez mais demorado.
 
SEGUNDA OPÇÃO
Por outro lado, é preciso reconhecer que, com as dificuldades mostradas pela Codiub para desenvolver programas para a Saúde, provavelmente ela não conseguiria criar o agendamento eletrônico, ou adaptar algum programa existente em outro município para uso em Uberaba. No entanto, não impediria tentar pelo menos aproveitar o sistema da fila eletrônica para agendar data e horário para o paciente ir ao posto tomar a vacina. Afinal,  a fila eletrônica já faz agendamento para as consultas. Nem precisaria de criar um sistema informatizado específico para o agendamento das vacinas.
 
QUE DEMORA!
Conecte SUS está demorando muito para lançar no sistema quem já foi vacinado. Segundo Ana Vera, embora sua equipe faça a inclusão dos dados na hora da vacinação, o sistema do Ministério da Saúde não consegue acompanhar a velocidade.
 
É O CARA!
Ex-ministro da Educação no primeiro mandato de Lula e ex-governador do Distrito Federal, o ex-senador Cristóvan Buarque profere palestra presencialmente aos estagiários do Curso de Estudo de Política e Estratégia da Adesg, em Uberaba, nesta quinta-feira.  Engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário, Cristóvan Buarque está filiado ao Cidadania. É o criador do Bolsa-Escola, que foi implantado pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal. Oportunidade rara de ouvir um dos maiores pensadores contemporâneos e admirador confesso da obra literária de Mário Palmério. Aliás, o ex-ministro será recebido pelo reitor da Uniube, Marcelo Palmério, assim que ele desembarcar no aeroporto de Uberaba. Já na sexta-feira ele participará, ao vivo, do programa O Pingo do Jota, pela Rádio JM, a partir das 8h30. Não perca.
 
ELA ESTÁ CHEGANDO
Nova JM Magazine será lançada no dia 4 de outubro, segunda-feira da semana que vem, na Casa Shopping, a mostra de arquitetura e decoração que está fazendo o maior sucesso. O tradicional coquetel de confraternização entre parceiros e patrocinadores da revista será realizado em dois horários, com controle de público em cada qual, para evitar aglomeração e, assim, respeitar as regras de segurança sanitária. A revista está linda e tem na capa a bem-sucedida arquiteta Rose Ribeiro. No seu conteúdo, destaque para o especial sobre os ambientes maravilhosos da Casa Shopping. Na terça-feira a JM Magazine 73 estará disponível nas bancas. Reserve seu exemplar desde já!
 
DECOLANDO
Projeto de construção de um heliponto no Hospital de Clínicas da UFTM foi apresentado nesta quarta-feira ao governador Romeu Zema, durante audiência em BH da qual participaram o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende, e o deputado federal Franco Cartafina (PP/MG). Segundo Franco, “o governador foi muito receptivo e se comprometeu a avaliar com a sua equipe de que forma o Estado pode contribuir com esta construção. Estamos trabalhando para levantar os recursos necessários para que a cidade tenha esta importante estrutura. Com o heliponto, em poucos minutos o paciente já estará na sala de urgência e emergência, dando agilidade ao atendimento e contribuindo para salvar vidas”, explica Franco Cartafina. O parlamentar destaca que o projeto tem a mobilização da Sociedade Civil Organizada (SCO) de Uberaba, formada por mais de 30 entidades de classe. 
 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia