ALTERNATIVA

Vacinação por idade pode ser retomada nesta semana em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/06/2021 às 06:12Atualizado em 18/12/2022 às 13:52
Compartilhar

Vacinação por faixa etária deve ser retomada ainda esta semana, ou no mais tardar na próxima. É o que garante o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto. Segundo ele, com a chegada de novos lotes de vacinas, será possível acelerar o processo de imunização da população. Com isso, a ideia é vacinar uma faixa etária por dia, ou seja, um dia exclusivo para pessoas com 59 anos, outro dia exclusivo para pessoas com 58 e assim sucessivamente.

TROCA TROCA

Vai começar nesta segunda-feira o esquema de remanejamento de pacientes Covid internados no Hospital Mário Palmério para o Hospital Regional. Estratégia objetiva abrir leitos para pacientes não-Covid que ainda aguardam transferência em leitos das UPAs, conforme esta coluna noticiou na sexta-feira, quando havia 15 pacientes na UPA Mirante e 11 na UPA São Benedito nessa fila.

SEM DATA

Por outro lado, não há a menor perspectiva de retomada das cirurgias eletivas em Uberaba, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto. O quadro da Covid em Uberaba continua aflitivo, embora o número de óbitos esteja em queda há uma semana. O maior problema é que quando as cirurgias forem retomadas, certamente será necessário reavaliar a condição de saúde de cada paciente, e talvez até pensar em mutirões de cirurgias por especialidade para tentar colocar a fila em dia.

ATÉ HOJE

Acredite, se quiser: até hoje a Prefeitura não conseguiu desembaraçar a burocracia para contratação de 22 leitos do Hospital Hélio Angotti para pacientes não Covid. Tem mais de 60 dias que esse assunto foi ventilado pelo secretário Sétimo, mas continua “empacado” por conta da documentação. Não é diferente a situação do subsolo da UPA São Benedito. Os leitos estão lá, prontinhos para ser usados, mas empoeirando enquanto esperam a tramitação da papelada.

TREINAMENTO

Em compensação, o secretário Sétimo Bóscolo Neto adianta que o Município está recebendo reforço de médicos recém-formados para seus quadros. Próxima etapa será treiná-los para reforçar as equipes de atendimento a pacientes Covid.

VAI MELHORAR

Queixas e mais queixas de pessoas com síndrome gripal que não conseguiram ser testadas, apesar de estarem com sintomas de gripe, têm chegado constantemente aos ouvidos do secretário de Saúde. Em que pese a necessidade de se observar a janela imunológica para a testagem, Sétimo Bóscolo conta que já reforçou com os gerentes das UBSs a necessidade de acolhimento adequado aos pacientes. Todo paciente que chegar com suspeita de Covid terá de ser orientado a se isolar e retornar com 3 a 7 dias dos sintomas, para fazer o teste. Protocolo para a testagem existe e foi reforçado com o pessoal dos postinhos. Agora é esperar para ver se vai dar certo. Temmais: o secretário lembra que são 25 das 36 UBSs que contam com kits para testes. 

Esta semana, dirigentes da CDL estiveram na Prefeitura pedindo providências para o conflituoso complexo viário da ABCZ. O local desafia solução para o escoamento de veículos com segurança há um bom tempo. No entanto, o Complexo viário do Parque Fernando Costa já tem projeto pronto há muito tempo. Alerta é da engenheira Maria Paula Meneghello, lembrando que no governo Paulo Piau foi contratada a empresa Transzum para fazer um estudo de viabilidade técnica para alterações sugeridas para o trânsito das avenidas Fernando Costa, Marcus Cherém, Tonico dos Santos, João XXIII e Edilson Lamartine Mendes. Esse projeto não foi viabilizado por falta de tempo no governo passado, mas ele existe nas gavetas da Prefeitura, assim como existe um outro projeto para melhorar o trânsito na avenida Marcus Cherém. Portanto, basta que os técnicos da Prefeitura analisem as mudanças propostas e, se for o caso, as coloquem em prática. Não há necessidade de fazer um novo projeto, começando da estaca zero. Simples assim.

CASTIGO?

Acaba de ser transferido para a Fundação Cultural de Uberaba o comissionado nomeado pela prefeita Elisa para cargo na Secretaria de Planejamento e que teria sido alvo de vídeo gravado em festa clandestina.

TIME FEMININO

Servidora de carreira considerada especialista em loteamentos, Simone Florentino Magnino acaba de ser nomeada para o cargo de superintendente de Gestão Urbana.

NOMEAÇÃO

Servidor público e ex-candidato a vereador pelo PT, Alan Damas de Freitas também foi nomeado superintendente de Políticas da Juventude, lotado no gabinete da Prefeita Elisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por