ALTERNATIVA

Seplan elabora cartilha para construtores com normas técnicas

Lídia Prata
Publicado em 13/09/2021 às 21:30Atualizado em 19/12/2022 às 01:57
Compartilhar

ACELERA, SEPLAN!

Se o licenciamento ambiental on-line é um dos pontos altos da Secretaria de Meio Ambiente, na Secretaria de Planejamento o cidadão continua padecendo com a papelada exigida para concessão de alvarás e outros documentos. Secretário Carlos Delfino admite que a Seplan precisa melhorar muito no processo de substituição do papel pelo digital, mas garante que essa é uma das suas prioridades para agilizar o atendimento ao cidadão. Oremos!

BE-A-BÁ

Em fase de elaboração também está um manual destinado a profissionais de Engenharia e Arquitetura com as diretrizes para obras de modo geral, incluindo loteamentos. Delfino entende que essa cartilha deverá reduzir muito o volume de dúvidas dos construtores,algumas das quais atrasam a liberação de documentos para adequação dos projetos às normas técnicas.

PRÓ-ÁRVORE

Boa notícia: prefeita Elisa já estabeleceu prazo para as equipes das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente elaborarem um Plano Municipal de Arborização para Uberaba. De acordo com o secretário Carlos Delfino, a ideia é definir não apenas as espécies a serem plantadas em áreas públicas,como formar mudas em estufas no Horto Municipal, disciplinar o plantio, monitorar as árvores plantadas por meio de georreferenciamento. Até o final do ano esse Plano precisa estar prontinho.

PARQUES E JARDINS

Para cuidar das praças, parques, jardins públicos, a prefeita Elisa também pretende criar uma superintendência ou diretoria específica na Semam. Além de plantio de mudas para embelezar a cidade, Elisa quer priorizar a manutenção em caráter permanente, como acontece em todos os países desenvolvidos. E mais: pretende criar uma escola para educação ambiental não apenas para crianças, mas também para adultos. Seria interessante passar por essa escola aqueles contribuintes que vierem a ser autuados por supressão indevida de árvores ou crime ambiental. Seria uma espécie de reciclagem, para aprender a dar valor ao meio ambiente, como acontece com quem perde a carteira de habilitação por infrações no trânsito.

ME CALHAMBEQUE, BI-BI!!

Em que pese a determinação da prefeita Elisa em ampliar as áreas de atuação do Hospital Regional, a situação é mais complicada do que se pensa. No dia 18 de agosto, por exemplo, Elisa anunciou nas suas redes sociais ter conseguido recursos federais  para a compra de equipamentos de hemodinâmica para o HR. No entanto, em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o diretor Murilo Rocha explicou que a situação é um pouco mais complicada. O hospital tem espaço físico para abrigar os equipamentos. Mas faltam equipes especializadas em cateterismo e angioplastia, em especial cardiologistas e cirurgiões. Mais complicado ainda é conseguir a habilitação do HR para alta complexidade, área que hoje é exclusiva do Hospital de Clínicas. Traduzindo em miúdos, é como se tivéssemos recursos para comprar um carro, mas não tivéssemos nem idade, nem carteira de habilitação.

OUTRAS URGÊNCIAS

Na avaliação do diretor Murilo Rocha, o ideal seria assegurar recursos para completar a estrutura das 5 salas de cirurgia do Hospital Regional. Hoje apenas 4 estão totalmente equipadas e aptas para uso. Outras cinco ainda demandam equipamentos, como foco, mesa cirúrgica etc. Esse investimento, segundo Rocha, gira em torno de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões, no máximo.

VACINAÇÃO 

Interrupção da vacinação nos finais de semana tem explicaçã segundo a coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur, o volume de doses para primeira aplicação está muito baixo. 

DIA D

Comissão Parlamentar Processante ouve o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, nesta terça-feira, nos desdobramentos das investigações sobre as denúncias de fura-filas para vacinação contra a Covid.

FOGO!

Cemig enfrenta sérios problemas na área rural em direção a Delta e Conceição das Alagoas devido a incêndios que ocorrem desde a semana passada. Os focos de queimadas têm causado danos à rede elétrica, com queima de estruturas que sustentam os cabos e outros equipamentos necessários à continuidade do fornecimento de energia. A situação está de tal forma grave que a Cemig montou uma força-tarefa envolvendo cerca de 200 pessoas, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, além de 26 veículos apenas na nossa região.

DANOS

Os piques de energia elétrica causam danos aos equipamentos elétricos de modo geral, e têm sido apontados como culpados pelos problemas no abastecimento de água em vários pontos da cidade. Na ETA, no bairro Boa Vista, e na captação no rio Uberaba foram as mais atingidas, a ponto de prejudicar a distribuição de água para as regiões sudeste e noroeste.

ASAS ABERTAS

Diretores da Azul Linhas Áreas expõem a empresários e lideranças classistas os projetos para dinamizar as opções de voos da companhia para Uberaba. Evento está programado para as 18h, no anfiteatro da Fiemg. Na quarta-feira cedo o pessoal da Azul se reúne com os representantes das agências de viagem. Tomara que agora a Azul “firme o passo” em nossa cidade, dando ao viajante a necessária segurança de que vai comprar a passagem por um preço justo e garantia de viagem. Vale destacar que muitas vezes fica mais caro prestigiar os voos que partem do aeroporto de Uberaba do que das cidades vizinhas. Sem contar o histórico de voos que são descontinuados de uma hora para outra...

HORA CERTA

Acredite se quiser: o estacionamento anexo ao aeroporto de Uberaba só abre às 8h. Há relatos e mais relatos de pessoas que quase perderam voo das 6h porque foram surpreendidos com estacionamento fechado e não tinham onde deixar o veículo. 

MAIS UM CAPÍTULO

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, vai a BH nesta quarta-feira para reunião no INDI. Na pauta, mais uma rodada de discussões sobre a interminável novela do gasoduto. 

ENXUGANDO O GELO

Balanço das operações desencadeadas pelo 67º Batalhão de Polícia Militar mostra que o número de prisões efetuadas no primeiro semestre de 2021 superaram o dobro das realizadas no ano passado. Idem as operações contra o tráfico de drogas, cujos bons resultados foram detalhados pelo comandante Michel Abrão em entrevista ao programa O Pingo do Jota. Porém, ficou a impressão de que a Polícia “enxuga gelo”, na medida que prende o cidadão várias vezes, mas logo ele consegue voltar às ruas para praticar novos delitos. 

MUDANÇA JÁ

Aliás, o comandante do 67º BPM defende modificação urgente nas leis penais e processuais penais para proteger a sociedade. As leis atuais deixam muitas brechas para soltura dos “meliantes”, sobretudo aqueles que praticam furtos.  

PERIGO!!!

Interdição parcial de uma das pistas da avenida Francisco Podboy para obras da Codau levou perigo ao trânsito no local. Segundo reclamações de usuários da via no Distrito Industrial 1, um dos trechos da via foi interditado sem a devida sinalização, obrigando os veículos a compartilhar a pista em mão e contramão simultâneas. Caminhões, carros, motos misturados num ir e vir arriscado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por