ALTERNATIVA

Consulta extraoficial aponta rejeição à instalação de comissão processante

Lídia Prata
Publicado em 15/06/2021 às 21:05Atualizado em 18/12/2022 às 14:42
Compartilhar

A poucos minutos do início da sessão legislativa para a leitura do esperado relatório da Comissão Especial de Investigação das Vacinas, as especulações não param. Há quem garanta que a reunião realizada à noite passada entre a prefeita Elisa e os vereadores teve como pauta principal justamente o destino do relatório da CEI, e não apenas a formatação do novo PPA, o projeto do Plano Plurianual. Pelo menos 13 vereadores, inclusive o presidente da Câmara, Ismar Marão, teriam saído de lá satisfeitos plenamente com o rumo das tratativas, sinalizando pela rejeição da instalação da CPI das Vacinas. 

MATEMÁTICA PURA

De acordo com o regimento interno da Câmara, são necessários dois terços dos votos dos vereadores para instalar uma Comissão Processante. É aí que entra a matemática. A prefeita já teria assegurado 13 votos contrários, inclusive do presidente Ismar Marão. Dois vereadores ainda estariam indecisos. No bloco dos favoráveis estariam apenas os três integrantes da CEI (Jammal, Luizinho Kanecão e Professor Wander), mais a vereadora Denise Max e o vereador China. A conferir.

NA GUILHOTINA

Já dizia meu inesquecível pai: “o melhor lado da política é o da asa da xícara”. Estou a cada dia mais convencida de que este é um sábio conselho. Senão vejamos: nos bastidores comenta-se que o cargo de secretário da Saúde poderá salvar o mandato da prefeita.

PAPO FURADO

Quando for lido o relatório da CEI, preste atenção ao conteúdo do depoimento da controladora do município, Poliana Helena. Consta que ela teria dito à Comissão que até aquela data (abril) não havia aberto nenhum procedimento administrativo para apurar denúncias de irregularidades no processo de vacinação em Uberaba. Ao programa O Pingo do Jota, porém, ela garantiu que os trabalhos começaram em fevereiro e chegaram a três incongruências, imediatamente comunicadas ao Ministério Público.

SABIA MESMO?

Outro depoimento que merece atenção é o da Ana Paula Faquinelli. Segundo consta, ela teria revelado diversas irregularidades no processo de vacinação e garantido ter alertado a prefeita e o secretário de Saúde sobre o que estava acontecendo, mas que nenhuma providência teria sido tomada.

VISITA INUSITADA

Principal articulador político do governo nas últimas semanas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, foi visto entrando no escritório político do presidente da CEI, Marcos Jammal, na manhã desta quarta-feira. 

ENFIM, A LUZ!!!

Fornecimento de energia elétrica será restabelecido no Praça Uberaba Shopping será restabelecido às 17h desta quarta-feira. É o que garante o ex-deputado Antônio Lerin, lojista do mall, ressaltando que o apoio pessoal da prefeita Elisa foi fundamental para o acordo firmado entre o shopping e a Cemig. A prefeita ligou para o governador Romeu Zema e pediu ajuda dele para resolver o impasse e foi atendida. Pelo que apurou esta coluna, o Praça terá de quitar 10% do débito com a Cemig nesta quarta-feira e manter em dia o pagamento das 60 parcelas futuras. 

RELATÓRIO DA CEI

Com duas horas de antecedência de seu horário de início normal, a sessão da Câmara nesta quarta-feira deve bater todos os recordes de audiência na transmissão pelo Youtube. O relator da CEI das Vacinas, vereador Professor Wander, vai fazer a leitura do relatório, que contém 306 páginas. No entanto, muitas delas contêm gráficos, tabelas, ilustrações que não serão lidos. Além disso, os nomes dos supostos fura-filas não serão lidos na sessão pública, para evitar exposição das pessoas e eventuais processos por danos morais futuramente. Isso vai valer, também, para os veículos de imprensa, que estão igualmente sujeitos às penalidades legais pela exposição pública dos nomes das pessoas que supostamente tomaram a vacina em desacordo com as normas do Ministério da Saúde.

FAVA CONTADA

A julgar pelos comentários fortíssimos de bastidores, o relatório da CEI deverá responsabilizar tanto a prefeita, quanto o secretário municipal de Saúde pelas incongruências no esquema de vacinação contra a Covid em Uberaba. Definitivamente, não acredito em má fé de nenhum dos dois, pelo que conheço do caráter e idoneidade moral de ambos. Se erraram, certamente o foi pela inexperiência na gestão pública.

INCÓGNITA

Qual o destino da CEI da Vacina? Vai ser transformada em Comissão Processante? Tudo pode acontecer hoje. O resultado da votação ainda é uma incógnita. Façam suas apostas!

