ALTERNATIVA

Aeroporto em Olímpia pode acabar com o projeto Intervales, em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 27/06/2021 às 07:48Atualizado em 18/12/2022 às 14:58
Compartilhar

OLHA O PREJU

Se Uberaba não acelerar o passo, poderá perder a oportunidade de ter um aeroporto internacional. Conhecida por seus parques aquáticos e resorts, Olímpia (SP) entrou na briga para conseguir um aeroporto de grande porte, com voos internacionais. No interior de São Paulo, apenas Campinas tem um aeroporto internacional, o Viracopos. Mas, de acordo com a Prefeitura de Olímpia, o município recebeu autorização para construir um aeroporto regional. A outorga foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 deste mês. Pelo documento, Olímpia tem concessão de 35 anos para a implantação e exploração do aeroporto. O projeto conta com uma pista de 2250 metros de comprimento por 45 metros de largura, o que abre a possibilidade para pouso e decolagem de aviões de grande porte e até voos internacionais. A área destinada ao aeroporto tem 200 hectares e fica a 20 km do centro urbano e a 45 km de Barretos, famosa por suas festas country e pelo tratamento de pacientes com câncer. A estimativa é de que os investimentos iniciais sejam de R$ 100 milhões, aproximadamente. 

E O INTERVALES?

Em que pese a turbulência causada pela pandemia, nada impede que Uberaba corra atrás do aeroporto internacional de cargas e passageiros. O projeto, segundo consta, foi entregue pelo ex-prefeito Paulo Piau à prefeita Elisa, na famosa “pasta azul” poucas horas antes da posse oficial. De lá pra cá não se falou mais no assunto. Quem não sabe esta não é a hora de retomar as tratativas para viabilização desse projeto?

INTERESSE EXTERNO

De acordo com as  informações publicadas desde 2018 pelo Jornal da Manhã, o aeroporto internacional de cargas e passageiros tinha dois grupos  trabalhando no desenvolvimento do projeto e um terceiro interessado em assumi-lo. O mais avançado seria um grupo de investimentos dos Emirados Árabes, interessado não apenas na implantação, como também na operação e manutenção do empreendimento. No ano passado, com o impacto da pandemia, esse grupo pediu mais 12 meses de prazo para a conclusão do projeto, e adiantou, na época, a intenção de desenvolver um novo design e incorporar novas tecnologias, além da energia solar. O problema é que de lá pra cá o município não tocou mais nesse assunto. E aí fica a dúvida: o Intervales foi abandonado?

DE NOVO

João Batista Pais, Gilberto Lemos de Oliveira e Maria Madalena dos Santos recorreram ao Judiciário pedindo que o Município seja obrigado a transferi-los para hospital de imediato. Os três ingressaram com ação de obrigação de fazer, alegando que estão internados nas UPAs à espera de leitos hospitalares e correm risco de morte. O primeiro sofreu um infarto, o segundo foi vítima de um acidente vascular cerebral e a terceira, angina. Onde conseguir os leitos para tantos pacientes nas mesmas condições: esta é a questão.

NOVA GESTÃO

A propósito, o Porta Voz de sexta-feira publicou a nomeação de Irálio Fedrigo para assumir a coordenação do Complexo Regulador Municipal. Servidor de carreira, com experiência nessa área, Irálio é uma das referências na Saúde em Uberaba. Certamente a regulação de leitos hospitalares agora terá no comando quem entende do assunto.

REVISÃO GERAL

Embora liberados pelo decreto 674, nem todos os parques infantis recreativos reabriram neste sábado. Lá no Parque das Barrigudas, por exemplo, a Codau já avisou que vai passar os brinquedos por uma revisão geral antes de liberá-los para a garotada, por medida de segurança. Provavelmente no próximo fim de semana já estejam disponíveis.

MAIS TEMPO

Lojas e praça de alimentação do Shopping Uberaba vão manter o esquema de funcionamento até o dia 30, mas os restaurantes do Boulevard Gourmet passam a fechar às 21h a partir de hoje. O cinema, por sua vez, reabrirá na quinta-feira com estreias, já que a indústria cinematográfica norte-americana já retomou suas produções. A escolha dos filmes para essa nova temporada está sendo feita “a dedo”, segundo o superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela.

OLHA O PAGODE AÍ, GENTE!

Bastou o governo municipal flexibilizar as normas de contingenciamento da pandemia que o pessoal já abusou. As festas vararam a madrugada, com pagode rolando solto, em alto e bom som. Socorro!   

UM PASSO ATRÁS

A propósito, a flexibilização mais elástica do decreto 674 dividiu opiniões. Se agradou a empresários de diversos setores, especialmente de eventos, desagradou aqueles que acham muito cedo para tanta liberação. Infectologista ouvido pela coluna, por exemplo, viu com reservas as medidas adotadas, argumentando que as altas taxas de transmissão da Covid (1,17) e de ocupação de leitos hospitalares ainda não permitem flexibilizações tão amplas. Por cautela, o ideal seria afrouxar as medidas aos poucos, para não ter de dar um passo atrás daqui a uma semana ou 15 dias.

MAIS UM

O ex-deputado estadual Felipe Atiê, de Uberlândia, é o novo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Uberaba, por sua vez, ainda não emplacou ninguém no primeiro escalão do governo Zema. Nenhum convidado, nem para secretarias inexpressivas…

DJ Alok é o novo parceiro do Grupo Petrópolis. Veja o video em que ele anuncia a novidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por