ALTERNATIVA

Bares e restaurantes querem mais flexibilização para o setor

Lídia Prata
Publicado em 09/09/2021 às 06:49Atualizado em 19/12/2022 às 02:06
Compartilhar

SEM CONFUSÃO

Apesar do tom beligerante do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, as manifestações de apoio ao governo foram pacíficas e ordeiras por todo o Brasil neste 7 de setembro. Uberaba não fugiu à regra e levou para as avenidas centenas de pessoas vestidas de verde e amarelo, empunhando a bandeira do Brasil. Motos, carros e caminhões se misturaram na manifestação pró-Bolsonaro, sem registrar uma única ocorrência policial, nenhum confronto, nenhum episódio de desacato ou violência. Segundo cálculos do subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Santos, a manifestação reuniu cerca de mil pessoas, 500 motos, 50 caminhões e mil automóveis em Uberaba. 

HORA DE UNIÃO

As reações das lideranças políticas brasileiras aos discursos de Bolsonaro em Brasília e São Paulo foram praticamente unânimes em dizer que o Presidente perdeu uma grande oportunidade de se firmar como estadista, anunciando medidas para a retomada do crescimento econômico, neste emblemático 7 de Setembro. Bolsonaro poderia ter dado o grito da independência do Poder Executivo, mas com a responsabilidade que o cargo exige.  Ao contrário do esperado, Bolsonaro voltou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, apequenando seu discurso e sua capacidade de mobilização popular. Uma pena! Bolsonaro tinha a faca e o queijo na mão e, de quebra, uma saborosa goiabada. Mas jogou fora o “Romeu e Julieta” ao discursar com o “fígado”, em vez de usar a razão. O fígado nunca foi bom conselheiro...

BRAVATAS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, elevou o tom após o discurso de Bolsonaro e ressaltou a importância da preservação da democracia no Brasil. Voltou a insistir na necessidade de diálogo entre os poderes, para a solução dos verdadeiros problemas do país. O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, seguiu a mesma trilha e defendeu a "pacificação" entre os poderes. Lira criticou as  "bravatas em redes sociais", de inegáveis prejuízos à economia brasileira e  à imagem do Brasil no exterior. Lira deixou claro que o país não conseguirá superar a crise socioeconômica sem união e solidariedade. Difícil vai ser convencer Bolsonaro e o STF a se unirem pelo Brasil, diante da beligerância que se tem visto ultimamente entre as partes.

IMPEACHMENT?

Depois dos discursos de Bolsonaro no dia da Independência, um provável impeachment do Presidente voltou à baila. Todavia, é bom que se diga que a prerrogativa de dar início a um eventual processo de impeachment do Presidente da República cabe exclusivamente ao presidente da Câmara dos Deputados. Pelo menos por enquanto o deputado Arthur Lira não dá sinais de que poderá aceitar algum dos mais de 100 pedidos já protocolados na Casa. 

MUITO CEDO

Para o deputado federal Aelton Freitas, ainda é muito cedo para falar em impeachment do presidente Bolsonaro. opinião que é compartilhada pelo deputado Franco Cartafina. Para Franco, “a princípio, teria ainda muita água para rolar”.  Aelton, no entanto, admite que “os discursos do Presidente estão levando a uma polarização desnecessária. E acaba sendo prejudicial, principalmente para a  economia do país, que pelo menos no Agro está indo bem. E isso nos preocupa muito”.  Indagado sobre  eventual apoio das Forças Armadas num possível golpe de Estado, Aelton foi taxativ “Não acredito nisso. As Forças Armadas são guardiãs do Estado. Não do Presidente da República”.

MAIS UM POUCO

Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes enviou ofício à prefeita Elisa reivindicando maior flexibilização para o setor, agora que a pandemia dá sinais de arrefecimento. No documento, o presidente Fred Masson destaca a necessidade de ampliar o horário de funcionamento do setor, hoje limitado às 23h em dias de semana e até 1h nos finais de semana. Ele pondera que as empresas continuam amargando prejuízo com essa jornada reduzida, destacando que o comércio e a indústria já voltaram ao horário normal há mais tempo. Por isso, o setor defende que o horário de funcionamento seja ampliado até 1h, de domingo a quarta-feira, e de quinta a sábado, até às 3h da madrugada.

MAIS GENTE

O Sinhores também busca a ampliação do número de clientes por mesa nos bares e restaurantes. Na última revisão do decreto 674, publicada na sexta-feira, esse número já saltou de 4 para 6 pessoas. Mas a pedida é chegar a 8 pessoas por mesa. Um dos argumentos é a dificuldade para os bares controlarem o consumo, diante da chamada “dança das cadeiras”, que leva o cliente de uma mesa para outra devido à separação imposta aos amigos que vão em grupos tomar uma cervejinha.

PESO NO BOLSO

Outro ponto para o qual o Sinhores busca flexibilização refere-se à proibição de objetos, como galheteiros, forros de mesa e porta-guardanapos nas mesas. Os empresários do setor ressaltam que já caiu por terra a crença de que esses objetos poderiam transmitir a Covid, se estivessem contaminados. Além disso, eles alegam que a obrigatoriedade de disponibilizar objetos descartáveis tem onerado as empresas, porque são mais caros do que os similares tradicionalmente usados nos barzinhos e restaurantes. A pauta do Sinhores inclui ainda o pedido de revisão para a obrigatoriedade da proteção acrílica separando os músicos dos clientes.  

E ELES???

Pensou que acabou? Que nada: o Sinhores volta a insistir na liberação dos eventos com bilheteria, uma vez que os produtores de festas e shows pagos estão parados até hoje, integrando o único setor da economia local que continua proibido de retomar as suas atividades.

OLHA A HORA

Horário normal de circulação dos ônibus será restabelecido. É o que garante a prefeita Elisa Araújo, revelando que já pediu às concessionárias do transporte coletivo urbano que organizem suas equipes para voltar a atender aos usuários no horário antigo. Com a nova flexibilização do Decreto 674, o decreto da Covid, muita gente voltou a trabalhar até mais tarde, mas encontra dificuldade na volta para casa porque os ônibus continuam parando mais cedo. 

NA BERLINDA

Vereador Luizinho Kanecão aproveitou a sessão da Câmara na segunda-feira para desabafar. Queixou-se do descaso do secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, com o qual havia marcado uma reunião com duas semanas de antecedência. Chegando à Seplan no dia e horário determinados pelo secretário, ele não foi recebido. A secretária alegou que Carlos Delfino havia saído, sem hora certa para retornar ao trabalho. Xiiiii…

SOLTANDO OS CACHORROS

Já a vereadora Alessandra Piagem, do Abrigo dos Anjos, postou vídeo nas redes sociais “soltando os cachorros” esta semana. Respondendo a eleitores que supostamente a criticaram e alegaram arrependimento pelo voto dado a ela, Alessandra disse que está cansada das cobranças. Reclamou que os requerimentos por ela apresentados não têm sido atendidos, citando o pedido para compra de EPIs para o pessoal da Zoonoses, reforço da Guarda Municipal nas ações da Fiscalização contra maus tratos a animais, dentre outros. “Não estou contra a Elisa não. Sei que a política é devagar. Mas aqui não está nem andando” - arrematou.

CASA SHOPPING

A convite de Simone Cartafina e Thaís Cury fui conhecer a Casa Shopping nesta quarta-feira e fiquei de queixo caído com o que vi. A mostra de decoração ocupa mais de mil metros quadrados no Praça Uberaba Shopping, com espaços criados por profissionais de Uberaba, exclusivamente. Cada ambiente mais interessante que o outro. Ouso citar o Loft, criado por Gláucia Cadima, um dos pontos altos da mostra. Amei também a criativa  brinquedoteca idealizada por Elaine Furtado e Luiz Mário Molinar para crianças autistas. A brinquedoteca tem teto repleto de bolinhas coloridas, uma parede de cordões trabalhados  e enfeites criados por Adauto, artista plástico que usa páginas de revista para criar réplicas de animais. Ficou um charme! E o  lavabo assinado por Fabiana Miranzi? É outro espaço deslumbrante, com seu trabalho em pedras e madeira. Um luxo!  Aliás, é impossível  escolher o ambiente mais interessante, porque está tudo maravilhoso. Uma mostra à altura do talento dos nossos profissionais do design de interiores e arquitetura. A Casa Shopping abre suas portas à visitação pública neste dia 10 de setembro. Fica ali até 10 de outubro. Não perca a oportunidade de encher os olhos com tanta beleza e tantas ideias geniais para quem tem bom gosto. 

JM PRESENTE

JM Magazine está presente na Casa Shopping, no espaço Instagramável. O projeto é uma criação da arquiteta Gabriela Ferreira em parceria com a  designer de interiores Camila Botelho, e fica logo na entrada da mostra. Trata-se de uma instalação à base de fibras coloridas, convidando os visitantes para o registro das fotos no instagram, concorrendo a prêmios todas as semanas, até o final da Casa Shopping. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por