FRAGILIDADE EXTREMA

Por outro lado, é altamente preocupante a informação passada pelo presidente da CEI, vereador Marcos Jammal, na entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira. Ele disse que procurou o secretário Sétimo Bóscolo Neto pedindo maior segurança para a Central onde são armazenadas as doses das vacinas entregues pelo Estado ao Município, Em que pese chegarem aqui sob escolta policial, a Central de Vacinas não conta sequer com câmeras de monitoramento, ou segurança armada, para evitar possíveis furtos.

O OUTRO LADO

Segundo o secretário Sétimo Bóscolo Neto, o prédio da Central de Vacinas é vigiado por dois guardas municipais na sua área externa e um vigia interno, para garantir o funcionamento da câmara fria.

ACOOOOOORDA, MENINO!

Ainda na entrevista à Rádio JM, Jammal foi direto e reto em relação ás declarações dadas na véspera pelo líder do governo na Câmara. Segundo ele, o vereador Caio Godoy “está se fazendo de bobo”  ao alegar que não teve conhecimento dos fatos levantados pela CEI das Vacinas. Explicou que todos os depoimentos foram tomados no Anexo do Legislativo e por várias vezes o vereador Caio Godoy passou por lá,mas não quis entrar. Além disso, todos os depoentes foram convocados através da Secretaria de Governo, à qual o líder poderia ter recorrido para tomar conhecimento de quem seria ouvido. E mais: todos os depoentes levaram cópia de suas declarações à CEI e seria fácil saber deles próprios o que disseram. Foi ainda mais longe, dizendo que a CEI oportunizou à administração municipal destacar um procurador para acompanhar os convocados para prestar depoimento e não o fez. “Se o líder não lidera nada, é problema dele com a prefeita.” Xiiiiiii.....

FOI CANETADA?

Chefe do departamento de Posturas do município confirmou que uma choperia da cidade foi mesmo autuada na noite de sexta para sábado, mas, depois de ponderações feitas pelo proprietário, a interdição do estabelecimento não se consumou. Essa informação foi publicada nesta coluna, na edição de ontem. Clientes da choperia, segundo Renê Inácio, partiram para a ignorância e agrediram os policiais com socos e tapas, sendo conduzidos à Delegacia. Mas, o que ainda desafia uma resposta mais contundente é o fato de ter sido liberado o funcionamento da choperia que, nitidamente, infringiu as regras do decreto do Covid. Isso porque outros bares foram punidos por funcionar além do horário, mas os respectivos proprietários não figuram como assessores parlamentares de deputados ou vereadores…

ATÉ TU????

Ainda de acordo com Renê Inácio, na semana passada até mesmo num bar de propriedade de uma liderança no setor foram constatadas irregularidades. Aí fica difícil… 

DE OLHO

Fiscalização nos supermercados, atacarejos e agências bancárias de Uberaba está sendo intensificada desde o começo da semana. Nesta terça-feira, as filas na agência centro do Banco do Brasil passou pelo crivo da fiscalização, justamente para evitar aglomeração. Segundo comandante da Guarda Municipal, Marcelo Neves, o trabalho será mais rigoroso aos sábados, por volta do horário de almoço, nos supermercados da cidade. E alerta: disciplinar as filas de consumidores na área externa é responsabilidade do proprietário do estabelecimento.

RONDA PREVENTIVA

Nem só de denúncias está vivendo a Guarda Municipal nessas ações de fiscalização às medidas contra a pandemia. Segundo comandante Marcelo Neves, as rondas preventivas estão sendo igualmente intensificadas, inclusive nas ruas, para evitar que as pessoas transitem sem uso de máscaras, por exemplo. 

OBSERVAÇÃO

Alô donos de barzinhos e restaurantes: não há tolerância de horário para encerramento das atividades no estabelecimento. De domingo a quinta, até 20h. Sexta e sábado, até 23h. Por isso, o comandante da GM sugere que os empresários do setor orientem seus funcionários a apresentar a conta de consumo aos clientes antes do horário limite, para evitar problemas. Esse costume dos consumidores de pedir “saideira” terá de ser antecipado daqui pra frente.

QUE MARAVILHA!

Material destinado à construção do Memorial dos 200 anos de Uberaba continua empilhado no canteiro central de rotatória da Univerdecidade há mais de seis meses, sob risco de furto e perecimento. É uma pena. Projeto do arquiteto Marcondes Nunes Freitas é simplesmente um show! Prevê um espelho d´água (alusivo ao nome de Uberaba, águas claras e cristalinas), uma espécie de oca (uma vez que o nome da cidade tem origem indígena) com revestimento em pedra tapiocanga (típica da região) e monólito de aço inox polido. Veja as imagens para conferir que projeto bacana é este!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por