JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Fiscalização do desperdício de água não lavrou multa até agora

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

17/09/2021 - 06:28:36.

MULTA, NÃO!
Em que pesem os abusos praticados por muita gente que continua lavando calçada e quintal com água tratada, os fiscais do município ainda não lavraram multa por descumprimento do decreto que proíbe essas ações. Segundo o presidente da Codau, José Waldir, foram lavradas apenas 31 advertências, sendo 27 pelos fiscais de Posturas e 4 pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, no período compreendido entre os dias 21 de agosto de 14 de setembro.

NO ÁPICE
A propósito, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira José Waldir revelou que a seca está no seu ápice no município. Rio Uberaba e Rio Claro estão com níveis baixíssimos de água, razão pela qual ele não descarta o racionamento efetivo a partir da próxima semana. Se a população não economizar água, as torneiras vão secar. Em tempo: José Waldir esclarece que o racionamento pode suspender o fornecimento de água por 24 horas ininterruptas. Aí, sim, vai ser um problemão pra todo mundo!

DE OLHO
A situação está de tal forma crítica que a Codau pediu apoio ao Ministério Público do Meio Ambiente e à Polícia Ambiental na tentativa de coibir as captações irregulares, assim como as regulares, ou seja, aquelas que têm outorga do IGAM. Uma das ideias é tentar a redução das outorgas nesse período crítico, para garantir o abastecimento à população.

SEM CORTES
Terceirizar o corte no fornecimento de água não está no escopo da Codau por enquanto. Aliás, nem retomar os cortes está na mira do presidente José Waldir. Vale lembrar que desde o início da pandemia, em março de 2020, a Codau não tem efetuado cortes.

APROVADO!

Novos voos e respectivos horários anunciados pela Azul Linhas Aéreas agradaram em cheio aos empresários uberabenses. É o que garante o presidente da Aciu, Anderson Cadima. Em especial, o líder classista comemora a retomada do voo para Viracopos, pois permitirá conexões para várias outras regiões do país, além de possibilitar a ida até São Paulo em ônibus oferecido gratuitamente pela companhia aérea. Sem contar a equiparação dos preços das passagens aéreas praticadas pela Azul em Uberaba e Uberlândia.

NATAL HÍBRIDO
Campanha de Natal da Aciu/CDL poderá ser adaptada ao “novo normal”. Segundo o presidente Cadima, a ideia é fazer um Natal híbrido, incluindo uma adaptação do “Viradão Cultural” de São Paulo, para introduzir aqui o “Viradão Comercial”. Vai funcionar assim: durante 24 horas, as lojas poderão participar de lives nos quatro finais de semana anteriores ao Natal. Os consumidores, por sua vez, concorrerão a prêmios, tanto para as compras online nesse circuito de lives, quanto nas compras presenciais nas lojas participantes da campanha. Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas a princípio a proposta é esta.

CALMA, PESSOAL!
Edição do jornal oficial do município que circulou nesta quarta-feira trouxe a exoneração, a pedido, do engenheiro ambiental José Sidney Silva, um dos principais apoiadores da Elisa na campanha para prefeita de Uberaba. José Sidney vinha exercendo o cargo de coordenador regional do Projeto Todos por Uberaba. Para quem estranhou a exoneração, o próprio José Sidney explica: ele acaba de ser convocado para cargo efetivo na Codau, pois foi aprovado em concurso. Por lei, teria de optar entre o efetivo e o comissionado. Apenas isso.

NOME NOVO
Já o SAMU acaba de ganhar uma coordenadora geral. Trata-se de Juliana dos Santos Cucio Carvalho, que vai substituir a enfermeira Ana Paula Jardim no cargo.

PROCESSO SELETIVO
Prefeitura já abriu processo seletivo emergencial para contratação de médicos generalistas, para atender a pacientes pelo serviço de Tele-medicina Covid. Até aqui esse atendimento vinha sendo oferecido pela SCO - Sociedade Civil Organizada, sem ônus para os cofres do município.

CONCESSÕES NA PAUTA
Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Fernando Marcato esteve em Uberaba nesta quinta-feira para reunião com a prefeita Elisa. Na pauta, dentre vários assuntos, os avanços do plano de concessões rodoviárias na região. No início deste mês, o governador Romeu Zema anunciou para o final de setembro ou começo de outubro po lançamento dos editais de concessão dos lotes 1 e 2, que são Triângulo e Sul de Minas.

AFINANDO A VIOLA
Ex-prefeito de Maringá e um dos mais respeitados gestores públicos do país, o engenheiro Silvio Barros chegou a Uberaba na tarde desta quinta-feira para proferir palestra aos estagiários da ADESG, no Ciclo de Estudos de Política e Estratégia 2021. Nesta sexta-feira, a convite do Sebrae, ele se reunirá com todo o primeiro escalão do governo municipal para alinhamento de ações visando ao desenvolvimento de Uberaba. Na pauta certamente estará o projeto U+20, que Sílvio Barros ajudou a definir no governo Paulo Piau. Bom saber que a prefeita Elisa pretende dar continuidade a essa proposta de planejar a cidade para as próximas décadas.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia