ALTERNATIVA

Marão poderá ceder vaga de deputado federal para Marcos Montes em 2022

Lídia Prata
Publicado em 02/08/2021 às 20:41Atualizado em 18/12/2022 às 15:15
Compartilhar

ESTACA ZERO

Novo Plano Diretor do município ainda não avançou. Presidente do Legislativo, Ismar Marão, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta segunda-feira, lamentou a demora na revisão do projeto pelo Executivo e defendeu que temas urgentes sejam decotados para agilizar algumas soluções, via votação pela Câmara. Ismar Marão citou o fato das empresas que não conseguem alvará de localização, porque foram instaladas em áreas que dependem ainda de normatização para contemplar a atividade que desenvolvem.Nesse caso, segundo o presidente da Câmara, estão dezenas de empresas, muitas delas enfrentando dificuldades com documentação em outras esferas exclusivamente por conta desse entrave burocrático.

“PELO AMOR DE DEUS”

Ainda de acordo com o presidente Ismar Marão, ele já pediu até “pelo amor de Deus” para a Prefeitura acelerar esse projeto do Plano Diretor, já que o novo governo não quer manter as propostas apresentadas pelo governo passado. Vale destacar que no ano passado o governo Paulo Piau chegou a apresentar o projeto do novo Plano Diretor, depois de exaustiva sequência de discussões com os mais diversos setores da comunidade e com os legisladores à época. Com a mudança de governo, a prefeita Elisa houve por bem pedir uma revisão completa  do projeto, mas, passados sete meses, ainda não foi apresentado um novo projeto. 

COMISSÃO

Ismar Marão conta que já se reuniu por diversas vezes com o secretário Rui Ramos em busca de agilização, mas sem sucesso até o momento.  Por enquanto, só houve um pedido da prefeita Elisa para que a Câmara indicasse 5 vereadores para participar da comissão encarregada da revisão do projeto do Plano Diretor. Neste caso, os indicados foram os vereadores Celso Neto, Rochelle Bazaga, Marcos Jammal, Samuel Pereira e Almir Silva. 

AOS COSTUMES

Por outro lado, o superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Luiz Mário Molinar Neto, alega que está sendo realizada “a revisão da revisão” do Plano Diretor, que não foi aprovada pela Câmara no ano passado. Segundo Molinar, desde o início do ano os técnicos da Secretaria de Planejamento estão fazendo uma reanálise do que foi feito nos projetos que compõem a peça:  Plano Diretor, Lei de Parcelamento do Solo, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Lei do Perímetro. Semanalmente são realizadas reuniões internas para alinhamento dessas questões. 

VAI DEMORAR

No entanto, a julgar pelas informações de Luiz Mário Molinar Neto, tão cedo esse projeto do Plano Diretor não será enviado à Câmara. Ele conta, por exemplo, que foi elaborado um Termo de Referência para a contratação de empresa com comprovada capacitação técnica, através de licitação, com o objetivo de realizar preliminarmente um levantamento do panorama atual do Município. A ideia é formar uma Comissão Mista, com técnicos da Seplan e representantes da Câmara, para ser a gestora do contrato com a empresa que vier a ganhar a licitação, assim como para acompanhar o estudo sobre os procedimentos necessários para a revisão do Plano Diretor. 

ESTACA ZERO

Nesse ano perdido por conta de pandemia, ou escorado na Covid, outras pendências vão se arrastando no Poder Público. Estão totalmente paradas as tratativas entre o Estado e o governo municipal para municipalização das escolas de 1º ao 5º ano, que são a EE Dom Eduardo, EE Brasil, EE Fidélis Reis e EE Miguel Laterza. De acordo com informações da Secretaria municipal de Educação, no momento o foco da Semed é a volta às aulas presenciais, marcada para amanhã. 

PROPOSTA

Questionada sobre o assunto, a Secretaria municipal de Educação, em nota, pontuou o seguinte: “A proposta do Estado com a municipalização é construir dois imóveis para o município e entregar na totalidade, as quatro escolas exclusivas, o que inclui o prédio e mobiliário. O processo de municipalização ainda não terminou, pois estão previstas novas rodadas de conversa com a comunidade. Além disso, o fechamento da parceria passará pela aprovação do Legislativo Municipal.” 

PARA PENSAR

Embora paralisadas, essas negociações envolvendo as quatro escolas estaduais não incluem a EE Castelo Branco. Nem no governo passado o destino dessa escola icônica do bairro Estados Unidos entrou na pauta de discussões com o Estado. Veja como são as coisas. Enquanto o município corre atrás de recursos federais para construir prédios escolares nos novos bairros de periferia erguidos pelo Minha Casa Minha Vida, escolas estaduais centrais estão praticamente às moscas. Em prédios emblemáticos de escolas conceituadas em passado recente, como o Castelo Branco, sobram vagas. Antes, essas vagas eram objeto de disputas acirradas, não raro decididas com interferência política…

SERÁ?

Voltando à entrevista do presidente Ismar Marão ao Pingo do Jota desta segunda-feira, ele revelou que poderá não disputar a eleição para deputado federal no ano que vem. Sabe por quê? Ao que tudo indica, por decisão partidária, o ex-prefeito Marcos Montes poderá voltar a disputar a eleição para a Câmara Federal, mesmo não sendo esta sua intenção.  Por outro lado, Marão garantiu que este será seu último mandato como vereador. Se irá buscar a cadeira de prefeito, em 2024, só o tempo dirá. Por enquanto ele diz que o Executivo não está nos seus planos.

CADÊ AS VACINAS???

Prefeitos do Triângulo estão na bronca com o governador Romeu Zema. No sábado, o prefeito Odelmo Leão reclamou dos critérios do Estado para mandar mais vacinas para Juiz de Fora do que para Uberlândia, onde nas últimas 24 horas foram registrados quase 400 novos casos de Covid. Nesta segunda, a prefeita  Elisa, que também é presidente do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), encaminhou ofício ao governador Zema, e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti,  pedindo o envio de mais doses para a região, em caráter de urgência. Elisa frisa, no ofício, que os dados usados pelo Estado para o envio de doses estão “furados”. Ela frisa que segundo o IBGE, em 2019, a população estimada do Triângulo Sul era de 781.954 habitantes, mas os dados utilizados para encaminhamento das vacinas aos municípios são da estimativa do IBGE de 2012, conforme relatório da Secretaria de Estado de Saúde. Socorro! Sete anos de defasagem!!!

ATUALIZE JÁ!

No ofício encaminhado ao governador Zema, Elisa também ressalta que a população dos 27 municípios do Triângulo Sul está devidamente cadastrada no E-SUS e que com o cenário epidemiológico, com aumento de casos positivos e óbitos, a região se encontra na onda vermelha, enquanto as demais regiões do Estado já estão na onda verde. 

PARABÉNS PRA VOCÊ!

Não teve bolo e guaraná, mas certamente os permissionários ganharam um belo presente: a prefeita Elisa esteve no Mercado Municipal nesta segunda-feira, para as comemorações do aniversário daquele que é um dos pontos emblemáticos da paisagem urbana e da história de Uberaba. Passou de banca em banca e ouviu os permissionários e consumidores que estavam por lá. 

HAJA FÔLEGO!

Serão 45 horas de transmissão ao vivo, com seis equipes de reportagem distribuídas pelo Brasil e um conteúdo produzido pelos maiores especialistas em Zebu do país: vem aí mais uma ExpoGenética.  “Pensamos numa programação que incluísse todas as pessoas empenhadas no desenvolvimento genético zebuíno, que é encabeçado pela ABCZ com tanto êxito”, explica o presidente, Rivaldo Machado Borges Júnior, sobre esse projeto de fôlego programado para a maior feira técnica na ABCZ TV.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por